O novo Kia Sorento

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Novo Kia Sorento

O editor viajou a convite da Kia Motors do Brasil

São Paulo/Guarulhos – Classe, elegância e linhas que despertam o espírito off-road. O Kia Sorento (pronuncia-se Sorrento, com dois erres, em alusão à cidade no Sul da Itália) ressurge com um visual que agrega todas essas características. O carro é totalmente novo, após oito anos de mercado e 900 mil unidades vendidas em todo o mundo e muito mais bonito, graças à genialidade do designer-chefe mundial da Kia, o alemão Peter Schreyer.
Além de novo visual, o Sorento está maior, 215 mais leve, traz dois novos motores e maior gama de acessórios, como transmissão automática seqüencial de seis velocidades, que equipa todas as versões.
Importado da Coreia do Sul, custa a partir de R$ 96,9 mil e esta disponível nas concessionárias da marca a partir do dia 24 de maio.
 
Apesar de muitas melhorias permanecerem invisíveis aos olhos, as mudanças mais expressivas ocorreram externamente. E mudar é preciso, já que o páreo no segmento é bastante duro: Chevrolet Captiva, Ford Edge, Volkswagen Tiguan, BMW X3, Audi Q5, Volvo XC 60 e Cherokee Sport, além do Hyundai Santa Fe, estão entre os principais concorrentes.
O veículo traz nova grade, em harmonia com a linguagem global da Kia, inspirada em um tigre. À primeira vista, destacam-se a grande área envidraçada, as molduras de rodas acentuadas, bem como os belos faróis dianteiros, a linha de cintura alta e as novas lanternas traseiras. As rodas de liga-leve aro 18 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R18, proporcionam segurança em curvas.

 

      

O novo Sorento parece maior porque está realmente maior: são 4,68 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,71 m de altura. Em relação ao modelo anterior, é 9,5 cm mais longo e 1,5 cm mais baixo.
Na versão cinco lugares, pesa 1.720 quilos e, na de sete, 1.839 quilos. Em termos de tecnologia, a maior modificação pela qual o Sorento passou é que agora sua estrutura consiste em um monobloco, e não mais chassi.
Além disso, seu coeficiente aerodinâmico baixou de 0,42 para 0,38, o que se traduz em maior agilidade e economia de combustível. Internamente, mais espaço e luxo na cabine para a comodidade dos ocupantes. 
 
Os dois novos motores à gasolina são o 2.4 quatro cilindros e o 3.5 seis cilindros (que é menor e mais potente que o anterior, 3.8 litros). O 3.5 V6, da família Lambda II, conta com componentes de baixo atrito e bloco, cabeçote e cárter de alumínio, com dual CVVT (comando de válvulas continuamente variável para válvulas de admissão e escape), desenvolvendo 278 cv e 34,2 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,7 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h, conforme medições feitas pela Kia.

        

Já o 2.4 DOHC, da família Theta II, conta igualmente com dual CVVT, quatro válvulas por cilindro e construção em alumínio para a redução de peso, rendendo 174 cv a 6.000 rpm e 23 kgfm de torque a 3.750 rpm. Quando equipado com este propulsor, o Sorento acelera de 0 a 100 km/h em 10,5s e atinge máxima de 190 km/h. Quanto ao consumo, segundo o fabricante, em trajetos mistos o veículo equipado com motor 2.4 faz de 8,5 km/l a 9 km/l, enquanto o 3.5 V6 faz de 5,5 km/l a 6,5 km/l.

      

Suspensão mais onn-road
Os engenheiros da Kia conseguiram equalizar uma difícil tarefa em se tratando de SUV: desenvolver uma suspensão que seja confortável na cidade e que responda à altura em eventuais situações off-road.
Mesmo assim, segundo o fabricante, ele está mais onn-road e menos off-road. Traduzindo: mais urbano, atendendo ao perfil de seus compradores. A suspensão traseira, que antes era não-idependente, no novo Sorento é independente multi-link, montada em um sub-chassi. Na dianteira, sai a Double Wishbone a entra a tradicional MCPherson, que é mais compacta, leve e muito mais barata. Já a direção hidráulica é progressiva.
 
Quanto a itens de segurança, o carro ganhou um pacote de equipamentos de última geração: controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD e dez air-bags. Além disso, o percentual de utilização de chapas de aço de alta resistência, que garantem maior rigidez e segurança aos ocupantes, aumentou para 70,4% na nova versão, índice bem maior que os 40% da versão anterior. Outra inovação é um aro reforçado na área da coluna B. ‘’Funciona como se fosse um santo-antônio invisível’’, explica o diretor de Treinamento da Kia, Ben-Geder Trindade.

 Carro vem para suprir a falta de Sportage
O novo Sorento chega em um momento estratégico, isso porque esta versão do Sportage já deixou de ser fabricada e dará lugar à nova, que chega em outubro.     
‘‘O novo Sorento é um novo produto, com alta tecnologia e design exterior de SUV, mas com um interior prático e luxuoso’’, avalia o diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil, Ary Jorge Ribeiro. A excpectativa é comercializar 4,2 mil unidades de junho a dezembro deste ano.
 

 

 

O novo  Kia Sorento
 
Enviado por: autoreview.com.br
Publicador: kia
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Confira o vídeo ao lado,  que mostra o interior do Kia Sorento.

 

Confira o video abaixo, que mostra o comercial do novo Kia Sorento