Novo Citroën Aircross – A Elegância em harmonia com a Aventura

*Por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para Porto Real – RJ a convite da Citroen

Porto Real – RJ - Um evento cheio de glamour com direito a visita a planta da Citroën marcou o lançamento do Novo Citroën AIRCROSS, modelo de sucesso com vocação aventureira, repleto de novas tecnologias e que se destaca por apresentar estilo audacioso e sedutor. Chega com novo design mais ousado, fruto da nova imagem de marca Citroën, novas tecnologias, mais conforto e economia, sem deixar de ter a elegância, versatilidade e a praticidade que fez dele um modelo ímpar no cenário nacional.

Se ele já era cheio de elegância e tecnologia em seu interior (central multimídia com tela touch screen de 7 polegadas, direção elétrica, câmbio automático com paddle shifts), por fora damos destaque para a nova grade dianteira, com inédito grupo ótico elíptico bifunção, os novos para-choques, as rodas e as barras de teto.
“O Novo Citroën AIRCROSS representa com exatidão a nossa Créative Technologie, caracterizada pela oferta de modelos inovadores, tecnológicos e confortáveis. Ele vai propor a nossos clientes uma nova experiência a bordo, uma verdadeira experiência Feel Good”, destaca Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.
Motores
Ele pode ser equipado com duas opções de motorização;  a 1.5i Flex, que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização – mas sem abrir mão do prazer ao dirigir -, e a top 120 VTi Flex Start.
O motor 1.5i Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas que gera 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm.
Já o novo motor 120 Vti Flex Start,  oferece excelente desempenho como foi conferido durante o test drive, na apresentação para a imprensa especializada. São 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol.
Câmbio
O novo Citroën AIRCROSS oferece duas possibilidades de caixa de câmbio; o manual de 5 marchas, em conjunto com os motores 1.5i e 120 VTi Flex Start e o automático sequencial, com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts” – esta somente nas unidades com motor 120 VTi Flex Start.
A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, foi perfeitamente adaptada aos valores de potência e torque dos motores, oferecendo uma condução dinâmica e precisa no dia a dia das grandes cidades.

Visando maior economia de combustível, a caixa de câmbio manual associada à motorização 120 VTi Flex Start foi alongada em 5% no diferencial. Tudo para garantir menor consumo na cidade como na estrada.

Já a caixa de câmbio automática sequencial, sempre associada à motorização120 VTi Flex Start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts.
Buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.
Além disso, houve a inclusão de uma nova função “EcoDrive”: ela muda a lei de passagem, alterando a relação de marchas para favorecer o consumo em até 5% no ciclo urbano.
Suspensão
 “O conjunto de suspensões do Novo Citroën AIRCROSS apresenta um ótimo compromisso entre conforto vertical e comportamento dinâmico. O modelo absorve e filtra de forma competente as irregularidades do solo, oferecendo também grande segurança ativa”, explica Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente.
O novo AIRCROSS utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR). Embora tenham a mesma especificação dos anteriores (205/60 R16), trazem grande evolução técnica: apresentam um coeficiente de atrito menor – que emite menos CO2 e diminui o consumo do veículo – e ganhos reais de conforto, por meio da melhor filtragem e absorção das irregularidades do piso. Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.
Uma gama completa
No lançamento do Novo Citroën AIRCROSS, a Citroën amplia sua gama de versões, que passam a se chamar Start (nova), Live (nova), Feel e Shine – já trazendo as novas nomenclaturas mundiais da marca.