Ford Focus Fastback – um quatro portas esportivo e elegante

(*) por João Euclides Prata Salgado
Gramado – RS - Com um lançamento para a imprensa especializada do setor, a Ford apresentou o novo Focus Fastback. Ele chega recheado de tecnologias de vanguarda, design esportivo, silhueta dinâmica, elementos racionais e precisão técnica em um conjunto muito equilibrado,  nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0,  câmbio automático sequencial de seis velocidades (agora com Paddle Shift) e preços muito competitivos,  a partir de R$ 77.900.
(*) Viajou para Gramado- RS a convite da Ford
Design
O design Fastback foi inspirado nos atuais carros globais da Ford e também nos ícones da marca com linhas fluídas e aerodinâmicas como as do Ford Maverick, sucesso nos Estados Unidos que teve uma versão; 302 V8 em terras brasileiras.
O visual dianteiro é marcante e traz uma grade poligonal que incorpora o atual estilo de design da Ford. A lateral explora o design Fastback, com linhas ágeis e o compartimento do porta-malas integrado ao conjunto, sem parecer um elemento desconectado. Toda a linha vem com rodas de liga leve de 17 polegadas de série com nove opções de cores. O interior esbanja qualidade e adota o formato “cockpit”, com elementos precisos, finos e coesos.
A conectividade é outro ponto alto do carro, equipado com sistema multimídia SYNC, que oferece diversas funcionalidades como o sistema AppLink para acesso a aplicativos e navegação, entre outros recursos, conforme a versão. Nas versões de alto luxo, a tela é de 8 polegadas, enquanto nas versões de entrada a tela é de 4,2 polegadas.
“O Focus Fastback visa a atender um consumidor exigente no segmento de carros médios, que busca espaço no porta-malas mas quer dirigir um carro com potência, segurança e dispor de tecnologias de conectividade avançadas, entre outras. O Focus Fastback cumpre essa missão”, afirma Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford.
Tecnologias
O modelo alcançou o padrão máximo de cinco estrelas em segurança, por oferecer reforços estruturais na carroceria, além de uma série de itens como até seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, aviso de pressão baixa nos pneus e sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis e o Assistente de Frenagem, que intercede para evitar colisões na traseira de outro veículo a até 20 km/h. Outro ponto muito cobrado pelos usuários dos fabricantes de veículos e que o novo Ford Focus FastBack,  na versão Titanium Plus traz,  é o sistema de estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares.
Motor
A motorização, já conhecida de todos, é o motor Direct Flex 2.0  (primeiro flex com injeção direta do mundo e o mais potente da categoria – com 178 cv). Ele recebeu uma nova calibração que aumenta a economia de combustível e reduz as emissões,  diminuindo o consumo em até 8,2% com etanol e 4,8% com gasolina: faz 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina em estrada. Na cidade, roda 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina. Seu nível de emissões, de 123 g/km de C02, já está dentro das normas do Proconve L6. Este motor já a 2.750 rpm atinge 88% da força máxima com  seu pico de torque, de 221 Nm, ocorrendo aos 4.500 giros.
O sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável são outras novidades que contribuem para a eficiência energética do Focus Fastback. O sistema de monitoramento de carga da bateria permite que o alternador não fique 100% do tempo ligado. Quando a bateria atinge a carga máxima, o alternador é desligado progressivamente pelo módulo de controle do motor, economizando energia. Já o compressor de geometria variável do ar-condicionado funciona por meio do controle de temperatura.
“O compressor não entra em operação abruptamente, mas de forma progressiva, conforme a necessidade de temperatura da cabine, e também libera mais eficiência e torque para o motor”, explica Luiz Morroni Filho.
O motor 2.0 Direct Flex traz ainda uma nova proteção térmica que previne a manutenção, mesmo em caso de perda do líquido de arrefecimento. A proteção é feita por um sensor de temperatura instalado no cabeçote, diretamente no metal, mais eficiente que o controle pela temperatura da água. Se a temperatura excede o limite de segurança ele faz o desligamento progressivo dos cilindros, até a parada total, se necessário, para evitar danos no motor.
“Essa proteção térmica é uma evolução”, comenta Morroni. “Ela inclui também uma função que desliga o motor automaticamente após 30 minutos em ponto morto, caso não haja nenhuma ação do motorista.”

Câmbio

O modelo traz também a nova  transmissão sequencial de seis velocidades com dupla embreagem e, lógico, agora com as borboletas (“Paddle Shift”)  no volante, a partir da versão SE Plus, traduzindo em muito mais prazer ao dirigir.
“Uma característica da dupla embreagem com comando Paddle Shift é a rapidez na troca de marchas, em até 0,2 segundo, para quem valoriza a esportividade”, explica o engenheiro.
4 pilares
O Focus Fastback se baseou para ser um sucesso, em quatro pilares; dinamismo, esportividade, segurança e tecnologia. Por isso além de todos os atributos relatados acima, vem com direção elétrica refinada e suave,  suspensão independente nas quatro rodas com sistema Multilink na traseira e McPherson na dianteira.
Seguro e manutenção
Além dos preços atrativos, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda especial para esses clientes que comprarem o novo Focus 2016.
Os valores da chamada cesta de peças de reposição da linha foram mantidos e são altamente competitivos dentro do segmento. Isso permitiu à Ford oferecer outra vantagem inédita para os clientes: a empresa vai pagar o custo das revisões durante os três anos de garantia das primeiras 2.000 unidades vendidas.
A Ford Seguros, através da Mapfre Seguros, também oferece um plano de seguro diferenciado neste lançamento, com preço médio nacional de 3,8% do valor do carro.