Nissan é eleita uma das TOP 50 Melhores Empresas para Trabalhar do setor Industrial do Brasil, segundo o Great Place to Work
Rio de Janeiro/RJ – A Nissan do Brasil foi reconhecida como uma das TOP 50 Melhores Empresas para Trabalhar do setor Industrial do Brasil, segundo avaliação do Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação. Essa foi a primeira vez que a fabricante japonesa participou da pesquisa e já foi certificada nos quatro países que formam a sua região América do Sul – Brasil, Argentina, Chile e Peru. Agora, foi anunciada como integrante do TOP 50 em seu setor no pais, tendo ficado na 43ª posição na categoria de empresas grandes, de todos os segmentos.
Além de ter entrado no TOP 50, a Nissan ainda obteve mais um reconhecimento: foi uma das cinco empresas consideradas Destaque em “Saúde Emocional”, categoria que valoriza suas boas práticas internas neste assunto.
A pesquisa para a formação do ranking das melhores empresas foi realizada em duas etapas. A primeira, quantitativa, levou em consideração as notas e avaliações dadas pelos funcionários de cada companhia na pesquisa Great Place to Work, que é realizada de forma anônima e voluntária. No caso da Nissan América do Sul, mais de 90% dos funcionários optaram por contribuir com a iniciativa para continuar acelerando a transformação da empresa e responderam a pesquisa. E uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passou para a fase de avaliação das práticas culturais.
Nos últimos anos, a Nissan América do Sul vem redesenhando a experiência de seus funcionários por meio de programas e ações desenvolvidos em função de feedbacks dados pelas próprias equipes.
Em novembro de 2020, mesmo com todas as incertezas provocadas por um dos piores momentos da pandemia de coronavírus, a companhia desenvolveu o Programa Way of Working (WoW), priorizando o bem-estar dos colaboradores da região, apostando na flexibilidade e levando a um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, a Nissan foi a primeira fabricante da América do Sul a anunciar um modelo remoto de até 80% da jornada de trabalho, para 100% dos funcionários administrativos. Dessa forma, em acordo com seus líderes diretos, os colaboradores podem escolher o formato híbrido que mais se adequa às suas necessidades: ir ao escritório quatro, oito ou até doze vezes por mês, reservando sua mesa por meio de um aplicativo.
Desde o lançamento do programa WoW, foram oferecidas mais de 1.800 horas de treinamento em diversos temas. Muitos deles promovidos pela própria equipe que expressava o que queria aprender, sendo protagonista do seu próprio desenvolvimento. Além disso, com foco em quem atua em cargos de liderança, foram adicionadas novas ferramentas para colaborar com a transformação cultural, como o programa Nissan Way Leadership Summit e o Leadership 360°, que teve como objetivo permitir que este grupo se descobrisse, nutrisse e evoluísse, recebendo visões construtivas de colegas, superiores e subordinados diretos, pautados pelos valores corporativos, pelas dimensões de pertencimento e gestão de equipes.
A proposta de valor para o funcionário da Nissan também inclui o salário emocional, que vai muito além de benefícios como sextas-feiras flexíveis ou auxílio home office. Como exemplos estão as sessões de mentoria para preparar funcionários para o momento que assumirem novos desafios e funções e conversas frequentes de inspiração e aprendizado com líderes da organização, além de programas que promovem a inovação.
A empresa também oferece um programa interno de embaixadores (#INsidersNSAM) para capacitá-los e proporcionar experiências únicas e significativas para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como a possibilidade de fazer parte dos Grupos de Diversidade, Equidade e Inclusão, entre muitas outras iniciativas que influenciam positivamente a cultura da Nissan América do Sul.