*Por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para São Pualo-SP a convite da Audi
São Paulo – SP - Para acompanhar o sucesso da marca Audi no Brasil, os engenheiros da fábrica brasileira não perderam tempo e já lançaram o A3 Sedan equipado com motor 2 litros. Ele é o segundo modelo produzido em São José dos Pinhais (PR). Além do novo conjunto mecânico que tem 40 cv de potência a mais que a versão anterior, importada, o modelo chega com teto solar panorâmico elétrico de série e nova lista de opcionais repleta de itens ainda mais tecnológicos. Os clientes serão beneficiados com mais uma novidade: o preço do A3 Sedan 2.0 foi reduzido em relação à versão importada: o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com motor 1.8.
Na versão topo de linha, Ambition, o motor é um 2.0 Turbo FSI, atingindo agora 220 cv, com torque de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. No quesito consumo, ele é bem econômico; na estrada, percorre até 12,8 km/l e, na cidade, 10,8 km/l – números significativos para um veículo esportivo, com um índice de emissão de CO2 é de 119 g/km, o que é muito bom!
O câmbio é um S tronic de seis velocidades com dupla embreagem em banho de óleo, excepcional, fácil manuseio e nos padle shifts ainda melhor dando ao A3 Sedan um desempenho similar ao de modelos esportivos que utilizam o mesmo motor, entre eles o novo TT, lançado em maio deste
O Audi A3 Sedan com seu design complexo e ajuste equilibrado de pesos, tem no eixo dianteiro que está bem a frente a suspensão McPherson, com braços inferiores em V. O subchassi em peça única e os mancais de pivô conjugados aos motores mais potentes são feitos de alumínio.
Além de proporcionar conforto e segurança, o sistema de assistência de direção eletromecânica contribui para a eficiência do sedã.
Uma ampla gama de equipamentos de série, típicos dos modelos de categorias premium superiores, com destaque para as rodas de liga leve exclusivas, com cinco raios duplos, e pelos frisos decorativos brilhantes. Também são de série os faróis de neblina e o teto solar panorâmico “Open Sky”.
Outro detalhe “premium“ que se destaca são as soleiras das portas exclusivas em alumínio. Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidades mais altas. O assento do motorista conta ainda com ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.
Outro item importante é o sistema Audi drive select. Ele regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite que o motorista especifique seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.
Como itens opcionais; rádio MMI Plus com sistema de navegação integrado e o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa de rolamento), assistente para luz alta, sistema Auto Park de estacionamento automático com câmera de ré, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite destravar o carro e ligar o motor sem necessidade de utilizar a chave fisicamente.