Rio de Janeiro/RJ – O estágio é o ponto de partida da vida profissional e fase de grande importância para uma carreira bem-sucedida. Após o ano de 2020 atípico com os impactos da pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho para os estagiários está voltando a crescer. Segundo levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), instituição que tem como missão integrar os jovens no mundo do trabalho, a contratação de estagiários no Brasil teve um aumento de 8,3% entre janeiro e julho de 2021, comparado com o mesmo período do ano passado.
Este é o cenário atual da Nissan. Ao completar 21 anos no Brasil em outubro, a montadora está aprimorando seus projetos direcionados a novos talentos. Recentemente, a fabricante japonesa lançou o Programa de Estágio Nissan com 120 vagas, em diversas áreas, para as cidades do Rio de Janeiro, Resende – onde fica localizado o Complexo Industrial da marca -, São Paulo e São José dos Pinhais (PR). Como resultado, mais de seis mil estudantes se inscreveram para se juntar a um time que tem orgulho de ter no seu DNA a qualidade e a tecnologia japonesa. #WeAreNissan.
Com o compromisso de formar profissionais, a empresa proporciona experiências, desafios e amadurecimento no ambiente corporativo ao criar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades diversas, o que impulsiona o crescimento dos jovens estagiários dentro da empresa. E foi essa dedicação que está transformando a Nissan em uma fábrica de talentos. Desta forma, a montadora coleciona histórias de estagiários que estão construindo suas carreiras na empresa, em diversas posições de destaque.
Tiago Castro: A iniciativa de um e-mail como porta de entrada
O envio de um e-mail para o setor de Recursos Humanos da Nissan Estados Unidos sobre a sua paixão por carros e o desejo de trabalhar na montadora japonesa foi a porta de entrada para Tiago Castro. Em 2002, o então estudante de Engenharia Mecânica de uma universidade no estado de Michigan, nos EUA, acompanhou o lançamento do Nissan 350Z e foi impulsionado a criar uma oportunidade de estágio na montadora. A resposta do e-mail chegou um tempo depois e, após entrevistas, foi convidado para participar de um projeto de verão que teve a duração de cinco meses. Apesar do curto período, Tiago viveu importantes momentos profissionais com a atuação em diferentes projetos.
Em agosto de 2003, já formado, ele recebeu um convite da marca para retornar à Nissan como engenheiro da área de bancos e interiores. Em 2005, Tiago participou do desenvolvimento de um projeto na sede da Nissan, no Japão. Foram quatro meses de novos desafios, aprendizados e vivência da cultura japonesa. De volta aos Estados Unidos, sua carreira profissional alçou novos rumos com a especialização em Administração de Negócios, uma nova passagem pelo Japão, e a atuação em novas áreas: Planejamento de Produtos e depois Marketing. Em 2011, foi convocado para se juntar à Nissan no Brasil, como gerente sênior de Marketing de Produto, com uma missão clara: crescer a operação da marca no país. Entre os desafios dessa época estão o lançamento dos carros de entrada da Nissan, o March e o Versa, o planejamento da implementação do Complexo Industrial de Resende, e o planejamento do Kicks.
“Sempre tive o compromisso de ser um empreendedor dentro da empresa, de pensar diferente para contribuir com novas ideias e soluções para a companhia. E a Nissan me deu essa oportunidade e espaço para inovar e crescer. Na companhia, participei de projetos importantes que viraram grandes marcos na história da Nissan tanto nos Estados Unidos, no Japão e no Brasil”, conta Tiago.
Depois da sua primeira passagem pelo Brasil, entre 2011 e 2014, Tiago voltou para os Estados Unidos como gerente sênior de Planejamento de Produto de Veículos Elétricos e Sedans Grandes até assumir, em 2016, o cargo de diretor de Vendas e Marketing de Veículos Comerciais Leves responsável por picapes e vans. Em 2019, assumiu a unidade de negócios de Comerciais Leves para a América do Norte, incluindo Estados Unidos, Canadá e México. No ano seguinte, o executivo iniciou mais um capítulo de sua história como diretor sênior de Marketing e Vendas na operação do Brasil, seu país natal.
O executivo da Nissan acrescenta que idealizar o estágio como início de uma carreira bem-sucedida e valorizar o trabalho em equipe são pontos essenciais para o sucesso profissional. “O primeiro ponto importante para os futuros profissionais é pensar em carreira e não apenas em emprego. Quando falamos em carreira, nosso pensamento é mais amplo; o foco é o aprendizado que cada oportunidade proporciona para o profissional adquirir mais conhecimento e crescer na empresa. O segundo ponto é trabalhar sempre em equipe porque sozinhos não fazemos nada. E por último, e não menos importante, é não ter medo de propor novas ideias e soluções”, complementa Tiago Castro.
Nathália Morellato: De exatas a humanas
A história de Nathália Morellato com a Nissan começou em 2015, como estagiária de Engenharia de Produção na fábrica da montadora em Resende (RJ). Um início de aprendizado, suporte profissional e espaço para autonomia. Poucos meses antes da formatura, Nathália deu mais um passo e foi efetivada como Inspetora de Qualidade. Em 2018, foi promovida a analista e no ano seguinte, já atuava como supervisora na mesma área.
“No estágio aprendi muito sobre trabalho em equipe, responsabilidade profissional e autonomia. A oportunidade de estagiar na Nissan foi importante para a minha vida profissional e pessoal. Lembro de um gestor que acompanhou meu desenvolvimento de perto e me fazia sempre lembrar de uma famosa frase de um filme: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Como supervisora o maior desafio foi me colocar na posição de líder quando uma das principais responsabilidades é dar suporte. Esta função foi uma grata surpresa uma vez que me identifico como uma profissional da área exatas com afinidade na área de humanas”, define Nathália.
O interesse por automóveis vem de longa data, quando na infância teve os primeiros contatos com o setor acompanhando a história de seu pai como profissional na indústria automotiva. O sonho de atuar nesta área estimulou Nathália na busca por conhecimento e oportunidades.
“Ainda hoje tenho lembranças das visitas na fábrica onde meu pai trabalhava e o meu encantamento com as maquinas produzindo os carros. Nascia uma paixão e fixação por esta área. O estágio é o momento de aprender, mas também de se preparar para alcançar as oportunidades que chegam. É importante estarmos abertos para o aprendizado, surpreender e se desenvolver profissionalmente a cada dia. Assim estaremos no lugar certo, na hora certa, mas acima de tudo, conscientemente preparados para as oportunidades que virão”, ressalta Nathália.
Luiz Cunha: A paixão por carros como profissão
Recém-formado em engenharia, Luiz Cunha foi convidado para trabalhar como analista júnior na Nissan em 2005. A paixão por carros vem de berço com uma família fã de Fórmula 1 e do mundo automotivo. A sintonia com automóveis só aumentou com sua chegada à empresa e contribuiu para o seu crescimento profissional na fabricante japonesa.
Após sete anos na Nissan em Curitiba em cargos de supervisão e coordenação, Luiz teve a oportunidade de atuar na área de Marketing e Planejamento de Produtos no Rio de Janeiro. Em 2015, deu início a sua trajetória no escritório de São Paulo, desta vez na área de Pós-Venda, responsável por acessórios e VPC. Até que o ano de 2018 foi marcado por um novo desafio, gerente de Atendimento ao Cliente.
“Tenho 19 anos de profissão, e desses, 17 são na Nissan. Tive a oportunidade de crescer e passei por diversas áreas na empresa, o que me permitiu ter uma visão bastante abrangente do negócio. Na Nissan, passei por engenharia de acessórios, manual de reparação, manual do proprietário, lista de ferramentas para as concessionárias, marketing, entre outras áreas. A empresa me proporcionou conhecimento profissional e cultural com treinamentos e projetos no Japão e nos Estados Unidos. Desde 2018 estou na área de Atendimento ao Cliente e me redescobri nesta posição. Sempre tive interesse por diversos setores da empresa, mas posso dizer que a área de relacionamento com o cliente é a minha nova paixão. A Nissan já faz parte da minha vida e está presente no meu dia a dia. Hoje assumo a empresa como sobrenome. Sou Luiz Cunha da Nissan”.
O gerente de Atendimento ao Cliente da Nissan finaliza com uma dica para quem busca iniciar a carreira profissional. “É preciso dar sempre o seu melhor, estar disposto a aprender, ter maturidade para errar. O estágio é a oportunidade para colocar em prática a teoria da faculdade, de errar sem medo, explorar diferentes campos e identificar o que mais gosta, ou o que se sente menos à vontade”, aconselha.
Raquel Sakamoto: A descoberta na área de Compliance
Como estudante de Relações Internacionais, Raquel Sakamoto sonhava em explorar o mundo e adquirir novas experiências corporativas, quando surgiu a oportunidade de dar o pontapé inicial na sua vida profissional na Nissan, em 2016. Na área responsável pelo Chairman Office da Nissan América do Sul, entendeu a magnitude do negócio automotivo e a complexidade da operação da empresa. Raquel destaca que durante o estágio teve como aprendizado encarar as mudanças e alterar as estratégias em cenários dinâmicos. Em 2018, já formada, Raquel atuou como analista na mesma área. O compromisso da empresa com tecnologia, inovação e experiência com mobilidade despertou a admiração pela multinacional e o desejo de crescer na empresa. E isso não demorou para acontecer com o novo desafio de atuar na área de Compliance.
“A Nissan é uma empresa de mobilidade, empenhada no futuro com o desenvolvimento de carros elétricos, autônomos e conectados, e é contagiante fazer parte disso. É impressionante como todas as áreas são transversais e se comunicam. Ao longo da minha passagem pela Nissan busquei técnicas e conhecimento com o apoio de experientes profissionais e líderes que foram fundamentais para o meu desenvolvimento, e tive a oportunidade de participar de grandes projetos como o de Governança das subsidiarias do Peru, Argentina e Chile. A Nissan tem um peso significativo na minha vida profissional e sempre busquei abraçar a mudança. Para quem busca ou inicia uma nova oportunidade, não tenha receio de propor ideias, de aprender, atuar e se desafiar”, aconselha Raquel.