São Paulo – SP - O novo JAC J6 em sua versão para 2014, estreia no Brasil com mudanças na dianteira, incluindo faróis, pára-choque e grade redesenhados, lanternas bipartidas horizontais e novo pára-choque na traseira, além do painel de instrumentos e das laterais de portas totalmente reestilizados, o J6 só não mudou o vasto catálogo de equipamentos de série e seus 6 anos de garantia, que já são a marca registrada da família JAC Motors, como bem disse o presidente da JAC Brasil, Sérgio Habib que anfitrionou e ainda acompanhou os jornalistas especializados durante o test drive de São Paulo até Guarulhos.
O Diamond, que oferece 7 assentos, foi todo projetado e desenvolvido pela equipe de engenheiros da JAC Motors do Brasil para, além de garantir o mesmo custo-benefício que o consagrou em desde seu lançamento no Brasil, há pouco mais de dois anos, atender às necessidades do consumidor brasileiro em espaço, conforto, segurança (com sistema ISOFIX na versão de 5 lugares, que é um padrão internacional de pontos de fixação de assentos de segurança infantil) e ergonomia.
No painel, a JAC aposta em fácil utilização e elegância. O conta-giros e o velocímetro ganharam as luzes brancas indiretas de intensidade ajustável. Marcador do nível do tanque de combustível e termômetro de água do motor são digitais. Há mais novidades entre os instrumentos: o TPMS (Tire Pressure Monitoring System, ou Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus) acusa por intermédio de uma luz-espia toda vez que um dos pneus estiver 25% acima ou abaixo da calibragem especificada.
O volante também é novo, mas mantém os controles de áudio, agora concentrados do lado direito. No centro, ar-condicionado digital e rádio com CD e entrada USB, em novo design, dividem o espaço harmoniosamente. Os controles dos vidros, travas e retrovisores elétricos, além do acabamento em black piano, ganharam novas posições, visando melhorias de acesso. Os faróis do novo J6 ganharam a função AUTO, que promove o acendimento automático das luzes externas de acordo com a luminosidade ambiente.
Conforto e equipamentos
A lista de equipamentos de série é grande, assim como o espaço e o conforto do J6. Tanto a versão de 5 lugares quanto a Diamond vêm de série com ar-condicionado, freios ABS com EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16”, faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor de estacionamento (traseiro).
Na parte interna, o volante, ajustável em altura, possui comandos para o rádio MP3 e CD player. Além disso, o carro vem de fábrica com direção hidráulica, retrovisores, travas e vidros elétricos; espelho e iluminação nos para-sóis, porta-óculos e tomada de 12 volts: ao lado do acendedor de cigarros. O console central traseiro possui saídas do ar condicionado.
Os bancos da frente possuem regulagem de altura e os traseiros são dotados de regulagens individuais – na versão Diamond –, ou seja, cada um dos três integrantes pode ajustar a inclinação do encosto e a distância longitudinal do assento. Nesta versão de 7 lugares, o acesso para a terceira fileira é feita pelas portas laterais traseiras e os ocupantes também podem reclinar o encosto.
As medidas do J6 também garantem uma sensação confortável: ele é um dos maiores modelos do mercado. O veículo tira proveito de seu comprimento de 4,55 metros e sua largura de 1,78 metro para dar mais espaço para os ocupantes.
O porta-malas tem 720 litros na versão com 5 lugares. No J6 Diamond, em função da fileira extra de assentos, o espaço é de 198 litros. Entretanto, como todos os bancos da parte traseira podem ser facilmente removidos, o J6 passa a ter uma capacidade de 2.200 litros.
Mantendo o “DNA” JAC Motors, o monovolume visa oferecer o melhor custo-benefício para que o consumidor brasileiro possa desfrutar da sensação única de ter um carro que oferece tudo o que se pode oferecer por um preço justo.
Motorização
Com seu motor 2.0 16V com duplo comando de válvula do cabeçote, desenvolvido pela própria JAC Motors, o J6 assegura um desempenho compatível com sua proposta familiar. A unidade gera 136 cv de potência a 5.500 rpm e proporciona torque máximo de 187 Nm (19,1 kgfm) a 4.000 rpm. As relações de marcha da transmissão de cinco velocidades não foram alteradas, embora a Engenharia da marca, em conjunto com a ação dos técnicos brasileiros, tenha promovido alterações nos engates, através de mudanças no trambulador. Os engates tornaram-se mais curtos e precisos.
A velocidade máxima da minivan é de 183 km/h, sendo que a marca dos 100 km/h é alcançada em 13,1 segundos. Para garantir a eficiência nas frenagens, o J6 oferece discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos na traseira. Ele já vem com assistência de ABS e EBD de série.
Com o tradicional sistema McPherson na frente e Dual Link na traseira, o J6 apresenta um sistema de suspensão independente nas quatro rodas, que, além de pressupor um maior conforto em diferentes tipos de piso, assegura maior neutralidade direcional em condições extremas (curvas acentuadas ou frenagens de pânico, por exemplo), já que a geometria das rodas é mantida com maior eficiência.