O Chevrolet Vectra Next Edition (sedã) chega ao mercado brasileiro
Clique aqui e confira a Galeria de fotos completa: Vectra Next Edition
Vectra Next Edition passa a contar com o ‘DNA’ global da Chevrolet e ganha motor mais potente, econômico e ecológico, além de ficar ainda mais bonito
Internamente a versão sedã ganhou painel de instrumentos com novos grafismos, bancos com novo design e novas padronagens e ampliação significativa do número de porta-objetos
A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, começa o ano de 2009 com muitas novidades em um de seus veículos mais conhecidos pelo público brasileiro, o modelo Vectra sedã.
Chega ao mercado já neste mês de fevereiro, o Vectra Next Edition, com modificações no motor 2.0 litros 8V Flexpower, que ficou mais potente e econômico, além de mais ecológico, e com preço bastante competitivo em um segmento muito concorrido e que conta com 14 modelos concorrentes, no qual o modelo Chevrolet é um dos três mais vendidos.
O sedã também recebeu importantes alterações estéticas em seu design e seu visual ficou ainda mais bonito e moderno. Ele passa a contar com o “DNA” global da Chevrolet, internamente ele está mais funcional, graças à ampliação do número de porta-objetos, e tem agora novos padrões de tecidos e grafismos nas portas e nos assentos.
Com as alterações tecnológicas e sua nova potência, o Chevrolet Vectra Next Edition conta com um motor 2.0 de oito válvulas, que é bastante competitivo em relação aos motores 1.8 e 2.0, ambos de 16 válvulas, dos modelos concorrentes.
Este motor atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
O propulsor do sedã da Chevrolet destaca-se ainda pelo seu elevado torque a partir de baixas rotações, características ideais para retomadas de velocidade e também no trânsito das grandes cidades brasileiras, devido ao conforto ao dirigir que proporciona.
Neste quesito de torque o motor do Vectra Next Edition conta com a maior ‘força’ disponível a partir de utilizações em baixas rotações na comparação com os concorrentes.
O sedã Chevrolet Vectra Next Edition, que será comercializado nas versões Expression e Elegance, com câmbio manual ou automático; e Elite, apenas com câmbio automático, apresenta as seguintes vantagens:
Redução considerável da troca de marchas no trânsito urbano
Melhor saída de rampas ou de lombadas
Melhor retomada em baixas velocidades
Prazer em dirigir
“O Vectra Next Edition evoluiu significativamente oferecendo um motor ainda mais moderno e eficiente e um design com total sintonia com o ‘DNA’ global da marca Chevrolet”, avalia Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, observa que “o Vectra, desde seu lançamento no Brasil, sempre foi referência em termos de tecnologia e requinte na categoria dos sedãs médios. Agora, com estas inovações ele mantém sua condição de um veículo sofisticado, com uma aparência ainda mais internacional e um motor com mais força”, explica o executivo.
O Chevrolet Vectra Next Edition foi desenvolvido quase que “por encomenda” para seu público. Para isso, a Chevrolet realizou, no início do desenvolvimento do carro, uma pesquisa com proprietários de sedãs médios, independentemente da marca, para entender as necessidades e desejos destes clientes.
“Fizemos um carro com tudo aquilo que o consumidor deseja, sem nos esquecermos do aspecto preço, hoje muito importante na decisão de compra”, acrescenta Marcos Munhoz, diretor geral de Vendas e Marketing da GM do Brasil.
Nova aparência mantém a imponência do design externo
As alterações mais significativas em design aconteceram na parte da frente do Chevrolet Vectra Next Edition. O capô tem agora novo formato; também são inéditos os desenhos dos faróis agora com iluminação Blue Vision – mais eficiente -, os paralamas, os parachoques; e as novas rodas de liga leve nos tamanhos 16 e 17 polegadas. Na versão Expression a roda é de aço com tamanho de 15 polegadas.
“Todas as novidades do design serviram para deixar o Vectra ainda mais imponente externamente e mais funcional internamente. Optamos por materiais em tonalidades de cinza, que tornaram o interior do Vectra mais requintado”, observa Carlos Barba, diretor de Design da Divisão LAAM da GM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.
A grade do radiador também possui novo desenho, com faróis de neblina embutidos na parte inferior. Destaque ainda para a gravata da Chevrolet e a grade seguindo o novo padrão global da marca em todos os seus veículos, ou seja, com o “DNA” Chevrolet.
Os retrovisores externos também possuem novidades. Pintados na cor do veículo, eles têm indicadores de direção (setas) incorporadas, o que aumenta a segurança para o motorista nos momentos de ultrapassagens ou nas conversões durante o trânsito.
O Chevrolet Vectra Next Edition ainda tem moldura cromada na linha de cintura, além de novo desenho do friso lateral. A traseira também passou por alterações e a nova “gravata” da Chevrolet também fica em destaque ao centro da tampa do porta-malas.
Interior foi ‘redesenhado’ para maior conforto e conveniência com mais de dez porta-objetos, agora mais funcional ainda
O interior é outro ponto de destaque do Chevrolet Vectra Next Edition. “Houve um redesenho no habitáculo que deixou o modelo mais funcional. O carro ganhou, com isso, em conforto e conveniência para o motorista e os passageiros”, salienta Carlos Barba.
O Chevrolet Vectra Next Edition tem agora um número maior de porta-objetos e alguns ficaram mais amplos, como o da nova lateral das portas, que agora possui espaço para uma garrafa – do tipo ‘pet’ – de 600 ml.
Os porta-objetos estão espalhados por outras partes do habitáculo, como o abaixo da alavanca do freio de estacionamento, ou à frente da alavanca de câmbio, entre os assentos da frente – para atender aos passageiros da parte trás -, e ainda o descansa-braço para o motorista (apenas para as versões com transmissão automática), que também traz em si um porta-objetos.
No banco traseiro das versões Elite e Elegance há agora porta-copos retrátil. Os passageiros desta parte do habitáculo ainda podem usufruir de um ponto de força de 12 volts, para carregar telefone celular ou fazer funcionar o DVD Player portátil ou outros aparelhos elétricos.
Os tecidos das portas e o acabamento do painel ganharam novos grafismos e tonalidades. Na versão Elite, em particular, os bancos vêm com novo tipo de couro, com desenho exclusivo.
O painel de instrumentos também recebeu alterações. O velocímetro tem novo grafismo e a iluminação interna agora é na cor branca, tornando a leitura dos instrumentos mais nítida.
Outra novidade é a inclusão de mais uma luz espia no painel. Trata-se de um alerta luminoso, em forma de um motor, para quando o veículo ultrapassar o limite de emissões de poluentes estabelecido pela legislação do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Motor ficou mais potente e econômico, além de mais ecológico
Uma das principais mudanças no Chevrolet Vectra Next Edition está sob o capô. O motor 2.0 litros 8V Flexpower – que pode ser abastecido com gasolina, álcool ou ambos misturados em qualquer proporção -, desenvolvido pela GM Powertrain, teve aumento em potência e ganhou mais torque. São 12 cv a mais, um ganho considerável que certamente será apreciado pelo cliente Chevrolet.
Com isso, o veículo ficou com melhor desempenho, abastecido com álcool ou gasolina, o que aumenta o prazer de dirigir, além de reduzir os índices de emissões, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Os números da Divisão Powertrain da GM indicam que houve uma redução média de 50% nos índices de emissões de poluentes, que estão rigorosamente dentro do estipulado pela fase L-5 do Proconve, que vigora desde o início de 2009, com novas reduções de emissões, tais como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono.
O motor do Chevrolet Vectra passou a ter 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. O torque também está maior: 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina). Estes torques máximos em baixa rotação proporcionam conforto ao dirigir, em condições extremamente competitivas em relação aos veículos equipados com motores entre 1.8 litro e 2.0 litros de 16 válvulas.
Para obter melhor desempenho, a GM Powertrain realizou importantes alterações, deixando o propulsor com uma curva de torque superior em todas as rotações, além de maior potência. Entre as mais importantes novidades estão o coletor de admissão em material plástico, que propiciou uma redução de 30% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio; coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) – de baixo atrito.
Amortecedores das versões com rodas aro 17 polegadas ganharam nova calibração
Os amortecedores das versões do Chevrolet Vectra Next Edition equipadas com rodas aro 17 polegadas receberam nova calibração, o que significou uma evolução no que se refere à dirigibilidade.
A alteração deixou o modelo ainda mais estável, e seguro durante manobras bruscas, por exemplo, nas mudanças de pista no momento do desvio de algum obstáculo. A nova calibração dos amortecedores ainda proporcionou maior conforto interno aos ocupantes, quando o veículo passa sobre pisos irregulares.
Números mostram a força do Chevrolet Vectra Next Edition
O Chevrolet Vectra Next Edition ainda ficou mais econômico. O sedã, na versão com transmissão manual, por exemplo, teve seu consumo melhorado em cerca de 7% na cidade, estrada e média combinada.
Para se ter uma ideia desta melhoria, o Chevrolet Vectra Next Edition sedã manual faz 16,1 km/litro na estrada, 10,8 km/litro na cidade (média combinada de 12,7 km/litro), com gasolina, e 11,2 km/litro na estrada e 7,6 km/litro na cidade (média de combinado de 8,9 km/litro), com álcool.
O Chevrolet Vectra Next Edition sedã equipado com transmissão manual atinge a velocidade máxima de 198 km/h, quando abastecido com álcool e 193 km/h com gasolina, e acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com álcool e 10,5 segundos com gasolina.
Motor 2.0 8V recebeu importante evolução tecnológica
Além de ser mais potente e econômico e ecológico, o motor 2.0 8V que equipa o Chevrolet Vectra Next Edition fornece torque máximo em torno de 2.600 rpm, independentemente se está abastecido com álcool ou gasolina, ou ambos misturados em qualquer proporção. “Esta característica de torque é ideal para o trânsito urbano, onde a grande maioria das pessoas utiliza o modelo no dia-a-dia”, observa Vicente Lourenço, diretor de engenharia da Divisão LAAM da GM Powertrain, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.
O motor Chevrolet 2.0 8V Flexpower da GM Powertrain destaca-se ainda pela sua evolução tecnológica. Ele possui sistema de comando de válvulas com baixo atrito (balanceiros roletados) – LFVT, que reduz o desperdício de energia, gerando menor consumo de combustível e maiores torque e potência.
Este propulsor ainda possui dois catalisadores que otimizam a distribuição de carga de metais nobres para melhor eficiência do sistema, reduzindo a emissão de gases poluentes. Um dos catalisadores fica acoplado ao coletor de escapamento de aço tubular (Close Coupled) e o outro ao escapamento primário.
Também favorece a redução de emissão de poluentes neste motor um segundo Sensor de Oxigênio, que analisa constantemente a eficiência dos catalisadores, reajustando a mistura, através do módulo eletrônico. Há ainda um Sensor Virtual de Fase, que permite a injeção de combustível de forma sequencial, o que proporciona ótimo rendimento do motor.
Outro destaque do motor 2.0 8V Flexpower do Chevrolet Vectra Next Edition é o corpo de borboleta com sistema ‘drive by wire’, que garante melhor dirigibilidade, menor consumo e também menos emissão de poluentes.
O coletor de admissão em plástico também demonstra o alto nível de evolução tecnológica deste motor da GM Powertrain. Componente fabricado em nylon reforçado com fibra de vidro, ele otimiza o fluxo de ar, proporcionando um melhor rendimento do motor, no que se refere a consumo, torque, potência, emissões, dirigibilidade e ruído.
A construção em plástico faz com que o coletor de admissão seja 30% mais leve que a peça construída em alumínio, além de contribuir com os ganhos mencionados.
Sistema de som com total conectividade, Bluetooth®, entrada para iPod®, MP3 e SD Card
Outra novidade no Chevrolet Vectra Next Edition está no sistema de sonorização, que reproduz MP3, possui entrada para SD Card, conexão auxiliar para IPod e Bluetooth (conexão de telefone celular). Esse equipamento é de série nas versões Elegance e Elite. A versão Elite é equipada com Premium Sound composto por quatro alto-falantes, dois tweeters, dois subwoofers e um amplificador.
No que se refere a conforto e conveniência, outros itens presentes no Chevrolet Vectra Next Edition são computador de bordo, teto solar, sensor de chuva, controle do sistema de som com comandos no volante, retrovisor externo escamoteável, além de ar-condicionado digital inteligente, direção hidráulica e conjunto elétrico (retrovisor, trava nas portas e vidros com acionamento elétrico).
Quanto à segurança, o modelo pode ser equipado com airbag frontal e lateral, freios com sistema ABS (antibloqueante) e EBD (distribuição da frenagem nas rodas), crash-sensor – em caso de colisão, as portas se destravam automaticamente, bem como pedais desarmáveis – em caso de colisão frontal não envolvem os membros inferiores do motorista.
O Vectra Next Edition vem equipado também com a eficiente transmissão automática de quatro velocidades com Neutral Control – sistema que, com o veículo parado e o pé no freio, desengata o câmbio internamente dando maior conforto e eliminando aquela sensação de que o carro quer continuar andando. Possui ainda o modo Sport, que aproveita toda a potência do motor em cada marcha.
Lista de Acessórios Chevrolet para o Vectra Next Edition é extensa
A lista Acessórios Chevrolet disponíveis para o Chevrolet Vectra Next Edition é extensa e reúne itens de estilo, conforto, proteção e entretenimento. Veja:
Estilo:
Saia lateral (Expression e Elegance)
Adesivo de coluna (Expression)
Farol de neblina (Expression)
Rodas aro 15 e 16 polegadas (Expression)
Rodas aro 17 polegadas (Elite)
Protetor de soleira cromado (todas as versões)
Conforto:
Sensor de estacionamento dianteiro
Sensor de estacionamento traseiro
Geladeira
Cabide
Porta Óculos (Expression)
Rede de porta-malas
Proteção:
Tapete de borracha
Tapete de carpete
Entretenimento:
Rádio Double Din (Expression)
Antena tipo Shark (Expression e Elegance)
Navegador com GPS
CD Player 6078
CD Player 7706 com USB e SD Card
CD Player 8706 com USB, SD Card e Bluetooth
Chevrolet Vectra, uma história de sucesso
Divulgação GM do Brasil / Fotos de Fábio Gonzalez.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHEVROLET VECTRA NEXT EDITION
RESUMO
Modelo:Vectra 2.0 Flexpower
Carroceria / motorização:Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção:Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
MOTOR
Modelo:N20XF
Disposição: Transversal
Número de cilindros:4 em linha
Cilindrada (cm3):1.998
Diâmetro e Curso (mm): 86,0 x 86,0
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Gasolina: 133 cv a 5.600 rpm
Álcool: 140 cv a 5.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):Gasolina: 18,9 kgfm (185 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,7 kgfm (193 Nm) a 2.600 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400
Bateria: 12V, 55 Ah
Alternador:120 A
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:
Gasolina: 10,8 / 16,1 / 12,7
Álcool: 7,6 / 11,2 / 8,9
Transmissão automática:
Gasolina: 9,7 / 14,0 / 11,2
Álcool: 6,9 / 9,9 / 8,0
TRANSMISSÃO
Modelo manual:F17-5 Plus WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 1,96:1
Terceira: 1,32:1
Quarta: 0,95:1
Quinta: 0,76:1
Ré: 3,31:1
Diferencial:3,94:1
Modelo automático: AF-20
Automático de 4 velocidades à frente (3 programas: Econômico/Esportivo/ Antipatinação)
Relação de marchas:
Primeira: 3,67:1
Segunda: 2,10:1
Terceira: 1,39:1
Quarta: 1,00:1
Ré: 4,02:1
Diferencial:2,86:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores
telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores
telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 17,0:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,2
Diâmetro de giro (m): 10,85
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros ventilados, tambor traseiro (Expression) Discos dianteiros ventilados, discos traseiros sólidos (Elegance e Elite) com sistema de freios
antibloqueante (ABS) versão 8.0 com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 280 x 25; traseiro 230 x 40 (Expression)
Dianteiro: 280 x 25; traseiro: 270 x 10 (Elegance e Elite)
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo:15 x 6,0 – aço estampado (Expression)
16 x 6,5 – liga leve (Elegance)
17 x 7 – liga leve (Elite)
Pneus: 195/60R15 (Expression)
205/55R16 (Elegance)
215/45R17 (Elite)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 2.703
Comprimento total (mm): 4.587
Largura carroceria (mm): 1.728
Largura total (mm): 2.040
Altura (mm): 1.440
Bitola (mm): Dianteira: 1.480;
traseira: 1.477
Altura mínima do solo (mm): 104
Peso em ordem de marcha (kg): 1.268
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira):61 / 39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 526
Carga útil (kg): 525
Tanque de combustível (litros): 58
Óleo do motor (litros): 4,25 (4,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 7,0
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 193
Álcool: 198
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 10s5
Álcool: 10s2
Aceleração 0 – 400 m (s): Gasolina:18s2
Álcool: 17s6
Aceleração 0 – 1.000 m (s): Gasolina: 32s5
Álcool: 31s6
Retomada 40 a 100 km/h (s): Gasolina: 17s2 (4a marcha)
Álcool: 16s6 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Gasolina: 16s6 (5a marcha)
Álcool: 15s6 (5a marcha)
Transmissão Automática
Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 186
Álcool: 189
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 12s4
Álcool: 11s8
Aceleração 0 – 400 m (s): Gasolina: 18s4
Álcool: 18s0
Aceleração 0 – 1.000 m (s): Gasolina: 33s5
Álcool: 32s9
Retomada 40 a 100 km/h (s): Gasolina: 9s3
Álcool: 8s8
Retomada 80 a 120 km/h (s): Gasolina: 8s7
Álcool: 8s3