Stellantis divulga resultados globais

STELLANTIS DIVULGA RESULTADOS GLOBAIS DO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

A Stellantis divulgou os resultados globais relativos ao terceiro trimestre do ano e reportou receitas líquidas de €32,6 bilhões no período. O relatório destaca que significantes ações comerciais e o lançamento de novos produtos mitigaram o persistente impacto da escassez global de semicondutores. A empresa confirmou as projeções de resultados do ano, com margem operacional estimada em cerca de 10% no consolidado de 2021 e crescimento de volumes em todas as regiões do mundo em relação ao ano anterior.

As vendas consolidadas globais do grupo somaram 1,13 milhão de unidades no acumulado de julho a setembro, com uma retração de 27% sobre o resultado equivalente de igual período do ano anterior. A queda se deve à perda de produção no terceiro trimestre do ano, devido à falta de semicondutores para abastecer as linhas de produção.

As receitas líquidas apresentaram um recuo de 14% em relação a período equivalente (pró-forma) do ano anterior. A retração de produção e seu impacto sobre a receita foram parcialmente compensadas por um mix mais favorável de produtos e preços. A Stellantis foi constituída em janeiro deste ano, mas para efeitos de comparação pró-forma com o ano anterior utilizam-se como base os dados consolidados no período pelos grupos que hoje estão unidos na nova empresa.

“Os resultados de Stellantis no terceiro trimestre refletem o sucesso de nossos lançamentos recentes de veículos, incluindo modelos de propulsão elétrica, combinados com significativas ações comerciais e industriais executadas por nossos times em resposta à falta de entregas de semicondutores. As projeções de resultados para o ano estão mantidas, apesar da pouca visibilidade da evolução dos suprimentos de componentes”, avaliou Richard Palmer, CFO da Stellantis.

Na América do Sul, o grupo registrou a venda de 185 mil veículos no terceiro trimestre, com expansão de 10% sobre igual período do ano anterior. No período, destaca-se a atualização de modelos estratégicos para o desempenho da empresa – a picape Fiat Toro e o Jeep Compass. A empresa manteve a liderança de mercado na América do Sul, Brasil e Argentina com 24,4%, 35,6% e 31,0% de participação, respectivamente.

LANÇAMENTOS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O trimestre foi muito intenso em lançamentos de produtos e novas parcerias estratégicas estabelecidas pela Stellantis.

Os lançamentos recentes de veículos novos incluem DS 4, Jeep Grand Cherokee L, Opel Mokka e Peugeot 308. Em setembro, a empresa lançou comercialmente os novos Grand Wagoneer e Wagoneer e revelou o novo Jeep Grand Cherokee, ao lado da versão de propulsão elétrica, o Grand Cherokee 4xe.

O abrangente plano de eletrificação da Stellantis vai dando os primeiros resultados na forma de várias parcerias estratégicas anunciadas para expandir a capacidade de produção de células e bateria na Europa e América do Norte. Também foi estabelecido o acordo definitivo celebrado para adquirir o First Investors Financial Services Group, um marco significativo para o estabelecimento de uma empresa financeira própria nos Estados Unidos.

DESTAQUE EM VÁRIOS SEGMENTOS DE MERCADO

Com base nestes resultados, a empresa se destacou em vários segmentos de mercado. Foi líder no trimestre em veículos comerciais leves na Europa (EU30), com 32% de participação. Ganhou participação no varejo dos Estados Unidos, com 11,5% das vendas. Manteve a liderança de mercado na América do Sul, Brasil e Argentina com 24,4%, 35,6% e 31,0% de participação, respectivamente. A participação de mercado da Maserati se recupera e está crescendo.