Renault integra o índice de equidade racial nas empresas

RENAULT DO BRASIL INTEGRA O ÍNDICE DE EQUIDADE RACIAL NAS EMPRESAS (IERE 2022), COM DESTAQUE NO PILAR CONSCIENTIZAÇÃO

cf5d4973a3367eb15c4ea87d921de364_500x281.25Nos dias 17 e 18 de novembro, foi realizada, nas instalações da Universidade Zumbi dos Palmares, a 2ª edição do Fórum Internacional Empresarial pela Equidade Racial, uma ação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em parceria com o MOVER (Movimento pela Equidade Racial).

O evento reuniu lideranças internacionais e nacionais de grandes empresas, do poder público e da sociedade civil em torno de reflexões sobre ESG, Meio Ambiente, Clima e Ações Afirmativas, visando movimentos concretos de transformação.

Na ocasião foi divulgado o Índice de Equidade Racial Empresarial (IERE), que avalia objetivamente as ações das empresas em torno da temática racial, mostrando os desempenhos das empresas em seis pilares: Recenseamento empresarial; Conscientização; Recrutamento; Capacitação; Ascensão e Publicidade e Engajamento.

A Renault do Brasil foi a primeira montadora de automóveis no país a se tornar membro signatário da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em maio de 2021. A marca foi um dos destaques do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2022 no pilar Conscientização.

“Na Renault, nós encontramos força em nossa diversidade e queremos ser um local de trabalho que reflita a comunidade diversificada que servimos, onde todos se sintam incluídos, respeitados e valorizados. Fazer parte do Índice de Equidade Racial nas Empresas 2022 nos mostra que estamos no caminho certo em nossa jornada de diversidade e inclusão,” afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

“O Fórum é, sem dúvida, uma quebra de paradigma no nosso país. Estamos demonstrando que há um movimento e um compromisso público de grandes lideranças empresariais em direção à promoção de resultados efetivos quanto a promoção da diversidade racial. Além disso, apresentamos os resultados da 3ª edição do Índice de Equidade Racial nas Empresas, outro dado histórico que já alterou o patamar de discussão quanto a equidade racial no país, com a participação de 48 das maiores empresas do mercado”, reforçou Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Diversidade e Inclusão na Renault

O tema diversidade e inclusão é uma realidade na Renault do Brasil há 20 anos, quando o Renault Group aderiu ao Pacto Global da ONU, com a implementação dos dez princípios, que se aplicam a todas as unidades no mundo.

No Brasil, a marca foi a primeira montadora da América Latina a aderir, em 2015, aos WEPs (Women’s Empowerment Principles – ONU), os princípios de empoderamento feminino. Em 2020, a Renault foi a primeira montadora a aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e, em 2021 se tornou signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Movimento Mulher 360.

Recentemente, a fabricante lançou a Cartilha de Diversidade e Inclusão da Renault do Brasil é resultado do trabalho colaborativo dos grupos de afinidade, é 100% digital, e está disponível no site da montadora: https://www.renault.com.br/renault-no-brasil/nossos-compromissos