O editor viajou para Gramado – RS
a convite da Scania
Nova linha Scania 2012 e a chegada do V8
No Scania Opticruise todos os controles são integrados na alavanca à direita do volante, que também controla o Scania Retarder. O modo de operação normal é otimizado para maximizar a economia de combustível, usando baixos regimes de giro do motor e o torque máximo na medida do possível.
Pela função de kick-down, o motorista pode forçar a redução de marchas, caso seja necessário, e o modo de potência permite rotações mais altas, por exemplo, durante subidas. Entre os recursos específicos estão o modo de manobra e o modo de desatolamento automático, que percebe quando as rodas motrizes estão perdendo a aderência e permite ao veículo balançar rapidamente de um lado para o outro para sair de um buraco.
“A Scania é pioneira na implementação de caixa automatizada em caminhões no Brasil e, nesta próxima Fenatran, vai apresentar ao mercado uma nova geração, com um software ainda mais inteligente, e uma versão mais potente do freio auxiliar, o Scania Retarder, somando este diferencial competitivo para os produtos da marca”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.
O Scania Retarder vem com mudanças na maior capacidade de frenagem e em velocidades inferiores a 20km/h, isso foi possível graças ao aumento no torque máximo que passou de 3.000 Nm para 3.500 Nm, enquanto o torque de frenagem em baixos níveis de giro aumentou em 40%, resultando em uma melhoria notável em baixas velocidades na estrada, com menores tempos de desativação.
Os V8 da Scania chegam para brilhar. O fruto disso vem do design arrojado e as características de estilo que os distinguem dos outros caminhões da marca e também das marcas concorrentes, o que contribui de sobremaneira para que os transportadores construam uma imagem mais relevante de suas empresas.
Entre os detalhes exteriores podemos distinguir:
O grifo da Scania, potência e logotipo do V8 em acabamento cromado na frente e com frisos cromados ao redor das entradas de ar. A grade dianteira destacada em preto com padrão especial de malha e os faróis de xênon (opcionais) com molduras escuras.
No interior além do conforto da cabine, os Pedais de metal com estilo especial e blocos de borracha.o símbolo do V8 no painel, no limpador da soleira da porta, no controle remoto para fechamento centralizado (opcional), no instrumento central quando em marcha lenta. O volante é preto em couro com costuras em cinza claro (opcional). Os assentos são revestidos em couro preto com gomos e costuras em cinza claro e símbolo do V8 em alto relevo (opcional).
Os novos Scania com motores V8 ficaram famosos por sua economia de combustível em trabalhos mais pesados e, também, com cargas leves. Os motores são regulados para fornecer grande torque já na marcha lenta, para facilitar o arranque. O torque máximo é produzido a partir de 1.000 r/min. O declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer 'potência extra' nas subidas – o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade.
A nova linha 2012 da Scania chega com mais de três anos de experiência em toda a Europa, onde seus veículos já estão adaptados para o Euro 5, norma de emissão de gases na qual a legislação brasileira se baseou para criar as exigências do Proconve P7 que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012.
Sendo assim, no Brasil a montadora optou por utilizar o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), tecnologia já dominada pela montadora e utilizada por milhares de clientes da marca em todo o mundo. O Scania SCR se baseia na utilização do ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo), uma solução com 32% de uréia em água desmineralizada, que juntamente com catalisador, reduz drasticamente a emissão dos principais gases poluentes no meio ambiente. Com o sistema Scania SCR, os veículos contarão com novos componentes: um tanque de ureia (ARLA 32), um catalisador e um módulo eletrônico que fará todo o controle da operação.
O ARLA 32 é colocado em um tanque separado no chassi. Dependendo da aplicação, tanques de 50 ou 75 litros podem ser especificados, e a quantidade de ARLA 32 necessária para a conformidade com o Proconve P7 é de até 5% do combustível consumido.
Esta nova regulamentação foi aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente em outubro de 2008 e estabelecia a adoção do diesel S10 e S50, com 50 e dez partes por milhão de enxofre, no abastecimento de veículos pesados em todo o Brasil.