Fiat recebe três troféus no Prêmio Melhor Revenda de 2023, realizado pela Quatro Rodas e KBB
Ser a marca que mais vende carros no Brasil não é para qualquer um. A Fiat já mantém este posto há 27 meses consecutivos. Para seguir no topo, a Fiat aposta em um portfólio completo, que atende a diversos estilos de clientes em distintas fases da vida com modelos que se destacam até mesmo quando se trata da baixa desvalorização na hora da revenda. Isso pôde ser comprovado durante a cerimônia de entrega do Prêmio Melhor Revenda de 2023, que aconteceu essa semana em São Paulo (SP), em que a marca levou três troféus para a casa. Strada, Pulse e Argo levaram a melhor em suas respectivas categorias na certificação realizada pelo KBB (Kelley Blue Book), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, e pela revista Quatro Rodas.
O Fiat Argo, que se consolidou como um dos veículos mais vendidos do Brasil no ano passado, levou a melhor na categoria Hatch Compacto de Acesso. Vale ressaltar que esta é a segunda vez que o modelo conquista a premiação. Em seu primeiro ano concorrendo ao prêmio, o Fiat Pulse já se consolidou como o SUV Compacto de Referência. Primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido no país, o modelo conta com cinco versões variadas e com bom custo benefício que contribuíram para seu sucesso. Para completar a lista, o veículo mais vendido do Brasil em 2022 e no acumulado deste ano não poderia ficar de fora. A Fiat Strada foi a Picape Compacta com menor índice de desvalorização no preído.
A premiação
Importante prêmio da mídia automotiva especializada, a certificação tem como objetivo destacar quais foram os veículos que menos desvalorizaram ao longo do último ano. Em sua quarta edição, foram avaliados os preços de 136 modelos ao total, divididos em 23 categorias. Foram considerados apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero-km com preço sugerido de fábrica menor do que R$ 500.000 e que permaneceram à venda como zero-km nas listas oficiais das montadoras em fevereiro de 2023.
A metodologia utilizada é baseada nos valores de venda e revenda após o primeiro ano de utilização. Os valores são comparados com os respectivos preços de troca destes mesmos veículos em janeiro de 2022. A diferença entre os dois preços coletados nas duas datas determinadas resulta no índice de depreciação. O índice premiado corresponde à uma média aritmética entre as versões de cada modelo para atribuir um único valor de depreciação por modelo. Aqueles que obtiverem a menor porcentagem verificada são contemplados com o prêmio.