28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

São Paulo – SP - Um sucesso! É isso no mínimo que podemos definir o  Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Mesmo com uma indústria praticamente parada e uma economia cambaleante, o mundo automotivo brasileiro deu mostras de sua pujança, competência e visão de futuro, nesta que é a maior  vitrine do setor em toda a América Latina. Por ser gigantesco, o Salão Paulista já é considerado o 4º maior do mundo, ficando atrás apenas dos de Frankfurt, Paris e  Genebra. Este gigantismo é mostrado também com o glamour que são expostos nos 29 estandes de montadoras  as grandes novidades tanto das nacionais, como das estrangeiras e também das empresas ligadas direta ou indiretamente ao ramo automobilístico.
Desta feita esta 28ª edição trouxe o que a de mais moderno, tecnológico, glamouroso,  sofisticado, belo, funcional, seguro, futurista com os carros conceito e porque não, extremamente luxuoso; a esta que é a marca maior do  Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que é realizado a cada dois anos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.
“O Salão do Automóvel causa uma experiência ao visitante que mexe com os cinco sentidos. Aqui, mais do que ver o carro dos seus sonhos, o visitante se vê nele. O Salão do Automóvel proporciona diversas sensações ao público”, explica Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento.
Neste 2014 o evento se consolidou nos 11 dias de exposição, com mais de 500 veículos expostos, destes, 150 inéditos, entre 41 marcas, inclusive de veículos elétricos, com fábricas no Brasil e no exterior.
Outro grande diferencial desta edição foi os espaços especiais que foram criados na parte externa do pavilhão para a realização de test drive. Estavam lá, a Jeep e a Land Rover com seus circuitos tipo “off road” com direito a obstáculos e tudo mais. A Audi , com direito a dar uma volta na rua com seus incríveis esportivos; a Lexus, a Volkswagen e a Toyota , grandes impressões ao dirigir.
Tinha até quiosque da “Drive For Fun” onde era  possível concorrer a um passeio de Ferrari F355 Berlinetta. Foram 15 sorteios.
Outro destaque que não poderíamos deixar de citar foi o time de exuberantes modelos que ajudavam a transformar cada automóvel exposto numa paisagem ainda mais desejada.
De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, cerca de 750 mil pessoas estiveram presentes no Anhembi para o Salão.
Os grandes lançamentos do Salão
O mais aguardado e mais visitado: Jeep Renegade – O recém criado  grupo FCA, montou o estande da Jeep com sua mais nova sensação; o Renegade que chega ainda no primeiro semestre de 2015 com a inauguração da nova fábrica do grupo em Pernambuco. Ele  vai concorrer no acirrado mercado das Suvs médias como o Ecosport. Ele deverá chegar equipado com o motor 1.8 flex de até 132 cv ou o 2.0 turbodiesel de 170 cv com tração 4×2 ou 4×4 e  três opções de câmbio, manual de cinco marchas ou automático com  seis ou nove marchas.
O segundo mais visitado e que causou a maior surpresa : Renault Oroch – Uma picape totalmente nova, design futurista, baseada no chassi do Duster , com o que há de mais moderno para o “off” e “on road”, modelo inusitado sem data de lançamento (provavelmente segundo semestre de 2015), mas com testes finais para linha de montagem em fase final.
O terceiro ficou com o novíssimo Mercedes AMG GT – Um superesportivo inteiramente desenvolvido  pela Mercedes-AMG, com  motor AMG 4,0 litros V8 biturbo com 510 cv, inteiramente novo, que reforça a performance característica da marca AMG, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 310 km/h.
O quarto  foi o Ford Mustang - Em sua nova geração tipo muscle car, apresentado nas versões cupê e conversível, ambas equipadas com o motor V8 5.0 de 435 cv; chegando entre nós no final de 2015.
O quinto destaque ficou com o Subaru WRX STI – Com seu motorzão Boxer turbo de 2,5 litros com injeção direta (DIT),  305 cavalos e 40 kgfm de torque, desin robusto e tipo de competição; como já falamos, um carrão!
Na sexta posição, o Honda HR-V – Um utilitário para ninguém botar defeito; produzido em Sumaré (SP), tem a mesma plataforma de Fit e City, mas com motorização do Civic,  motor 1.8 flexível de 140 cv e câmbio automático CVT.
E por fim, o conceito Nissan Kicks Concept – Uma evolução do Extrem, conceito mostrado no Salão de 2012, agora criado em colaboração entre os centros de desenvolvimento da Ásia, dos Estados Unidos e com participação do recém-inaugurado centro de desenvolvimento no Rio de Janeiro. Segundo a fabricante, sua  produção terá início  em 2016 na fábrica de Resende (RJ).
Outro ponto que merece destaque foi o de modelos híbridos e elétricos que causaram verdadeiro “frisson” entre os visitantes; todos queriam saber como era para ligar o carro na tomada. Mesmo em um país onde ainda se prioriza o combustível fóssil, na contramão de todas as outras nações, com  barreiras intransponíveis como o  custo dos produtos e a escassez de carregadores (temos apenas 50 no Brasil), as vendas continuarão crescendo no país, segundo o presidente, Ricardo Guggisberg da Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Setor de duas investe em quatro
Mesmo sendo um salão de automóveis,   as motos se fizeram presente; elas estavam lá, sempre em espaços menores, mas que chamavam bastante a atenção.
Estavam lá as esportivas, custom, big trail, motocross e modelos de pista e até para demonstrar a grandeza desta ou daquela  picape ou ainda furgão.
No da  Honda a nova família CB 650, que chega nas versões naked e carenada, a esportiva CBR 600 RR e a RC213V, protótipo do MotoGP igual a que ganhou o título de 2013.
No da Ford, uma Triumph Explorer 1200 se exibia na caçamba de uma Ranger Sport.
Uma Ducati 1199 Panigale figurava  em uma área VIP do estande da Audi e no estande da Romagnolli Eventos,  duas Yamaha R1 preparadas para pista – uma delas com grafismos que imitam a M1 de Jorge Lorenzo -, supermoto e também o motocross, que tem as unidades do português Paulo Alberto, piloto da Honda, e do espanhol Carlos Campano, piloto da Yamaha, ambos disputando o brasileiro de motocross.