O novo Ford Edge

O editor viajou a conviete da montadora

Ford Edge 2011 – Um toque de classe 

autoreview
jornal da savassi
 

 

São Paulo – SP – Foi pelo trânsito das marginais paulistanas que a Ford do Brasil mostrou para os jornalistas especializados o Ford Edge, modelo 2011.  Ele chega com requisitos a mais de beleza, sofisticação, imponência,  segurança e tecnologia embarcada. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.

“O Ford Edge 2011 é um show de tecnologia e inovação, por dentro, por fora e sob o capô. Venceu diversos prêmios nos Estados Unidos e é um produto premium que agrega valor à marca e ao portfólio da Ford no Brasil”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “O Ford Edge oferece um nível de tecnologia e qualidade sem igual, com 3 anos de garantia, para clientes exigentes que buscam o melhor da categoria”.

Entre as tecnologias inovadoras e exclusivas oferecidas pelo Ford Edge 2011 estão o sistema MyFord Touch com telas de LCD configuráveis no painel, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente sem chave, partida remota, acionamento do motor por botão Ford Power, sistema multimídia SYNC® de segunda geração com conexão Bluetooth para celular e comandos de voz, som Sony® de qualidade premium, central de mídia com duas entradas USB, conexão para cartão de memória SD, entrada de áudio e vídeo, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva e bancos com ajuste elétrico em 10 direções.

O Ford Edge 2011 tem um visual forte e marcante, que se impõe tanto pelo porte como pelas linhas robustas e esportivas, inspiradas na linguagem de design Kinetic da Ford. A frente foi totalmente renovada, desde o capô até os para-choques, passando pelos para-lamas, pela nova grade cromada de três barras e faróis de desenho alongado com refletores ópticos de superfície complexa. A iluminação auxiliar no para-choque, formando uma linha horizontal, é outro toque diferenciado.

As novas rodas de 18 e 20 polegadas acentuam a robustez do crossover. A traseira, elegante, exibe novas lanternas, novo para-choque, uma régua cromada na tampa do porta-malas com o oval Ford no centro e duas saídas de escapamento de 4 polegadas. O teto solar elétrico panorâmico contribui para criar um ambiente amplo e iluminado na cabine.

Totalmente novo, o interior segue um estilo arrojado e de alto padrão, que inclui acabamento em madeira na versão Limited. O painel, os painéis das portas e o console central são revestidos em material “soft touch”. A direção, com formato e comandos ergonômicos, tem acabamento interno pintado na cor prata. O novo quadro de instrumentos traz um display de LCD colorido. A iluminação do painel na tonalidade azul “Ice Blue” é outro detalhe de requinte da cabine.

O console central desenha uma curva fluida, inspirada em queda d’água, com porta-objetos iluminados. Ele exibe também a nova tela central de 8 polegadas do sistema SYNC®. O quadro de instrumentos da versão SEL é composto de velocímetro e conta-giros analógicos, separados por uma tela de LCD central. Já a versão Limited traz o velocímetro analógico no centro, com duas telas de LCD configuráveis de cada lado.
A nova versão 2011  chega ao mercado brasileiro com seis opções de cores perolizadas: preto Bristol, vermelho Córdoba, prata Dublin, azul Creta, vermelho Bordeaux e branco Sibéria. O revestimento interno é em couro preto na versão SEL e em couro cinza Light Stone na versão Limited.


 

Alto padrão de segurança e conforto
Seu conjunto completo de segurança inclui tração AWD, 6 air bags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, economizador de bateria, sistema antifurto EPATS, controle eletrônico de tração e de estabilidade AdvanceTrac, que garante mais segurança em curvas e manobras bruscas, reduzindo os riscos de  derrapagens e capotamento, e sistema SOS de alerta pós-acidente.
O interior ficou ainda mais requintado e silencioso, com aprimoramentos na isolação acústica e nova opção de acabamento em couro cinza Light Stone. Entre outros equipamentos de conveniência e conforto, ele oferece sistema de abertura e partida sem chave – basta estar com a chave no bolso para abrir a porta, ou ligar o carro usando o botão Power Start –, abertura automática do porta-malas e sistema EasyFold de rebatimento dos bancos para transporte de volumes.
      
Motor
O propulsor que equipa o Ford Edge 2011 é um potente V6 de 3.5 litros que gera uma potência de 289 cv (@ 6.500 rpm) – 20 cv a mais que o modelo anterior – e torque de 343 Nm (@ 4.000 rpm), com transmissão automática sequencial de 6 velocidades.
O duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT) é uma de suas inovações. Ele permite o ajuste contínuo do motor ao fluxo de ar para obter máxima eficiência e aumenta em cerca de 4% a economia de combustível.


 

Interior silencioso
A aplicação de novos materiais isolantes trouxe uma redução significativa no nível de ruído de rolagem e de vento do veículo. Ele ganhou para-brisa e vidros laterais acústicos, mais espessos, a adição de espumas expansíveis nas caixas de rodas e no pilar traseiro, isolamento mais eficiente no painel corta-fogo e cobertura do motor com material fonoabsorvente. O forro de teto e o carpete acústicos também contribuem para a absorção de ruídos.
O sistema de admissão de ar e o escapamento foram retrabalhados para melhorar a sonoridade do motor. O conversor de torque da transmissão também foi modificado para reduzir as rotações do motor e o ruído durante manobras de saídas.
      
Painel configurável e interativo
O Ford Edge 2011 traz uma tecnologia pioneira na indústria para conectar o motorista com o veículo e seus aparelhos digitais de uma maneira mais inteligente, segura e simples: o sistema MyFord Touch. Em vez dos mostradores tradicionais, ele traz duas telas de LCD coloridas de 4,2 polegadas no painel, ao lado do velocímetro analógico, que tem também um indicador luminoso da marcha selecionada. Dois botões de cinco pontos – como os usados nos novos aparelhos eletrônicos – instalados na direção permitem personalizar as telas e controlar suas funções. Os comandos também podem ser feitos por voz.

Cada categoria de informação é exibida em cores diferentes para facilitar a identificação: vermelho para a parte de entretenimento; azul para a climatização; amarelo para o celular e verde para informações. Conta-giros, temperatura da água e computador de bordo são outras funções que podem ser selecionadas, assim como a configuração de idioma (inglês, espanhol ou francês), da medição de distância (em quilômetros ou milhas) e temperatura (em graus Celsius ou Farenheit).

O sistema se completa com a tela de LCD de 8 polegadas do sistema SYNC® instalada no console, com comandos “touch screen”. Ela permite visualizar as informações de entretenimento, celular e ar-condicionado, em telas configuráveis, e traz uma central de mídia com duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo (RCA).
 

      

Versões completas
O Ford Edge 2011 é disponível nas versões SEL e Limited, com 3 anos de garantia. A SEL vem com: transmissão automática sequencial de seis velocidades SelectShift, tração AWD, rodas de 18 polegadas, 6 air bags, ar-condicionado “dual zone”, bancos de couro preto, sensor de ré, banco com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro, sistema EasyFold de rebatimento dos bancos, CD player/MP3 com entrada auxiliar e  chave configurável MyKey, por R$122.100.

A versão Limited traz também: sistema MyFord Touch com SYNC® de segunda geração, abertura e fechamento automático do porta-malas, partida remota, botão de partida Ford Power e acesso inteligente, câmera de ré, Sony® Premium Sound, rodas de 20 polegadas, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, sensor de chuva, bancos com memória e acabamento em couro na cor cinza Ligth Stone e materiais de acabamento diferenciados, por R$133.910. Com a opção do teto solar panorâmico "Vista Roof" o preço é R$142.610.

A garantia de 3 anos e a assistência técnica oferecida pela Rede Ford em todo o Brasil são outras vantagens da linha Edge 2011, que conta com os preços de revisão e da cesta de peças de reposição mais econômicos da categoria.
O modelo oferece ainda 6 airbags, freios ABS nas quatro rodas com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e Sistema de Segurança Pessoal Ford, composto de sensor de severidade de acidentes com cintos pré-tensionados com retrator de gerenciamento de força, sensor de posição do banco do motorista e detecção de passageiro na dianteira.

O Edge tem a maior distância entre-eixos entre os competidores diretos, de 2.825 mm. O comprimento de 4.679 mm, a largura de 1.930 mm (sem espelhos) e a altura de 1.709 mm também garantem amplo espaço e conforto para os cinco ocupantes.
 

Qualidade global
Produzido em Oakville, no Canadá, o Ford Edge 2011 é comercializado em mais de 60 países. Está presente no Brasil, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Uruguai, Venezuela e outros países da América Central, Ásia, África e Oriente Médio.

É o líder dos crossovers nos Estados Unidos desde o lançamento. em 2006, com a média de 8 mil unidades por mês. Esse sucesso de vendas é acompanhado do reconhecimento dos especialistas. O Edge 2011 foi eleito o “Utilitário do Ano 2011" pela Associação dos Jornalistas Automotivos do Canadá (AJAC). É mais um prêmio para a sua galeria, que conta também com o “10 Ward's Best Engines”, classificação cinco estrelas de segurança do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos), “Top Safety Pick” do Insurance Institute, “Crossover do Ano do Texas”, “Melhor Carro para a Família” e “Prêmio AutoPacific de Satisfação do Cliente”.
 

      

Segmento em crescimento
       Para muita gente, o conceito de crossover – veículo que combina os atributos de um utilitário esportivo com o conforto de um sedã – ainda é novidade. Esse cruzamento resulta num produto adequado tanto para uso urbano quanto para o lazer, uma união de requinte e esportividade que se tornou símbolo de estilo de vida e status. Essas características estão presentes no design, segurança, tecnologia, conforto e comodidade do Ford Edge 2011.
      
Lançado no Salão do Automóvel de 2008, o Edge foi o primeiro crossover da Ford no Brasil, com vendas iniciadas no mesmo ano. Ele completou o portfólio da marca, com um produto avançado no concorrido segmento crossover Premium, com a proposta de ser referência e líder em tecnologia e segurança.
      
O volume de vendas dos crossovers médios vêm crescendo de forma progressiva no Brasil e mais que dobrou nos últimos cinco anos. Saiu de 15,2 mil unidades em 2006 para 31,9 mil em 2009. Em 2010, as vendas até outubro já somam 36,5 unidades, segundo o Renavam. Esse “boom” do segmento, com crescimento superior ao da indústria, foi impulsionado pela tendência de estabilidade do câmbio, que permitiu a importação da nova geração de modelos disponível na América do Norte, com alto padrão de tecnologia. É uma categoria do mercado muito disputada, que conta com vários competidores, diretos e indiretos, na mesma faixa de preço.

 

      

Ford Edge 2011
MOTOR V6 3.5: MAIS POTÊNCIA E ECONOMIA
COM DUPLO COMANDO VARIÁVEL

 O Ford Edge 2011 traz aprimoramentos no motor Duratec V6 3.5 para oferecer mais potência e menor consumo. Ele tem 289 cv – 20 cv a mais que o modelo 2010 – e é 10% mais eficiente no consumo de combustível. Uma de suas inovações é o duplo comando de válvulas variável e independente (Ti-VCT), que permite o ajuste contínuo do motor para maximizar o fluxo de ar e a eficiência volumétrica, melhorando a economia de combustível.
      
O sistema Ti-VCT conta com solenóides eletrônicas que direcionam a pressão de óleo para cada comando de válvulas. “Os eixos de comando rotacionam em relação à sua posição inicial e permitem que o tempo de abertura de válvulas seja adiantado ou atrasado, de forma precisa e independente, tanto para a admissão como para o escape, para aumentar a eficiência do motor”, explica Linus De Paoli, da Engenharia de Veículos da Ford.
      
Como principais vantagens, ele traz um aumento de até 7% na potência e de 5% no torque, melhorando as acelerações e retomadas. Também reduz em até 4% o consumo de combustível, assim como as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos sem comprometer a qualidade da marcha lenta. Além disso, melhora a partida a frio sem comprometer o nível de emissões.
      
Outros aprimoramentos contribuem para aumentar a eficiência e economia do Edge 2011. O motor ganhou jato de óleo para resfriamento dos pistões, novo coletor de admissão e câmara de combustão otimizada. A rotação da marcha lenta foi reduzida de 620 para 600 rpm. O sistema de injeção é calibrado para produzir um corte mais agressivo na alimentação de combustível nas situações em que é detectado desperdício na desaceleração. O sistema de direção é dotado de bomba de volume variável.
      
A partida eletrônica e o alternador com uma nova estratégia de operação – que sai do sistema quando o motor está em baixa rotação – também contribuem para esse ganho de eficiência.
      
Menor consumo
       A aerodinâmica da carroceria foi aprimorada, com a aplicação de proteções e spoilers no assoalho e modificações na grade, que ajudam a reduzir o arrasto. O sistema de monitoramento da bateria permite o aumento na carga do alternador em frenagens e desacelerações. Seus pneus, com baixa resistência ao rolamento, são de uma nova geração que também favorece a eficiência. Como resultado, o Edge 2011 faz 8,6 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, o que resulta em um consumo combinado de 10,1 km/l.
      
A nova transmissão automática sequencial de 6 velocidades é outro avanço que contribui para melhorar a performance e a economia de combustível, junto com o motor V6 3.5 Ti-VCT. Além da comodidade da operação automática, ela conta com a opção de trocas sequenciais manuais através do botão localizado na alavanca.
      
A suspensão também traz amortecedores, molas e barras estabilizadoras recalibradas para uma condução mais firme. Os freios a disco nas quatro rodas aumentam a força de frenagem. Os novos pneus de 18” no Edge SEL e de 20” no Edge Limited contribuem para aumentar a tração, a estabilidade e também a economia de combustível, com características que reduzem a resistência ao rolamento.
      

TECNOLOGIA, CONFORTO E CONECTIVIDADE

       O Ford Edge 2011 traz um pacote de tecnologia único no segmento, com 16 novos equipamentos: sistema MyFord Touch, sistema multimídia SYNC® de segunda geração, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente sem chave, partida remota, acionamento do motor por botão Ford Power, sistema de áudio Sony® Premium Sound, duas entradas USB, conexão para cartão de memória SD, entrada de áudio e vídeo, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, bancos com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro e motor 3.5 Ti-VCT.
      
Os controles intuitivos no volante permitem comandar os sistemas de informação e entretenimento do veículo com conforto e segurança, sem precisar tirar a mão da direção e desviar a atenção da pista
Funções personalizadas
      
O comando de voz pode ser feito em inglês, espanhol ou francês. A cabine tem ainda um sistema de iluminação que permite a escolha de 7 cores diferentes, criando ambientes diferenciados de acordo com o gosto e a necessidade de customizar o interior do Edge.
      
“Os controles do Edge 2011 são simples e intuitivos, como os de um celular e criam um novo padrão de interatividade com o veículo, usando os botões na direção ou o comando de voz”, explica Lucíola Almeida, gerente de Marketing da Ford.
      
      
SYNC® e central de mídia

       O sistema SYNC® de segunda geração do Edge 2011 traz uma nova tela de 8 polegadas no console que oferece visão nítida e ampla de todas as funções (no modelo anterior, a tela era de 6,2 polegadas). Outra novidade é que ele incorpora também a seleção de cores da iluminação ambiente, antes feita por meio de um botão.
      
O sistema inclui um novo sistema de áudio Sony® Premium Sound com telas sensíveis ao toque e acabamento em preto brilhante “piano black”. Com 390 watts de potência e 12 alto-falantes premium, ele usa a tecnologia Dolby Pro Logic para criar um som ambiente digital 5.1, que oferece a qualidade sonora dos melhores home-theatres.
      
Conveniência e sofisticação
 O Edge 2011 traz também novos equipamentos de conforto e conveniência que aumentam o nível de sofisticação a bordo. A chave com acesso inteligente permite o destravamento das portas por sensores de proximidade. Basta estar com a chave no bolso para a porta se destravar ao toque da maçaneta.       O acionamento do motor é feito por um simples toque no botão Ford Power. O sensor de chuva aciona os limpadores do para-brisa automaticamente ao detectar a presença de água no vidro.
      
O sistema EasyFoldSystem faz o rebatimento automático dos bancos traseiros quando se quer ampliar o espaço para o transporte de objetos volumosos. A porta do porta-malas também tem abertura e fechamento automático, com o Power Litfgate.
      
      
Mais competitivo
 Antes oferecido em versão única, o Ford Edge passa a contar com duas versões, SEL e Limited, na linha 2011. Ele vem equipado de série na versão SEL com: tração integral AWD, transmissão automática sequencial de 6 velocidades com trocas na alavanca do câmbio, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 245/60 R18, ar-condicionado “dual zone”, 6 airbags  (dianteiros, laterais e cortinas), sensor de ré, CD-player/MP3 com entrada auxiliar e 6 alto-falantes, bancos de couro com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e em 6 posições para o passageiro, rebatimento automático dos bancos traseiros (EasyFold System) e chave MyKey.
      
A versão Limited oferece ainda: MyFord Touch com duas telas configuráveis de 4,2 polegadas no painel, sistema multimídia SYNC® (CD-player/MP3 Sony Premium Sound com 12 alto-falantes, conexão Bluetooth, duas entradas USB, leitor de cartão de memória, entrada de vídeo RCA, tela de 8 polegadas sensível ao toque, comando por voz das funções de áudio, ar-condicionado e telefone, personalização da luz ambiente com sete opções de cores), partida pelo botão Ford Power ou por controle remoto, sistema de acesso inteligente, câmera de ré, sistema de monitoramento de pontos cegos, sensor de chuva, memórias para ajuste do banco do motorista e espelhos retrovisores, abertura e fechamento automático do porta-malas, rodas de liga leve de 20 polegadas com inserto cromado, pneus 245/50 R20 e bancos em couro cinza Light Stone. Teto solar elétrico panorâmico de dois estágios (Vista Roof) é opcional.
      
A linha chega com preços reposicionados para baixo, que aumentam a sua competitividade dentro do segmento, a partir de R$122.100 na versão SEL. A versão Limited parte de R$133.910, ou R$142.610 com teto solar panorâmico.
Garantia e assistência
      
A linha oferece três anos de garantia, com assistência técnica da Rede Ford em todo o Brasil. Em comparação com os principais concorrentes da categoria o Ford Edge é o crossover com o menor custo de manutenção e reparabilidade, tanto no preço das revisões como na cesta de peças de reposição, de acordo com os principais indicadores do mercado.
      
O cliente conta também com a tranquilidade de saber quanto vai gastar em cada revisão do seu carro, com o sistema Revisão Preço Fixo Ford. O Ford Edge 2011 conta com os seguintes valores de revisão: aos 6 meses ou 10.000 km, R$ 232,00; aos 12 meses ou 20.000 km, R$ 288,00; aos 18 meses ou 30.000 km, R$ 356,00; aos 24 meses ou 40.000 km, R$ 864,00; aos 30 meses ou 50.000 km, R$ 388,00; e aos 36 meses ou 60.000 km, R$ 750,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O novo Ford Edge

O editor viajou a conviete da montadora

Ford Edge 2011 – Um toque de classe 

autoreview
jornal da savassi
 

São Paulo – SP – Foi pelo trânsito das marginais paulistanas que a Ford do Brasil mostrou para os jornalistas especializados o Ford Edge, modelo 2011.  Ele chega com requisitos a mais de beleza, sofisticação, imponência,  segurança e tecnologia embarcada. Líder de vendas da categoria nos Estados Unidos, ele passou por uma renovação completa, desde o design, materiais de acabamento, tecnologias de conectividade até o motor 3.5 V6 Ti-VCT, o mais potente e econômico da classe, junto com a transmissão automática sequencial de 6 velocidades com troca de marchas na alavanca do câmbio.

“O Ford Edge 2011 é um show de tecnologia e inovação, por dentro, por fora e sob o capô. Venceu diversos prêmios nos Estados Unidos e é um produto premium que agrega valor à marca e ao portfólio da Ford no Brasil”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “O Ford Edge oferece um nível de tecnologia e qualidade sem igual, com 3 anos de garantia, para clientes exigentes que buscam o melhor da categoria”.

Entre as tecnologias inovadoras e exclusivas oferecidas pelo Ford Edge 2011 estão o sistema MyFord Touch com telas de LCD configuráveis no painel, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente sem chave, partida remota, acionamento do motor por botão Ford Power, sistema multimídia SYNC® de segunda geração com conexão Bluetooth para celular e comandos de voz, som Sony® de qualidade premium, central de mídia com duas entradas USB, conexão para cartão de memória SD, entrada de áudio e vídeo, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva e bancos com ajuste elétrico em 10 direções.

O Ford Edge 2011 tem um visual forte e marcante, que se impõe tanto pelo porte como pelas linhas robustas e esportivas, inspiradas na linguagem de design Kinetic da Ford. A frente foi totalmente renovada, desde o capô até os para-choques, passando pelos para-lamas, pela nova grade cromada de três barras e faróis de desenho alongado com refletores ópticos de superfície complexa. A iluminação auxiliar no para-choque, formando uma linha horizontal, é outro toque diferenciado.

As novas rodas de 18 e 20 polegadas acentuam a robustez do crossover. A traseira, elegante, exibe novas lanternas, novo para-choque, uma régua cromada na tampa do porta-malas com o oval Ford no centro e duas saídas de escapamento de 4 polegadas. O teto solar elétrico panorâmico contribui para criar um ambiente amplo e iluminado na cabine.

Totalmente novo, o interior segue um estilo arrojado e de alto padrão, que inclui acabamento em madeira na versão Limited. O painel, os painéis das portas e o console central são revestidos em material “soft touch”. A direção, com formato e comandos ergonômicos, tem acabamento interno pintado na cor prata. O novo quadro de instrumentos traz um display de LCD colorido. A iluminação do painel na tonalidade azul “Ice Blue” é outro detalhe de requinte da cabine.

O console central desenha uma curva fluida, inspirada em queda d’água, com porta-objetos iluminados. Ele exibe também a nova tela central de 8 polegadas do sistema SYNC®. O quadro de instrumentos da versão SEL é composto de velocímetro e conta-giros analógicos, separados por uma tela de LCD central. Já a versão Limited traz o velocímetro analógico no centro, com duas telas de LCD configuráveis de cada lado.
A nova versão 2011  chega ao mercado brasileiro com seis opções de cores perolizadas: preto Bristol, vermelho Córdoba, prata Dublin, azul Creta, vermelho Bordeaux e branco Sibéria. O revestimento interno é em couro preto na versão SEL e em couro cinza Light Stone na versão Limited.


 

Alto padrão de segurança e conforto
Seu conjunto completo de segurança inclui tração AWD, 6 air bags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, câmera de ré, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, economizador de bateria, sistema antifurto EPATS, controle eletrônico de tração e de estabilidade AdvanceTrac, que garante mais segurança em curvas e manobras bruscas, reduzindo os riscos de  derrapagens e capotamento, e sistema SOS de alerta pós-acidente.
O interior ficou ainda mais requintado e silencioso, com aprimoramentos na isolação acústica e nova opção de acabamento em couro cinza Light Stone. Entre outros equipamentos de conveniência e conforto, ele oferece sistema de abertura e partida sem chave – basta estar com a chave no bolso para abrir a porta, ou ligar o carro usando o botão Power Start –, abertura automática do porta-malas e sistema EasyFold de rebatimento dos bancos para transporte de volumes.
      
Motor
O propulsor que equipa o Ford Edge 2011 é um potente V6 de 3.5 litros que gera uma potência de 289 cv (@ 6.500 rpm) – 20 cv a mais que o modelo anterior – e torque de 343 Nm (@ 4.000 rpm), com transmissão automática sequencial de 6 velocidades.
O duplo comando variável e independente de válvulas (Ti-VCT) é uma de suas inovações. Ele permite o ajuste contínuo do motor ao fluxo de ar para obter máxima eficiência e aumenta em cerca de 4% a economia de combustível.


 

Interior silencioso
A aplicação de novos materiais isolantes trouxe uma redução significativa no nível de ruído de rolagem e de vento do veículo. Ele ganhou para-brisa e vidros laterais acústicos, mais espessos, a adição de espumas expansíveis nas caixas de rodas e no pilar traseiro, isolamento mais eficiente no painel corta-fogo e cobertura do motor com material fonoabsorvente. O forro de teto e o carpete acústicos também contribuem para a absorção de ruídos.
O sistema de admissão de ar e o escapamento foram retrabalhados para melhorar a sonoridade do motor. O conversor de torque da transmissão também foi modificado para reduzir as rotações do motor e o ruído durante manobras de saídas.
      
Painel configurável e interativo
O Ford Edge 2011 traz uma tecnologia pioneira na indústria para conectar o motorista com o veículo e seus aparelhos digitais de uma maneira mais inteligente, segura e simples: o sistema MyFord Touch. Em vez dos mostradores tradicionais, ele traz duas telas de LCD coloridas de 4,2 polegadas no painel, ao lado do velocímetro analógico, que tem também um indicador luminoso da marcha selecionada. Dois botões de cinco pontos – como os usados nos novos aparelhos eletrônicos – instalados na direção permitem personalizar as telas e controlar suas funções. Os comandos também podem ser feitos por voz.

Cada categoria de informação é exibida em cores diferentes para facilitar a identificação: vermelho para a parte de entretenimento; azul para a climatização; amarelo para o celular e verde para informações. Conta-giros, temperatura da água e computador de bordo são outras funções que podem ser selecionadas, assim como a configuração de idioma (inglês, espanhol ou francês), da medição de distância (em quilômetros ou milhas) e temperatura (em graus Celsius ou Farenheit).

O sistema se completa com a tela de LCD de 8 polegadas do sistema SYNC® instalada no console, com comandos “touch screen”. Ela permite visualizar as informações de entretenimento, celular e ar-condicionado, em telas configuráveis, e traz uma central de mídia com duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio e vídeo (RCA).
 

      

Versões completas
O Ford Edge 2011 é disponível nas versões SEL e Limited, com 3 anos de garantia. A SEL vem com: transmissão automática sequencial de seis velocidades SelectShift, tração AWD, rodas de 18 polegadas, 6 air bags, ar-condicionado “dual zone”, bancos de couro preto, sensor de ré, banco com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro, sistema EasyFold de rebatimento dos bancos, CD player/MP3 com entrada auxiliar e  chave configurável MyKey, por R$122.100.

A versão Limited traz também: sistema MyFord Touch com SYNC® de segunda geração, abertura e fechamento automático do porta-malas, partida remota, botão de partida Ford Power e acesso inteligente, câmera de ré, Sony® Premium Sound, rodas de 20 polegadas, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, sensor de chuva, bancos com memória e acabamento em couro na cor cinza Ligth Stone e materiais de acabamento diferenciados, por R$133.910. Com a opção do teto solar panorâmico "Vista Roof" o preço é R$142.610.

A garantia de 3 anos e a assistência técnica oferecida pela Rede Ford em todo o Brasil são outras vantagens da linha Edge 2011, que conta com os preços de revisão e da cesta de peças de reposição mais econômicos da categoria.
O modelo oferece ainda 6 airbags, freios ABS nas quatro rodas com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e Sistema de Segurança Pessoal Ford, composto de sensor de severidade de acidentes com cintos pré-tensionados com retrator de gerenciamento de força, sensor de posição do banco do motorista e detecção de passageiro na dianteira.

O Edge tem a maior distância entre-eixos entre os competidores diretos, de 2.825 mm. O comprimento de 4.679 mm, a largura de 1.930 mm (sem espelhos) e a altura de 1.709 mm também garantem amplo espaço e conforto para os cinco ocupantes.
 

Qualidade global
Produzido em Oakville, no Canadá, o Ford Edge 2011 é comercializado em mais de 60 países. Está presente no Brasil, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Uruguai, Venezuela e outros países da América Central, Ásia, África e Oriente Médio.

É o líder dos crossovers nos Estados Unidos desde o lançamento. em 2006, com a média de 8 mil unidades por mês. Esse sucesso de vendas é acompanhado do reconhecimento dos especialistas. O Edge 2011 foi eleito o “Utilitário do Ano 2011" pela Associação dos Jornalistas Automotivos do Canadá (AJAC). É mais um prêmio para a sua galeria, que conta também com o “10 Ward's Best Engines”, classificação cinco estrelas de segurança do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos), “Top Safety Pick” do Insurance Institute, “Crossover do Ano do Texas”, “Melhor Carro para a Família” e “Prêmio AutoPacific de Satisfação do Cliente”.
 

      

Segmento em crescimento
       Para muita gente, o conceito de crossover – veículo que combina os atributos de um utilitário esportivo com o conforto de um sedã – ainda é novidade. Esse cruzamento resulta num produto adequado tanto para uso urbano quanto para o lazer, uma união de requinte e esportividade que se tornou símbolo de estilo de vida e status. Essas características estão presentes no design, segurança, tecnologia, conforto e comodidade do Ford Edge 2011.
      
Lançado no Salão do Automóvel de 2008, o Edge foi o primeiro crossover da Ford no Brasil, com vendas iniciadas no mesmo ano. Ele completou o portfólio da marca, com um produto avançado no concorrido segmento crossover Premium, com a proposta de ser referência e líder em tecnologia e segurança.
      
O volume de vendas dos crossovers médios vêm crescendo de forma progressiva no Brasil e mais que dobrou nos últimos cinco anos. Saiu de 15,2 mil unidades em 2006 para 31,9 mil em 2009. Em 2010, as vendas até outubro já somam 36,5 unidades, segundo o Renavam. Esse “boom” do segmento, com crescimento superior ao da indústria, foi impulsionado pela tendência de estabilidade do câmbio, que permitiu a importação da nova geração de modelos disponível na América do Norte, com alto padrão de tecnologia. É uma categoria do mercado muito disputada, que conta com vários competidores, diretos e indiretos, na mesma faixa de preço.

 

      

Ford Edge 2011
MOTOR V6 3.5: MAIS POTÊNCIA E ECONOMIA
COM DUPLO COMANDO VARIÁVEL

 O Ford Edge 2011 traz aprimoramentos no motor Duratec V6 3.5 para oferecer mais potência e menor consumo. Ele tem 289 cv – 20 cv a mais que o modelo 2010 – e é 10% mais eficiente no consumo de combustível. Uma de suas inovações é o duplo comando de válvulas variável e independente (Ti-VCT), que permite o ajuste contínuo do motor para maximizar o fluxo de ar e a eficiência volumétrica, melhorando a economia de combustível.
      
O sistema Ti-VCT conta com solenóides eletrônicas que direcionam a pressão de óleo para cada comando de válvulas. “Os eixos de comando rotacionam em relação à sua posição inicial e permitem que o tempo de abertura de válvulas seja adiantado ou atrasado, de forma precisa e independente, tanto para a admissão como para o escape, para aumentar a eficiência do motor”, explica Linus De Paoli, da Engenharia de Veículos da Ford.
      
Como principais vantagens, ele traz um aumento de até 7% na potência e de 5% no torque, melhorando as acelerações e retomadas. Também reduz em até 4% o consumo de combustível, assim como as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos sem comprometer a qualidade da marcha lenta. Além disso, melhora a partida a frio sem comprometer o nível de emissões.
      
Outros aprimoramentos contribuem para aumentar a eficiência e economia do Edge 2011. O motor ganhou jato de óleo para resfriamento dos pistões, novo coletor de admissão e câmara de combustão otimizada. A rotação da marcha lenta foi reduzida de 620 para 600 rpm. O sistema de injeção é calibrado para produzir um corte mais agressivo na alimentação de combustível nas situações em que é detectado desperdício na desaceleração. O sistema de direção é dotado de bomba de volume variável.
      
A partida eletrônica e o alternador com uma nova estratégia de operação – que sai do sistema quando o motor está em baixa rotação – também contribuem para esse ganho de eficiência.
      
Menor consumo
       A aerodinâmica da carroceria foi aprimorada, com a aplicação de proteções e spoilers no assoalho e modificações na grade, que ajudam a reduzir o arrasto. O sistema de monitoramento da bateria permite o aumento na carga do alternador em frenagens e desacelerações. Seus pneus, com baixa resistência ao rolamento, são de uma nova geração que também favorece a eficiência. Como resultado, o Edge 2011 faz 8,6 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, o que resulta em um consumo combinado de 10,1 km/l.
      
A nova transmissão automática sequencial de 6 velocidades é outro avanço que contribui para melhorar a performance e a economia de combustível, junto com o motor V6 3.5 Ti-VCT. Além da comodidade da operação automática, ela conta com a opção de trocas sequenciais manuais através do botão localizado na alavanca.
      
A suspensão também traz amortecedores, molas e barras estabilizadoras recalibradas para uma condução mais firme. Os freios a disco nas quatro rodas aumentam a força de frenagem. Os novos pneus de 18” no Edge SEL e de 20” no Edge Limited contribuem para aumentar a tração, a estabilidade e também a economia de combustível, com características que reduzem a resistência ao rolamento.
      

TECNOLOGIA, CONFORTO E CONECTIVIDADE

       O Ford Edge 2011 traz um pacote de tecnologia único no segmento, com 16 novos equipamentos: sistema MyFord Touch, sistema multimídia SYNC® de segunda geração, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente sem chave, partida remota, acionamento do motor por botão Ford Power, sistema de áudio Sony® Premium Sound, duas entradas USB, conexão para cartão de memória SD, entrada de áudio e vídeo, chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, bancos com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e 6 posições para o passageiro e motor 3.5 Ti-VCT.
      
Os controles intuitivos no volante permitem comandar os sistemas de informação e entretenimento do veículo com conforto e segurança, sem precisar tirar a mão da direção e desviar a atenção da pista
Funções personalizadas
      
O comando de voz pode ser feito em inglês, espanhol ou francês. A cabine tem ainda um sistema de iluminação que permite a escolha de 7 cores diferentes, criando ambientes diferenciados de acordo com o gosto e a necessidade de customizar o interior do Edge.
      
“Os controles do Edge 2011 são simples e intuitivos, como os de um celular e criam um novo padrão de interatividade com o veículo, usando os botões na direção ou o comando de voz”, explica Lucíola Almeida, gerente de Marketing da Ford.
      
      
SYNC® e central de mídia

       O sistema SYNC® de segunda geração do Edge 2011 traz uma nova tela de 8 polegadas no console que oferece visão nítida e ampla de todas as funções (no modelo anterior, a tela era de 6,2 polegadas). Outra novidade é que ele incorpora também a seleção de cores da iluminação ambiente, antes feita por meio de um botão.
      
O sistema inclui um novo sistema de áudio Sony® Premium Sound com telas sensíveis ao toque e acabamento em preto brilhante “piano black”. Com 390 watts de potência e 12 alto-falantes premium, ele usa a tecnologia Dolby Pro Logic para criar um som ambiente digital 5.1, que oferece a qualidade sonora dos melhores home-theatres.
      
Conveniência e sofisticação
 O Edge 2011 traz também novos equipamentos de conforto e conveniência que aumentam o nível de sofisticação a bordo. A chave com acesso inteligente permite o destravamento das portas por sensores de proximidade. Basta estar com a chave no bolso para a porta se destravar ao toque da maçaneta.       O acionamento do motor é feito por um simples toque no botão Ford Power. O sensor de chuva aciona os limpadores do para-brisa automaticamente ao detectar a presença de água no vidro.
      
O sistema EasyFoldSystem faz o rebatimento automático dos bancos traseiros quando se quer ampliar o espaço para o transporte de objetos volumosos. A porta do porta-malas também tem abertura e fechamento automático, com o Power Litfgate.
      
      
Mais competitivo
 Antes oferecido em versão única, o Ford Edge passa a contar com duas versões, SEL e Limited, na linha 2011. Ele vem equipado de série na versão SEL com: tração integral AWD, transmissão automática sequencial de 6 velocidades com trocas na alavanca do câmbio, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 245/60 R18, ar-condicionado “dual zone”, 6 airbags  (dianteiros, laterais e cortinas), sensor de ré, CD-player/MP3 com entrada auxiliar e 6 alto-falantes, bancos de couro com ajuste elétrico em 10 posições para o motorista e em 6 posições para o passageiro, rebatimento automático dos bancos traseiros (EasyFold System) e chave MyKey.
      
A versão Limited oferece ainda: MyFord Touch com duas telas configuráveis de 4,2 polegadas no painel, sistema multimídia SYNC® (CD-player/MP3 Sony Premium Sound com 12 alto-falantes, conexão Bluetooth, duas entradas USB, leitor de cartão de memória, entrada de vídeo RCA, tela de 8 polegadas sensível ao toque, comando por voz das funções de áudio, ar-condicionado e telefone, personalização da luz ambiente com sete opções de cores), partida pelo botão Ford Power ou por controle remoto, sistema de acesso inteligente, câmera de ré, sistema de monitoramento de pontos cegos, sensor de chuva, memórias para ajuste do banco do motorista e espelhos retrovisores, abertura e fechamento automático do porta-malas, rodas de liga leve de 20 polegadas com inserto cromado, pneus 245/50 R20 e bancos em couro cinza Light Stone. Teto solar elétrico panorâmico de dois estágios (Vista Roof) é opcional.
      
A linha chega com preços reposicionados para baixo, que aumentam a sua competitividade dentro do segmento, a partir de R$122.100 na versão SEL. A versão Limited parte de R$133.910, ou R$142.610 com teto solar panorâmico.
Garantia e assistência
      
A linha oferece três anos de garantia, com assistência técnica da Rede Ford em todo o Brasil. Em comparação com os principais concorrentes da categoria o Ford Edge é o crossover com o menor custo de manutenção e reparabilidade, tanto no preço das revisões como na cesta de peças de reposição, de acordo com os principais indicadores do mercado.
      
O cliente conta também com a tranquilidade de saber quanto vai gastar em cada revisão do seu carro, com o sistema Revisão Preço Fixo Ford. O Ford Edge 2011 conta com os seguintes valores de revisão: aos 6 meses ou 10.000 km, R$ 232,00; aos 12 meses ou 20.000 km, R$ 288,00; aos 18 meses ou 30.000 km, R$ 356,00; aos 24 meses ou 40.000 km, R$ 864,00; aos 30 meses ou 50.000 km, R$ 388,00; e aos 36 meses ou 60.000 km, R$ 750,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>