Novo Audi TT sofisticação, tecnologia & esportividade

* Por João Euclides Prata Salgado

* o Editor viajou para o Rio de Janeiro a convite da Audi do Brasil

Rio de Janeiro – RJ – O Audi TT criado como conceito em 1995, no mercado em 1998 teve a sua segunda geração lançada em 2006; em 2010 o autônomo Pikes Peak TTS e agora depois de mais de 500 mil unidades produzidas chega ao Brasil o Novo Audi TT Coupé 2015, novo em vanguarda, sofisticação, tecnologia e muita esportividade. Esta que é a terceira geração do cativante esportivo desembarca num momento em que a Audi do Brasil assume a liderança do segmento Premium em nosso país.

Ele chega com características de forte personalidade, design único, muito conforto e extremamente seguro. O novo Audi TT Coupé se destaca também pela  aplicação de tecnologias inovadoras no sistema de propulsão, alem da concepção revolucionária de seus controles, mostrando todo o seu potencial no Audi Virtual Cockpit.
O novo TT vai ser vendido em duas versões,  Attraction e Ambition, ambas equipadas com o eficiente conjunto propulsor formado pelo motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem. Os dois modelos trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, precursor de uma verdadeira revolução no design do painel de instrumentos.
Com todos estes itens a mais, o novo esportivo chega ao mercado com preços altamente competitivos: a versão de entrada Attraction custa exatamente o mesmo valor da anterior (R$ 209.990,00) e a Ambition, por R$ 20 mil a mais, acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.
Design externo: personalidade única 
A dianteira do novo TT é dominada pelas linhas horizontais. A grade Singleframe é muito mais larga e baixa que a do modelo anterior. Começando pelos cantos superiores da grade, linhas afiladas correm formando um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi, de forma semelhante ao que ocorre no superesportivo Audi R8. As entradas de ar possuem elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do
carro.
Os faróis, agora mais afilados, dão à face do novo TT um aspecto de determinação. A versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série. No TT Ambition, os faróis são inteiramente de LEDs.
Visto de lado, o novo Audi TT se mostra atlético e musculoso. Seu centro de gravidade ficou mais baixo. Com 4,18 metros, o Coupé tem, aproximadamente, o mesmo comprimento de seu antecessor. A distância entre eixos aumentou 37 mm, atingindo 2.505 mm, reduzindo os balanços dianteiro e traseiro. A largura é 1.832 mm e a altura é a mesma da versão anterior, 1.353 mm.
Muitos detalhes do perfil do novo Audi TT lembram a primeira geração deste grande carro. A tampa de acesso ao tanque no lado direito é formada por um círculo cercado por parafusos. Um leve toque no logo TT basta para abri-la. O formato é mais uma reminiscência da primeira geração do TT. A novidade é que não há mais uma tampa rosqueada sob a abertura – a mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida.
Na traseira, linhas horizontais salientam a impressão de largura esportiva do novo TT. Na versão Ambition, que tem faróis de LEDs, as lanternas traseiras possuem sinaleiras direcionais dinâmicas. A terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro, e tem um papel essencial na definição da silhueta das luzes traseiras.
Quando o carro atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar ainda mais a estabilidade do veículo. Todas as versões trazem duas grandes ponteiras de escapamento redondas, também inspiradas no TT original, um pouco mais ao centro do parachoque.
Carroceria: mais resistência com menor peso 
A construção leve é uma área que a Audi se sobressai. O Audi TT de segunda  geração já trazia uma carroceria Audi Space Frame (ASF – Estrutura Espacial Audi) feita de alumínio e aço. No novo TT, a Audi empenhou-se em levar seu princípio de construção híbrida ainda mais longe, aplicando cinco tipos  diferentes de aço e três tipos de alumínio.
A estrutura inferior da carroceria do Coupé tem cargas otimizadas para cada eixo e é feita de modernas ligas de aço de alta e ultra-alta resistência. Nos pontos da célula de passageiros, sujeitos a maior tensão estrutural, são usados painéis de aço endurecidos na estampagem, que também possuem alta e ultra-alta resistência. Eles constituem 17 por cento do peso da carroceria. As soleiras laterais e a moldura do teto são feitas de perfis de alumínio extrudados e integradas à estrutura através de elementos de alumínio fundido. Este princípio estrutural cria uma carroceria muito segura, resistente a torções. As seções laterais e o teto de alumínio completam a estrutura. O capô, portas e tampa do porta-malas também são feitos de liga de alumínio.
No conjunto, os engenheiros da Audi conseguiram, pela segunda vez, reduzir significativamente o peso líquido do Audi TT. Na primeira mudança, em 2006, foram eliminados até 90 kg. A versão do novo TT com motor 2.0 TFSI pesa apenas 1.230 kg, o que a torna aproximadamente 50 kg mais leve que o modelo anterior.
O baixo peso total é mais uma prova da grande experiência da Audi na construção leve. Ele impacta de forma positiva principalmente a aceleração, a dirigibilidade e o consumo de combustível.
Interior: revolução no painel 
O interior é a manifestação concreta da pura personalidade esportiva do novo  Audi TT. Assim como no lado de fora, linhas e superfícies horizontais dão ênfase  à largura do interior do carro.
Mais uma vez, a regra foi “menos é mais”. Linhas claras e destacam tanto a leveza como a esportividade sem concessões do interior do Audi TT. Dois outros truques de design, tecnicamente inovadores, permitiram aos estilistas criar um painel de instrumentos que é impressionantemente elegante. O conjunto de instrumentos e a tela MMI foram combinados para formar uma unidade digital central, o Audi Virtual Cockpit. Além disso, os controles do sistema de ar-condicionado são integrados às saídas de
ventilação, tornando ainda mais intuitiva a sua operação.
Visto de cima, o painel de instrumentos parece a asa de uma aeronave. As saídas de ar redondas – itens clássicos do TT – são inspiradas nos motores a  jato, com seu design lembrando turbinas. As aberturas de ar contêm os  controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores. No sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores digitais. O painel de controle horizontal fica sob as aberturas de ar, onde interruptores com design tridimensional ativam as luzes de emergência, o sistema Audi Drive-Select e as funções de assistência.
Os bancos esportivos do novo Audi TT têm apoios de cabeça integrados e estão posicionados mais baixos do que no modelo anterior. Confortáveis e oferecendo apoio lateral nas curvas, eles pesam cerca de cinco quilos a menos do que os oferecidos no modelo anterior.
O novo volante multifuncional, que possibilita operação total do sistema de navegação e configuração do carro e é item de série nas duas versões, tem aro de três braços com base plana e raios com detalhes em alumínio, além de oferecer a possibilidade de trocas de marchas pelos shift paddles. O airbag frontal do motorista ocupa 40 por cento menos espaço, sem comprometer a segurança, contribuindo para a sensação de leveza visual.
Inúmeros detalhes apontam os altos padrões de design e manufatura da Audi. Entre eles estão a alavanca de câmbio com novo design, o comando central giratório do MMI altamente preciso e as coberturas de alto-falantes finamente acabadas com guias luminosas do sistema de som Bang & Olufsen (opcional para o Ambition).
Controles e mostradores 
O novo volante multifuncional, de série nas duas versões, permite ativar praticamente todas as funções do cockpit virtual sem tirar as mãos do volante. A segunda unidade de controle é o novo terminal MMI no console central. Duas teclas ativam os menus de navegação (opcional), telefone, rádio e mídia. O motorista pode escrever facilmente o destino usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo. Também é possível examinarlistas e dar zoom em mapas. A estrutura do menu do MMI é semelhante às dos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente.
Audi Virtual Cockpit 
Com suas animações dinâmicas e gráficos precisos, o novo painel de instrumentos, agora totalmente digital estabelece novos parâmetros. O motorista ainda pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam em primeiro plano, enquanto no modo progressivo, os instrumentos virtuais são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).
Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes. Na borda inferior do Virtual Cockpit, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.
Motor 
O motor 2.0 TFSI tem 230 cv de potência. Ele reúne várias tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de acionamento de válvulas (Audi Valvelift System – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O motor turbo oferece torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm. Ele  acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo velocidade  máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. A transmissão S tronic de  dupla embreagem e seis marchas realiza trocas sem interrupções perceptíveis na tração e, em modo manual, pode ser controlada pelas “borboletas” no volante.
Outro ponto de destaque do novo Audi TT é a alta eficiência no  consumo e pelo baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o cupê percorre até 12,7 quilômetros por litro e, na cidade, 9,9 – números significativos para um veículo esportivo. A emissão de gás carbônico é de 123,8 gramas por quilômetro. A avaliação, chancelada pelo Inmetro, que leva em conta fatores como o peso do veículo e o coeficiente aerodinâmico – posicionou o TT na categoria “A”.
Chassi 
O chassi também reflete o conhecimento tecnológico da Audi instalado no novo Audi TT. A suspensão dianteira é baseada no sistema McPherson. Componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas. A suspensão traseira, com quatro braços, administra separadamente as forças longitudinais e transversais.
Outro destaque é a direção progressiva de série, cuja cremalheira é projetada para que a redução mude à medida que o volante é girado. Desta forma, o novo TT pode ser conduzido com precisão e agilidade tanto no trânsito urbano como em estradas sinuosas. A direção eletromecânica, altamente progressiva, adapta continuamente o grau de assistência à velocidade. Com seu elaborado projeto de chassi e regulagem firme, o novo Audi TT se comporta exemplarmente em todas as situações.
O sistema dinâmico Audi Drive Select equipa a versão Ambition. Ele controla as características do motor e a assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic e individual. O Audi Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic.
Freios
Os discos de freios dianteiros são ventilados. O freio de estacionamento
eletromecânico, que o condutor aciona através de uma tecla, é integrado ao sistema de freio traseiro e possue a função Auto Hold, que mantém o carro parado e com as luzes de freios acionadas até que o motorista pise novamente no acelerador, garantindo maior conforto ao motorista.
Sofisticação e conforto  
Tanto a versão Attraction como a Ambition trazem de série o Audi Sound System, com potência de 155 watts e nove alto-falantes cuidadosamente posicionados em todo o interior da cabine para um perfeito equilíbrio sonoro.  O sistema de som Bang & Olufsen, oferecido como opcional para a versão Ambition, tem amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes, cujas bordas possuem um discreto condutor de luz de intensidade ajustável.
De série na versão Ambition e disponível como opcional na Attraction, o rádio MMI plus com sistema de navegação é outro item tecnológico inovador, que casa perfeitamente com o Audi Virtual Cockpit. O mapa de navegação é mostrado na grande tela, à frente do motorista, identificando através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com mémoria interna (Jukebox) de cerca de 10 GB.
Uma novidade importante do rádio MMI plus é o novo comando por voz, que aceita ordens mais complexas, facilitando a operação segura com o carro em movimento.
Entre os sistemas de assistência ao condutor, destaca-se o novo controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que incorpora o limitador de velocidade. O novo controle de velocidade é integrado ao cockpit virtual, que exibe a velocidade limite, quando estabelecida, e mostra, no velocímetro, uma faixa cinza indicando a área de abrangência escolhida pelo motorista. Quando o limite estabelecido é superado, a faixa acima do normal torna-se vermelha, alertando o condutor.