Stellantis lidera o mercado no Brasil, Argentina e América do Sul no primeiro semestre
Em junho, a Stellantis contabilizou 64.114 unidades vendidas no Brasil, o equivalente a 37,6% de participação de mercado. Na Argentina, as vendas somaram 10.599 veículos e 29,9% de market share. Como resultado, a empresa alcançou 81.667 unidades vendidas na América do Sul e 27,3% de participação das vendas totais.
No primeiro semestre do ano, que coincide com o primeiro semestre de operações de Stellantis, constituída em janeiro, a empresa somou 319.570 unidades vendidas no Brasil (31,6% de participação de mercado), 54.733 unidades na Argentina (27,7%) e um total de 412 mil veículos (23,6%) na América do Sul.
Fiat lidera mercado com market share de 26,1% em junho
Em junho, a Fiat liderou o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves pelo sexto mês consecutivo, com 26,1% de participação de mercado, no melhor resultado dos últimos 14 anos. A marca também posicionou cinco modelos entre os 10 mais vendidos no mês: a picape Strada, o modelo mais vendido no Brasil, além de Argo, Mobi, Toro e Cronos.
Com este bom desempenho, a Fiat ampliou sua liderança no mercado brasileiro no acumulado do ano. A marca superou a marca de 223 mil unidades vendidas desde janeiro, expandindo sua participação de mercado para 22,1%. Foi a marca que mais cresceu no país, conquistando 7,8 pontos percentuais de participação no período. Este foi também o melhor primeiro semestre da marca desde 2013.
A Fiat também foi a marca mais vendida na América do Sul no mês e no acumulado do ano.
A picape Fiat Strada se consolida como veículo mais vendido do Brasil em 2021, com mais de 61 mil unidades vendidas e 6% de participação nas vendas totais do semestre. A picape também lidera o ranking de veículo mais vendido da América do Sul.
No balanço das vendas no mercado brasileiro, Fiat tem os seguintes destaques:
· Liderança no segmento de picapes com 54,1% de participação no semestre
· Liderança no segmento de hatch pelo 10° mês consecutivo, com recorde de participação de 39,2% em junho
· Fiat fechou o mês pela primeira vez desde 2005 na liderança dos sedãs, com 24,8% de participação no segmento no mês de junho.
Jeep® tem recorde de participação de mercado em junho
Os ótimos resultados de vendas dos Jeep Compass e Renegade colaboraram para a marca superar pela segunda vez consecutiva o seu recorde de participação no mercado brasileiro. Em junho, a Jeep alcançou 8% de participação, o maior percentual de sua história no País. Pela segunda vez, a Jeep se posicionou entre as cinco maiores marcas do mercado. Os dois modelos produzidos nacionalmente fizeram a dobradinha nos primeiros lugares do ranking de SUVs no sexto mês do ano: Renegade em primeiro lugar, com 7.504 unidades, e Compass em segundo, com 6.045.
No acumulado do ano, a Jeep lidera o segmento de SUV, com mais de 73 mil unidades vendidas. A participação da marca é de 23,2% no segmento que cresce continuamente e já supera as vendas de hatch.
Peugeot conquista seu melhor resultado de vendas
A Peugeot segue sua ofensiva no mercado brasileiro e registrou em junho 3.054 unidades comercializadas. No acumulado de janeiro a junho, a Peugeot cresceu 159% em volume de vendas frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 11.969 veículos. Com este resultado, a marca alcançou 1,2% de participação de mercado.
Citroën registra melhor mês de vendas no Brasil
A Citroën realizou no mês de junho o seu melhor resultado de vendas este ano no Brasil, com 2.566 unidades vendidas. Esse volume representou uma participação de mercado de 1,5% no mês. No acumulado de janeiro a junho desse ano a Citroën cresceu 33% em volume de vendas na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 9.160 veículos. Considerando sua atuação nos mercados brasileiro, argentino e chileno, a Citroën também obteve no mês de junho a sua melhor participação desde janeiro de 2018 na América do Sul, com 2%.
Ram acelera crescimento
A Ram comercializou 445 unidades em junho no Brasil, no melhor mês de sua série histórica de vendas. No acumulado do ano são 1.398 veículos vendidos, praticamente o mesmo volume comercializado durante todo o ano de 2020, que fechou com 1.475 unidades. A marca responde por 6,2% das vendas acumuladas no ano entre as marcas premium no país.