147

 
 
Alfa Romeo 147

O Alfa 147, menor modelo da marca, lançada na Itália, no Salão de Turim de 2001, foi lançado oficialmente no Brasil no dia 24 de junho de 2002. O carro é derivado do 156.

    Ele é um compacto, com temperamento esportivo, como convém à marca. O capô, inspirado no modelo 6C 2500 Villa d'este, de 1949, demonstra uma personalidade própria, diferindo do de seus irmãos maiores, o 156 e o 166. O modelo apresentado em São Paulo é um cinco portas, com câmbio robotizado, tipo F1.

 

 

As formas ficam no saudosismo: o novo Alfa tem características bem modernas, começando pelo motor que é um Twinspark, com quatro cilindros, 16 válvulas e dupla ignição, dois litros de 150 cv. Este modelo vem para o Brasil com o já famoso câmbio Selespeed, com comando eletrônico por botões, ao estilo da Fórmula 1. Do 156, o 147 aproveita, além da estrutura, a suspensão, com braço oscilantes duplos na dianteira e McPherson na traseira. O sistema de freios é ABS, naturalmente, com distribuição eletrônica de força entre as rodas traseiras e dianteiras (EBD). Outros sistemas eletrônicos para facilitar a vida dos motoristas são o limitador de deslizamento (ASR), que evita a patinagem nas acelerações, um moderador de torque durante as reduções de marcha (MSR) e um controlador de estabilidade nas #palavra censurada#rvas (VDC).

 

 

Seis airbags são distribuídos pelo carro. Dois estão no painel dianteiro e no volante, dois colocados ao lado dos bancos dianteiros e dois, tipo cortina, para proteção da cabeça em colisões laterais.

    O que não falta no 147 é conforto. O ar condicionado tem controles separados para o motorista e o passageiro da frente, que podem regular a temperatura em suas áreas individualmente. O sistema tem sensores para a radiação solar, sensação térmica experimentada pelos ocupantes e detetor anti-poluição, que fecha a entrada de ar externo quando detecta fumaça de caminhões, por exemplo (aqui, no Brasil, ele estará quase sempre acionado…).

 

 

O painel é completo, como era de se esperar. Além do velocímetro e hodômetro, fornece informações sobre temperatura exterior, avisa quando o motorista ultrapassa uma velocidade pré-estabelecida, tem computador para checar funções vitais do motor e adverte quando alguma lâmpada está queimada.

 

 

O carro já vem com sistema de som, com oito alto-falantes, Bose, com seis canais de som e sub-woofers ativos. Outro equipamento de primeiro mundo é um centro de comunicações, incluindo telefone celular, sistema de navegação via GPS, controles por meio da voz e tela de cristal líquido colorido, o carro é todo digital, realmente fantástico!