Novo Fiat Pulse

Fiat apresenta o Pulse, o SUV mais esperado do Brasil

Pulse_Gamma_01 copiaBetim – MG/BA  - A Fiat do Brasil realizou o lançamento de um dos veículos mais aguardados de 2021; o Fiat Pulse! Ele chega ao mercado nacional depois de cumprir uma jornada diferente de qualquer outro lançamento que a Fiat tenha realizado em seus 45 anos de história no Brasil. Durante o ano, o público foi parte integrante e ativa junto ao primeiro SUV da marca totalmente criado, desenvolvido e agora produzido no Polo Automotivo de Betim (MG). Em uma estratégia inédita na indústria automotiva brasileira, a Fiat surpreendeu o mercado antecipando a revelação do modelo na final de um reality show, além de engajar o público em uma votação nacional com participação de mais de 380 mil votantes que escolheram o nome Pulse. A Fiat também desvendou partes do desenvolvimento do modelo em uma websérie de cinco capítulos que levou o consumidor para dentro da fábrica de Betim por meio da plataforma digital exclusiva para interação com o público (pulse.suv.com.br), que conta com cerca de 70 mil inscritos. ”Líder do mercado brasileiro e sul-americano em 2021, com o Pulse a Fiat passa a disputar o segmento que mais cresce no país. De 2012 até 2021, o B-SUV aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado; e saiu de dois para 18 concorrentes. Com um representante nesta categoria, a marca, que detém o maior crescimento nacional (7 pontos percentuais de janeiro a setembro contra o mesmo período de 2020), reforça sua posição ao ampliar a cobertura de mercado: de 61% no ano passado para cerca de 90% em 2021″. ”Mais do que isso, a Fiat entra na disputa com a nova referência do segmento, um veículo que atinge um novo consumidor aspiracional em busca de inovação, tecnologia e conectividade. Assim, a Fiat trabalhou intensivamente no desenvolvimento do Pulse sobre os pilares de DesignPerformance EficienteSegurança, Tecnologia e Conectividade para que ele seja o SUV mais desejado de sua categoria” de acordo com a montadora.

 FIAT_PULSE_IMPETUS_020 copiaDesign: Inspiração italiana, sangue brasileiro

“Com estilo único tanto na gama Fiat quanto entre os concorrentes, o Pulse nasceu do trabalho do time de profissionais com as mais diferentes especialidades no Design Center South America da Stellantis, no Polo Automotivo de Betim. De uma folha em branco ao desenvolvimento no computador, sempre ouvindo com atenção as aspirações do consumidor, o Pulse foi projetado para expressar um design atraente e moderno, destacando sua robustez e elementos tecnológicos em quaisquer ângulos. A dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV. A ampla grade frontal estampa o LOGO SCRIPT da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito, um lembrete das raízes italianas do modelo projetado por e para brasileiros. Os faróis de LED têm uma expressão de confiança e demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse. Um elegante friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão – cromado na topo de gama – dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais. O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros, mostrando que elegância também combina com robustez. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV. Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat. O para-choque traseiro exclusivo une forma à função. Seu desenho otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, deixam claro que o SUV está apto para qualquer situação. Todo esse estilo combina com a personalidade de cada consumidor, por isso o Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o requintado teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada. O estilo italiano da cabine, somado ao toque brasileiro, traz para o interior do Pulse uma identidade própria. Todo o habitáculo é inédito. O novo e exclusivo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos, trazendo a modernidade esperada de um SUV. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros. Os novos bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costura aparente em um design envolvente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo SCRIPT da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque. O painel 100% digital entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, fazendo a dupla perfeita com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G. Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um inteligente cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do Pulse. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.Esses elementos criam na cabine do Pulse um estilo envolvente com sensação de amplitude, tornando o ambiente agradável para os ocupantes. No SUV, design e praticidade andam lado a lado, como fica claro nos 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento.As surpresas do Pulse não param por aí. Um olhar mais atento encontra “segredos escondidos” nos easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road.

Motorização

O modelo chega ao mercado com um amplo e moderno catálogo de transmissões e motores, incluindo a chegada do inédito Turbo 200 Flex, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv. O novo motor faz parte da premiada família desenvolvida pela Stellantis, e repete 100% das inovações e tecnologias do conjunto existente, o Turbo 270 Flex, que já equipa a Nova Toro. Foram mais de três anos de desenvolvimento e 30 mil horas em testes de bancada, que resultaram no melhor de dois mundos: maior performance e mais eficiência, dada a “embalagem” ainda mais compacta, com uso dos três cilindros que acompanha a tendência mundial de downsizing. O motor Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), número acima de qualquer concorrente no segmento. O torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm. Um dos recursos que permite isso é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Ele é dotado de uma wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Isso reduz o tempo de resposta do componente e amplia o controle da pressão no conjunto. Essas características são reforçadas pelo MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis. Ele é dotado de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões. Com o MultiAir III, o motor Turbo 200 Flex do Pulse pode abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, o que reduz a taxa de compressão e esfria a câmara de combustão. Isso dá maior controle sobre a detonação sem comprometer o avanço de ignição. O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Pulse chega ao mercado já atendendo às novas regras de emissões que passarão a vigorar a partir de 2022. Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm.

FIAT_PULSE_IMPETUS_093 copiaCâmbio

O câmbio é um automático CVT com sete marchas, desenvolvido junto à Aisin, uma das mais prestigiadas empresas do segmento de powertrain. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o melhor desempenho do segmento. A robustez e baixo custo de manutenção são garantidos pelo sistema de lubrificação selado com óleo “for life”. Ele não prevê trocas ao longo de toda a vida útil do Pulse, tornando o custo de propriedade ainda menor. O câmbio automático CVT é item de série nas versões Turbo 200 Flex do Pulse. A configuração 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática e também a caixa manual de cinco marchas.

Conforto e  versatilidade do Fiat Pulse

O primeiro SUV nacional da Fiat, o Pulse, adota diversas tecnologias totalmente desenvolvidas no Brasil nas áreas de suspensão, direção, carroceria e isolamento acústico e de vibrações. Ele utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras. Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade do Pulse nas curvas. A nova barra estabilizadora frontal foi pensada para conter a inclinação da carroceria nas curvas, algo essencial em um SUV. O  ângulo de entrada é de 20,5°o que  permite ao motorista encarar as mais diferentes rampas e valetas sem o risco de tocar o para-choque no chão.O vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra, preservando o assoalho do Pulse contra o contato de pedras e outros obstáculos. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um excelente ângulo de saída de 31,4°, evitando danos e sustos até mesmo nas saídas de garagem mais íngremes.

Direção

A direção é elétrica com assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem. A robustez do SUV da Fiat se mostra ainda com recursos como o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse superar obstáculos. Além disso, o TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, trazendo assim mais segurança e eficiência ao frear o modelo.A fixação do motor e do câmbio têm fixação por meio de buchas especiais que garantem o máximo de absorção de vibração e ruído, o que torna o ambiente na cabine silencioso e agradável. Os cuidados com esses componentes permitiram uma redução de vibrações de até 32% no volante e 7% no trilho do banco em relação ao seu principal concorrente.

FIAT_PULSE_AUDACE_041 copiaInterior & Conforto

O interior do Fiat Pulse foi pensado nos mínimos detalhes para que seus ocupantes tenham a melhor experiência; o ar-condicionado usa uma nova caixa de ar, feita para ter melhor performance climática e ainda favorecer o espaço interno. Como esse novo componente é menor, foi possível incluir mais porta-objetos na cabine do Pulse.  Somados, os porta-objetos espalhados pela cabine têm 25,1 litros de volume, o maior índice dentro do segmento. O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo. No Pulse também é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção. Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.

Segurança

O primeiro SUV nacional da Fiat também marca a estreia de uma ampla suíte de equipamentos e recursos de segurança dentro da gama produzida no Polo Automotivo de Betim (MG). Isso faz do Pulse referência no segmento, pois chega ao mercado com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, apoiadas por um projeto moderno e avançado baseado na nova plataforma MLA. Além de elegantes, os faróis de LED em todas as versões — inclusive nas luzes de condução diurna (DRL) e de neblina. Ele usa uma exclusiva câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas. O Pulse também pode reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Ele usa imagens da câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente. Nas situações em que o motorista se deparar com uma súbita mudança de trajetória, ou com piso escorregadio, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões. Se for necessário acionar o freio em uma parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás. Na frente, as luzes de condução diurna (DRL) 100% de LEDs reforçam a presença do Pulse durante o dia e atendem à legislação nacional para tráfego em rodovias de pista simples. Manobras podem ser feitas sem sustos graças ao monitoramento da traseira em todas as versões, seja por meio de sensores de ré ou pela câmera com projeção no sistema multimídia. Na cabine, a proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões. Eles são maiores e avançam até a altura da cabeça do motorista e passageiro, proporcionando ainda mais segurança para os ocupantes.Os novos bancos possuem estruturas pensadas para as mais diversas situações. Elementos no assento protegem os ocupantes contra o mergulho sob o cinto de segurança (anti-submarino) e o efeito chicote (whiplash) de colisões traseiras. O assento traseiro soma a versatilidade do sistema bipartido 60/40 com a proteção total para crianças, com fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas e assentos do tipo booster.

Tecnologia

O primeiro carro da Fiat cujo nome foi escolhido por uma votação via internet não poderia vir menos conectado, não é? O SUV Pulse chega ao mercado com um amplo pacote de tecnologias e conectividade para oferecer muito conforto, segurança e comodidade a todos os ocupantes. Tudo começa pelo sistema multimídia, item essencial para o consumidor do Pulse. Equipamento de série, estará disponível em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o exclusivo Fiat Connect////Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca. Com ela, o cliente pode controlar os mais diferentes recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o inédito assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz. O Fiat Connect////Me também garante que o Pulse esteja sempre pronto para você. Ele dá detalhes do hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem até a próxima revisão. Se o cliente quiser, é possível até entrar em contato com a concessionária mais próxima para agendar sua manutenção periódica. O exclusivo aplicativo para smartphones permite ao motorista acompanhar seu Pulse à distância, e inclusive programar alertas de velocidade e perímetro de rodagem caso o carro seja conduzido por outra pessoa. Notificações automáticas são enviadas para o celular caso haja um possível furto do veículo (disparo do alarme do veículo, desconexão da bateria, movimentação), e é possível usar serviços de assistência à recuperação veicular em casos confirmados de roubo ou furto. Em casos de acidentes com deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento o SUV da Fiat aciona automaticamente o Call Center da marca, que será capaz de contatar as autoridades públicas e repassar a localização exata do veículo com coordenadas de GPS bem como informações sobre o acidente para a prestação de um socorro mais assertivo e rápido. O auxílio a emergências também pode ser ativado pelo condutor ou passageiros, via botão físico no interior do veículo, central multimídia ou app conforme a necessidade. Essa versatilidade complementa um amplo pacote de comodidades do Pulse, como o navegador GPS nativo. Nele o trajeto é apresentado em um mapa intuitivo, com visualização 2D e 3D, e com atualização automática de trânsito e radares. O software inteligente é integrado ao veículo e avisa se for necessário abastecer no trajeto até o destino final, indicando opções de postos de combustível no caminho. Também é possível procurar por pontos de interesse e estacionamentos na região onde você está, em seu destino ou no caminho até lá. Tudo isso pode ser acessado de forma rápida e intuitiva graças a uma interface amigável e processamento rápido dos comandos. O “tá chegando?” de muitos passageiros se transformou em “onde posso carregar meu celular”. Por isso, o Pulse oferece até três conectores USB, sendo um do tipo C. E o Wireless Charger de até 15W de potência é capaz de carregar rapidamente um smartphone (compatível) sem a necessidade de fios. Chamadas e comandos de voz podem ser feitos a partir de botões no volante, com conexão bluetooth simultânea para até dois smartphones. O estilo e personalidade de cada condutor pode ser salvo em até cinco perfis diferentes no sistema multimídia, cuja interface intuitiva foi inspirada na usada nos celulares modernos. O painel 100% digital de 7” é customizável e pode mostrar diferentes informações de acordo com o gosto do motorista. Os comandos do ar-condicionado usam botões físicos intuitivos, tornando seu uso fácil e seguro sem que o condutor tire os olhos da pista. O conforto é reforçado pelo modo automático de climatização: basta você selecionar a temperatura desejada e o sistema faz todos os ajustes sozinho. Os botões do ar-condicionado ficam reunidos em um conjunto integrado junto dos comandos do rádio, das funcionalidades do Pulse (com o TC+, sensor de ré e alerta de saída de faixa) e de segurança. Dessa forma motorista e passageiro podem fazer ajustes sem precisar esticar suas mãos ou se distrair da condução.