Toyota anuncia 3º turno na planta de Sorocaba com a geração de até 850 empregos
A Toyota do Brasil anuncia que sua planta industrial de Sorocaba começará a
produzir em três turnos a partir de janeiro de 2022. A iniciativa tem como
objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para
exportação) e Corolla Cross atendendo à crescente demanda por esses produtos
no Brasil e na América Latina e faz parte da estratégia de crescimento
sustentável da Toyota, além de confirmar seu comprometimento com o País,
apesar dos desafios que toda a indústria enfrenta por conta da pandemia de
Covid-19.
A decisão da Toyota em operar 24 horas em Sorocaba elevará em 25% seu volume
de produção anual, de 122 mil unidades para 152 mil, o que também
contribuirá para atender a maior oferta de produtos da empresa no Brasil e
na América Latina, principalmente impulsionada pelo excelente desempenho do
Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no País e comercializado em
22 países da região.
O processo de contratação para preencher a mão de obra referente ao 3º turno
se dará ainda em setembro. Serão cerca de 450 novas vagas para a unidade de
Sorocaba e cerca de 50 outros postos de trabalho distribuídos nas outras
unidades da Toyota no País. A geração de empregos também impactará a cadeia
de fornecedores da Toyota, que prevê contratação de 350 novos colaboradores
para atender ao aumento de volume.
“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota
no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos
com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores,
sindicato, fornecedores, concessionários e governo. Além disso, tenho
certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados
impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado
que todos vivemos”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Com essa iniciativa, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior
produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da
empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente
avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região.
Depois de ter sido a primeira a oferecer um veículo híbrido no mercado
brasileiro, o Prius, em 2013, e de ter lançado o primeiro híbrido flex do
mundo em 2019, o Corolla sedã, produzido em Indaiatuba, a Toyota sedimentou
esse caminho com a chegada do Corolla Cross híbrido flex em março deste ano,
modelo produzido em Sorocaba e o responsável por ampliar as fronteiras da
empresa para mais países da região.
Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando
abastecido com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento de
emissão de CO2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do etanol, desde que o
biocombustível é extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade
nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do motor.
Quando abastecido apenas com etanol (E100), os resultados de abatimento do
CO2 estão entre os melhores do mundo.
Fábrica de Sorocaba e ciclo de investimentos
Com nove anos de existência, a fábrica de Sorocaba é um dos símbolos da
confiança da Toyota no Brasil e no Estado de São Paulo. Fruto de um
investimento de US$ 600 milhões, foi a terceira unidade produtiva da Toyota
no País, além de ser um marco nas operações do Brasil, pois reúne atributos
das plantas mais modernas da fabricante em todo o mundo.
Nesta curta história, a unidade da Toyota já passou por dois ciclos de
investimentos. O primeiro, em janeiro de 2015, de R$ 1 bilhão, foi
responsável por aumentar a capacidade produtiva dos originais 74 mil
veículos para 108 mil unidades anuais. Em 2019, a planta recebeu mais R$ 1
bilhão para modernização de suas instalações para a produção do Corolla
Cross, o primeiro SUV da marca a ter produção nacional, além de ser o
segundo veículo híbrido flex do mundo.
“Essa é mais uma prova de que a Toyota acredita no mercado brasileiro e de
que, mesmo com todas as adversidades, seguimos buscando soluções que
precisam ser conjuntas em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira”,
afirma Rafael Chang.
“Em 2019 após nossa missão ao Japão, demos mais um grande passo no
relacionamento dessa gestão com a Toyota. Este anúncio de hoje é mais um
símbolo do pioneirismo de São Paulo e da importância dos investimentos
pautados em ESG. O caminho da Toyota ao ampliar a fabricação de carros
híbridos nesta planta representa o compromisso da companhia com o futuro da
mobilidade, totalmente baseado na transição para a descarbonização” afirma
Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP, agência de promoção de
investimentos e competitividade do Estado de São Paulo e que apoia a Toyota
desde 2008.
Indiretamente, a planta de Sorocaba induziu novos investimentos no Brasil,
seja da própria marca ou de parceiros. O parque de fornecedores localizado
ao lado do terreno da unidade abriga 11 empresas. A Toyota, como resultado
da boa performance de Sorocaba, decidiu construir sua planta de motores em
Porto Feliz (SP), com investimento de R$ 580 milhões. Essa planta produz os
motores 1.3 e 1.5 litro, VVT-i, que equipam o Etios e o Yaris, além do
propulsor 2.0L Dynamic Force que equipa o Corolla sedã e Corolla Cross.