Vito e nova linha Actros da Mercedes-Benz – soluções em transportes

* por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para São Bernardo do Campo – SP a convite da Mercedes-Benz

São Bernardo do Campo – SP - Com uma entrada triunfal dirigindo um Actros pelas vias internas do complexo fabril da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo, chegando até o galpão do evento, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina apresentou  para a imprensa especializada as novidades da marca  para o transporte de carga e passageiros de uma a quinhentas toneladas;  “as estradas falam e a Mercedes-Benz ouve” – mais do que nunca, este compromisso da Empresa está evidente de forma significativa no mercado brasileiro. Especialmente pelo lançamento da nova linha de caminhões extrapesados Actros rodoviários, assim como do furgão e da van da inédita linha Vito no segmento de comerciais leves. E continua; “estamos ouvindo cada vez mais as estradas e atendendo efetivamente às necessidades reais dos clientes. Do Vito ao Actros, nosso portfólio oferece veículos de 1 a 500 toneladas de capacidade”, ressaltando ainda,  “ou seja, com base na mais completa linha de veículos, assim como de produtos e serviços de pré e de pós-venda, estamos entregando ao cliente aquilo que prometemos”.

O evento foi coroado com o lançamento de sete modelos de caminhões, três modelos da inédita família Vito, três serviços de manutenção e o consórcio da própria marca.
Segundo Philipp Schiemer, o aumento do portfólio de veículos, produtos e serviços permite que a Mercedes-Benz esteja cada vez mais presente em todos os momentos da vida do cliente. “Oferecemos a ele soluções que facilitam a aquisição de veículos e que também garantem eficiência em custo operacional, produtividade e durabilidade ao longo de toda a vida útil”, diz o executivo. “Ou seja, o cliente encontra na nossa marca tudo o que ele precisa. Nos 365 dias do ano, estamos ao seu lado em todo o País, por meio da rede de concessionários, da nossa central de relacionamento e de outros parceiros. Assim, o cliente pode contar com a qualidade e a confiabilidade típicas da Mercedes-Benz, o que assegura sua tranquilidade e satisfação”.
O  Vito chega forte entre os comerciais leves
O que é sucesso na Europa chega agora para revolucionar o mercado de comerciais leves no Brasil e em toda a América Latina; estreia em nosso país a inédita linha Vito.  Ele chega nos modelos furgão para transporte de cargas (Vito 111 CDI turbo diesel) e van de passageiros (Vito Tourer 119 turbo flex),  com PBT de 3.050 kg.
“O Vito é o mais novo parceiro de trabalho dos nossos clientes”, diz Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans no Brasil. “Um veículo versátil, com ampla disponibilidade para operar nas mais diversas aplicações a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso porque pode circular livremente, com muita agilidade, e também ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Dessa forma, assegura sempre a máxima rentabilidade, com a qualidade já conhecida das vans Mercedes-Benz”.
De acordo com o executivo, mantendo o compromisso com a segurança, inovação e conforto, o Vito foi perfeitamente desenhado para atender aos mais diversos usos e atividades. “Todas as versões contam com exclusivos dispositivos de segurança, acompanhados de um design atrativo e alto nível de conforto, que posicionam o Vito como a referência máxima no segmento de comerciais leves”, ressalta Carlos Garcia.
O modelo vendido no Brasil é fabricado pela Mercedes-Benz Argentina,  para atender a América Latina, dentro da estratégia global de expansão das vendas da Divisão de Vans do Grupo Daimler.
Bom de tamanho, conforto e dirigibilidade 
Na versão  Furgão,  o Vito 111 CDI é equipado com motor turbo diesel OM 622 LA,  de 4 cilindros e 1,6 litro de cilindrada, oferecendo 114 cv de potência a 3.800 rpm, com torque máximo de 270 Nm entre 1.500 e 2.500 rpm e disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço para transporte de mercadorias, o Vito oferece conforto e praticidade para motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado.
No quesito  Van, o Vito Tourer 119,  chega com motor turbo flex (gasolina e etanol) M274,  de 4 cilindros e 2 litros, com 184 cv de potência a 5.500 rpm, com torque máximo de 300 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm em dois modelos; a “Comfort 8+1” com capacidade para oito passageiros mais o motorista, exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para o ar condicionado frontal e traseiro e a “Luxo 7+1”,  que leva com muito conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual,  equipamentos da versão “Comfort” com volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, parachoque na cor do veículo e rodas de liga leve.
Já o câmbio é um manual de 6 velocidades,  oferecendo uma relação equilibrada de marchas que resulta em elevado conforto de condução, com baixo nível de ruídos e operação suave, sem vibrações, assegurando baixo consumo de combustível e agilidade.
A suspensão é independente (tipo McPherson na dianteira), com molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora. A direção é elétrica de série em todos os modelos bem como os freios, autoventilados na dianteira; todos a disco.
Quanto ao tamanho, as medidas externas do Vito chegaram para incomodar a concorrência; tudo foi muito bem pensado; possui 5.140 mm de comprimento, 2.249 mm de largura (incluindo retrovisores), 3.200 mm de distância entre eixos e 1.910 mm de altura.
Ela não é uma “já vi tudo”; por dentro é bem grande,  no furgão a altura interna é de 1.392 mm e de 1.326 mm na van. O comprimento interior da área de carga do furgão chega a 2.831 mm, com volume de carga de 6 m³, enquanto o espaço para bagagem na van, atrás da última fileira de bancos, alcança 990 litros.
Os novos Actros, Atego e Accelo
O lançamento da nova linha de caminhões extrapesados rodoviários Actros, top de linha no Brasil, é uma das principais atrações da marca neste ano. Eles ganham um novo design, arrojado e moderno, bem como diversos itens de avançada tecnologia, oferecendo ao cliente um nível ainda mais elevado de qualidade, desempenho, conforto e segurança. Destaque para a introdução do motor OM 460 LA de 510 cv de 13 litros para o mais novo membro da família, o Actros 2651 6×4, que passa a ser o veículo mais potente produzido pela Mercedes-Benz do Brasil. Os já conhecidos Actros 2646 6×4 e Actros 2546 6×2 também recebem esse motor de 13 litros, na versão de 460 cv.
“A nova linha do Actros rodoviário foi totalmente desenvolvida pela equipe do nosso Centro de Desenvolvimento Tecnológico em São Bernardo do Campo, o que inclui o motor mais potente de 13 litros e itens que reforçam suas características de caminhão mix road, conforme pediam os nossos clientes”, destaca Philipp Schiemer. “Ou seja, o Actros ganhou mais conteúdo nacional e está cada vez mais preparado para as condições do transporte brasileiro. Isso se deve à competência e experiência de nossas equipes e também ao fato de que fomos ao mercado para ouvir a voz das estradas e entregar as soluções desejadas”.
Além dos três novos Actros, a linha de caminhões Mercedes-Benz ganha mais quatro modelos inéditos: os semipesados Atego 3030 e 3026 8×2, os primeiros veículos da marca a sair de fábrica já na configuração 8×2 com 4 eixos; o Atego 2730 6×4 para construção civil e operações fora de estrada e o novo médio Accelo 1316 6×2, com terceiro eixo de fábrica, veículo para 13 toneladas de PBT.