(*) por João Euclides Prata Salgado,
o editor viajou para o Rio de Janeiro – RJ a convite da Renault
o editor viajou para o Rio de Janeiro – RJ a convite da Renault
Rio de Janeiro – RJ - Chegou ao mercado a tão esperada picape da Renault, a Duster Oroch. Tivemos o prazer de ser um dos primeiros jornalistas do mundo a testar esta novidade. Ela chega para ocupar um espaço inusitado, livre, entre as picapes derivadas de veículos de entrada como a líder absoluta, Fiat Strada e as médias, como a Hillux, Ranger e L200. Já ao primeiro olhar, de frente é um Duster SUV, mas com um jeitão mais robusto; de lado, parece grande, é cabine dupla com quatro portas. Abro a porta e vejo um excelente espaço para cinco passageiros; cabem realmente três adultos no banco traseiro. Já a caçamba é generosa e também com tamanho na medida em que a turma precisa. Gostei, dirigibilidade ótima, sem solavancos e principalmente sem aqueles “pula-pula”, tradicional das picapes, como por exemplo a S10 que mais parece uma cabrita no cio!
Ela é sim derivada do SUV, Renault Duster, fabricada em São José dos Pinhais (PR) e desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. Para isso, a engenharia da Renault desenvolveu detalhes especiais como; a suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster aprimorando a dirigibilidade e o conforto, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem espaço excelente tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro.
De acordo com a fabricante, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.
O visual moderno e robusto é inspirado nas formas do show car Duster Oroch, picape conceitual que foi o grande destaque do Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. A traseira da picape com desenho harmônico valoriza a caçamba de grandes dimensões e a robustez do veículo.
A Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, os confiáveis 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, variando de acordo com a motorização, e com relações específicas; o automático está sendo estudado para depois.
A picape oferece toda a conectividade e conforto que já são referências da Renault no mercado, como Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo. Além de uma linha completa de acessórios para aumentar ainda mais a versatilidade de uso, como extensor de caçamba, barras transversais no teto, suporte de bike ou prancha, câmera de ré, entre outros.
O quadro de instrumentos com iluminação branca proporciona ótima visibilidade e facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista. Assim como a ampla área envidraçada, outro destaque da Duster Oroch é a circulação de ar dentro da cabine, principalmente porque os dois vidros traseiros abrem normalmente, algo inédito em relação às picapes compactas.
Dimensões
A caçamba comporta 683 litros, mais do que qualquer picape compacta cabine dupla à venda no país. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga é de 650 kg.
A suspensão traseira é multilink independente, MacPherson e a dianteira, independente, do tipo MacPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Toda a parte traseira da cabine, inclusive a coluna “C”, foi reforçada. Também mudaram as longarinas, parede traseira da cabine (em concha para abrigar melhor cargas como motos e bicicletas) e o assoalho. Os pneus 215/65 R16 de uso misto.
Motorização
A oferta de motores segue a linha Duster; o motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. O torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
Já o 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16v, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16v traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade.
A picape da Renault é vendida com rodas de liga leve aro 16 polegadas em todas as versões. Na Expression 1.6 as rodas têm cor alumínio. Já na Dynamique 1.6 e 2.0, as rodas são na cor cinza escuro, dando uma dinâmica única à Oroch.
A picape Renault Duster Oroch é lançada na exclusiva cor Verde Esmeralda, disponível para todas as versões.
Tecnologia de ponta
O Media NAV Evolution oferece o máximo em conectividade ao permitir acesso às mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes da base de dados Yelp®, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.
Para os usuários do celular iPhone é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista. A picape Duster Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, na versão Dynamique 1.6 e 2.0, e vidros com acionamento elétrico traseiro em todas as versões. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.
Versões
A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio: São elas: Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas; Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas. Os preços variam de R$ 62.290,00 a R$ 70.790,00.
Acessórios e garantia
A picape Renault Duster Oroch dispõe de uma linha completa de acessórios, desenvolvida para potencializar a versatilidade e robustez do veículo.
Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto da Renault Duster Oroch, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo de três anos.
O modelo inaugura um segmento no Brasil ao se posicionar estrategicamente entre as picapes compactas e as médias, unindo as melhores características de ambas. A Duster Oroch é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.