Novo Audi A6

 

Novo Audi A6


 
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Fazenda Capuava – SP - Head-up display, night vision, adaptative cruise control, pre sense plus, side assist, faróis full LEDs e multi midia interface “touch” com sistema de navegação GPS de última geração, o novo Audi A6 traz soluções inovadoras em todas as áreas de tecnologia e herda as qualidades de seus irmãos maiores, como o A7 e o A8. Com cerca de 30 kg a menos, motor mais potente e a utilização do inigualável câmbio S tronic de sete velocidades, o melhor sedan executivo Premium do mercado se mantém como o mais veloz e esportivo modelo de sua categoria: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h. O preço do Audi A6 sedan 3.0 TFSI S tronic quattro é de R$ 313.390,00.

Design: esportividade e elegância

A sétima geração do Audi A6 pretende escrever mais um capítulo na história de sucesso do modelo. Para isso, aposta no visual elegante e na sofisticação dos equipamentos. Medindo 4,92 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,46 m de altura, oferece a proporção mais esportiva de seu segmento de mercado e deixa a impressão de agilidade em primeiro lugar, com ares de coupé.
Comparado com o modelo anterior, o novo Audi A6 é 2 cm mais curto. Porém, a distância entre eixos ganhou 7 centímetros (agora tem 2,91 metros), o que favorece o espaço interno e o conforto dos passageiros, principalmente que viajam no banco traseiro.
Na dianteira, chamam a atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam o visual. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por 24 LEDs e controle inteligente dos módulos de luz. 

Quando equipado opcionalmente com adaptative cruise control, cujos sensores são instalados no lugar dos faróis de neblina originais, o A6 passa a ter iluminação dos faróis com full LEDs, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O seu alcance é de 60 metros – quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia.

Os faróis originais são de xenon plus com luzes adaptativas que acompanham as curvas e as manobras de estacionamento. Em combinação com o xenon plus e a iluminação de LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.

 
A carroceria, extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio – mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta resistência, que reduziram o peso em aproximadamente 30 kg, na comparação com o modelo anterior.  A estrutura da carroceria traz outros pontos fortes adicionais, como métodos de construção que asseguram níveis de ruídos extremamente baixos na cabine. Já o ajuste preciso de todos os componentes e sistemas hidráulicos – e também da transmissão – proporciona excelente isolamento de vibrações.

Motor e transmissão

O motor também evoluiu na sétima geração do Audi A6. O propulsor 3.0 litros TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam ao Audi A6 o desempenho de um carro esportivo.

O sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 12,2 km/l, com emissão de 190 g CO2 por km – nível 13% menor que do modelo anterior, que entregava 10 cv a menos. Esta economia permitiu a redução do tanque de 80 litros para 75 litros, sem prejuízo da autonomia.
Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior do sedan.

A evolução do sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica. No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sedan executivo oferece de série rodas de liga leve de 18 polegadas de diâmetro, equipadas com pneus 245/45 R 18.

O sistema Audi drive select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série e passou a ter cinco modos de dirigir, incorporando o novo módulo “eficiência”, com ênfase na melhora do consumo. Os outros quatro estágios são dinâmico, auto, conforto e individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração, da suspensão, do cinto de segurança e do conjunto motor/transmissão.

 

Sistemas de assistência ao motorista: ACC stop & go e Audi pre sense

A Audi ainda oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para o novo Audi A6 que auxiliam o motorista e garantem mais segurança. A integração entre eles, com máxima versatilidade, inteligência e desempenho, tornam a condução mais relaxante, fácil e agradável, sobretudo em longas distâncias.

Uma rede eletrônica complexa, o sistema FlexRay, interliga as unidades de controle de numerosas equipamentos de assistência ao condutor e áreas de chassis, aumentando significativamente a velocidade na qual os dados são transferidos entre eles.

O grande destaque deste conjunto de assistência ao motorista é o novo controle de cruzeiro adaptativo (adaptative cruise control – ACC) com função stop & go e o Audi pre sense. O sistema de última geração do controle de cruzeiro regula a velocidade e a distância do sedan do veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h . O motorista pode usar o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve funcionar – mais confortavel ou mais esportivo. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.

O ACC stop & go usa sistema inovador de redes no veículo para analisar dados de até 26 outros sistemas. No entanto, as informações-chave vêm de dois sensores de longo alcance localizados na dianteira, que operam na faixa de freqüência de 76 a 77 GHz. Os radares fazem a varredura de um campo de 250 metros com um ângulo de abertura de 40 graus. Uma pequena câmera de vídeo na base do espelho retrovisor interno mostra cerca de 60 metros à frente, também com um ângulo de 40 graus.
Com esse alto nível de informação, o sistema pode reconhecer cenários complexos e, preventivamente, apoiar o motorista. O ACC também utiliza  os dados de rota do sistema de navegação para poder calcular, de forma confiável, a faixa adequada na estrada, mesmo em curvas.

A sua gama de aplicação também inclui a função stop-and-go para o tráfego da cidade, onde o sistema, convenientemente, desacelera e freia o sedan até a parada total e automaticamente acelera quando o veículo da frente se movimenta em menos de três segundos. Se demorar mais, basta dar um toque no acelerador ou na própria alavanca de acionamento do ACC para  o veículo se movimentar novamente.
 

Audi pre sense: mais segurança para os ocupantes do veículo 

O sistema Audi pre sense é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o perigo, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.

O Audi pre sense, combinado com o ACC stop&go, pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes.

No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos.

Se o motorista permanece passivo, ignorando o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedan – a uma taxa de de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado.

Na versão Audi pre sense plus, que estará disponível como opcional para os modelos vendidos no Brasil, um terceiro e quarto estágio está incluído em caso de emergência. O sistema agora aumenta a desaceleração a 5 m/s² e aperta os cintos completamente. A última fase de frenagem (totalmente autonôma) ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável. O choque e suas conseqüências são reduzidos, porque no momento em que o impacto ocorre o sedan pode reduzir sua velocidade em até 40 km/h.
 

Head up display: toda informação em um piscar de olhos

O head-up display – um novo recurso de última tecnologia disponível como opcional no Audi A6 – projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece “pairar” sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista de vista.

A janela de imagem é regulável em altura e para assimilar as informações, o condutor não precisa desviar o olhar da estrada.Também os olhos, acostumados a visão à distância durante a condução, não precisam se ajustar à leitura das informações. O motorista leva cerca de metade do tempo para olhar para o head-up display do que levaria para ler o visor no painel de instrumentos – uma vantagem importante, especialmente em altas velocidades.

O sistema MMI pode ser usado para programar quais informações serão mostradas no head-up display, como velocidade, símbolos de navegação, as listas dos sistemas de infotainment ou indicadores dos sistemas de assistência. O assistente de visão noturna (Audi night vision) também faz parte do uso do sistema.

A Audi é a primeira fabricante no mundo a oferecer um head-up display colorido com tecnologia de tela TFT, com alto contraste, mesmo em condições difíceis de iluminação. 15 LEDs nas cores azul e branco fornecem a iluminação brilhante para o monitor TFT no qual as imagens são geradas. Um sensor na base do espelho interno adapta o vídeo à luminosidade do ambiente. O motorista também pode ajustá-lo a qualquer momento.

O pára-brisa no qual a imagem é projetada age como um espelho côncavo, que amplia a imagem, criando algumas distorções no processo. Para evitar imagens fantasmas, a peça e a película de isolamento acústico tem um projeto minimamente cônico.
Quando os pára-brisas são fabricados, minúsculos desvios da superfície ideal são impossíveis de evitar. Apesar de apenas alguns centésimos de milímetro de tamanho, tais imperfeições produziria uma imagem ligeiramente irregular no display head-up. A solução da Audi para evitar este efeito foi, durante a produção do A6, a tela ser precisamente calibrado para o pára-brisa de cada carro
.
 

Assistente de visão noturna

Outro sistema de alta tecnologia do novo Audi A6 é o assistente de visão noturna (Audi night vision) , que detecta pedestres e animais. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte as informações da câmera em imagens que são mostradas na tela de 7 polegadas do sistema de informações ao motorista.

A câmera com infravermelho, dependendo da velocidade do carro, pode captar objetos até 300 metros à frente, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além do alcance do farol alto. O software de processamento de imagens apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância em amarelo no visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode aparecer, opcionalmente, no display head-up.
 

Outros sistemas de assistência

Além destes equipamentos, o novo Audi A6 pode vir equipado com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi side assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas mais seguras; e o Audi park assist, para auxílio nas manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o carro esterça as rodas sozinho para fazer uma baliza. 

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Novo Audi A6

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Belo Horizonte/ Ouro Preto- Com a presença do presidente da Audi do Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff e dos jornalistas especializados de Minas, a Audi apresentou o novíssimo Audi A6 3.0 TFSI, V6 quattro, que alia mais potencia e torque com economia e menor indice de poluição. Ele chega ao Brasil nas versões Sport e Sport Plus. premiando o consumidor com alta esportividade e acabamento diferenciado.
Em relação ao novo propulsor, a montadora alemã buscou uma solução tecnológica da década de 30, quando o lendário Auto Union Grand Prix voava nas pistas de corrida com um motor sobrealimentado. O regresso dessa tecnologia é a marca registrada do novo A6 TFSI 3.0 V6.

Para começar, o "T" da sigla TFSI não significa apenas "Turbo", mas também sobrealimentação do motor. Este V6 é equipado com módulo de compressão de ar de admissão (blower), de sistema Roots: são dois rotores acionados por correia (tocada pelo virabrequim) que "sopram" ar dentro do motor, aumentando a pressão interna.



 

Estes podem produzir 1,0 kg de ar por hora e forçá-lo na câmara de combustão com pressão de até 0,8 bar. Já a injeção direta de combustível é feita a uma pressão de até 150 bar nas câmaras de combustão. A rápida ação dos injetores permite até três injeções por ciclo operacional.
Os rotores funcionam constantemente. Para aliviar a pressão, os engenheiros da Audi desenvolveram um sistema de borboletas que abrem para desviar o ar. Dois intercoolers com sistema ar/água, conectados a um circuito separado de arrefecimento por água, resfriam o ar comprimido e aquecido para aumentar o teor de oxigênio necessário para a combustão. Um pacote completo suprime o ruído produzido pelo equipamento, deixando-o em um nível mínimo.


 Foto: Emerson Mordente


O Presidente da Audi do Brasil Paulo Sérgio Kakinoff

 

 


O torque máximo de 420 Nm já está disponível a apenas 2.500 rpm e é mantido constantemente até 4.850 rpm. Em relação à versão 3.2 V6 FSI, com 330 Nm, o novo modelo ganhou 90 Nm, garantindo muito mais força, esportividade e eficiência. A combinação com a transmissão Tiptronic de seis velocidades, com programa dinâmico de trocas de marcha e função Sport garante máxima eficiência e economia, com consumo de 9,6 km/litro (uso misto). O número é cerca de 10% inferior ao consumo da versão antecessora. Em termos de emissões, o novo motor lança ao ar 219 gramas/km de gás carbônico, enquanto o modelo anterior emitia 254.
O propulsor compacto e ultraeficiente acelera o sedã A6 a 100 km/h em 5,9 segundos, tornando-se 1,1 segundo ainda mais rápido que seu antecessor (com motor 3,2 litros, a aceleração de 0 a 100 km/hora era feita em 7,0 segundos). A velocidade máxima do novo modelo é de 250 km/h (limitada eletronicamente). A potência, que no modelo antecessor era de 255 cv, subiu para 290 cv com o novo motor.

 

Para completar as inovações tecnológicas deste propulsor 3.0 V6, os sistemas de gerenciamento do motor incluem injeção direta estratificada (FSI) – mapeada por sistema de alta voltagem -, acelerador eletrônico (drive-by-wire), sensores lambda seletivos e sensores de detonação individuais por cilindro.
A suspensão esportiva das versões Sport e Sport Plus é independente, com multibraços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos duplos e barra estabilizadora na dianteira, além de braços trapezoidais, amortecedores duplos e barras estabilizadoras na traseira. A tração 4×4 permanente Quattro, com bloqueio eletrônico de diferencial, completa a dirigibilidade precisa e oferece máxima segurança e performance superior. O Audi A6 é o único sedã médio Premium da categoria com tração integral, que proporciona mais estabilidade e segurança em qualquer situação de uso.



Conceito e design

As linhas rebaixadas, o teto em forma de cupê e, na frente, a grade única e trapezoidal do radiador conferem aos modelos Audi A6 um inédito aspecto de esportividade. A carroceria do novo Audi A6 mistura esportividade e sofisticação. Todo seu design é voltado para oferecer alto conforto. O console centralizado é totalmente integrado ao painel e reforça a esportividade e elegância de sua moderna arquitetura.
O modelo vem equipado de série com faróis bi-xenônio, com seis LEDs (light-emitting diode) integrados e sistema de lavagem. O ar-condicionado automático, que tem três zonas de climatação, também é equipamento de série.
No pacote Sport, o modelo vem equipado com rodas de liga leve aro 18 com design padrão "V" de cinco raios duplos e pneus 245/40 R18. A suspensão esportiva garante extrema performance e dirigibilidade. Já o volante esportivo, de três raios, multifuncional revestido em couro, vem com sistema de troca de marchas por palhetas integradas. O conforto é completado por bancos com ajuste elétrico completo e memória.

 


    


Outro destaque é o sistema MMI – Multimedia Interface -, com monitor central, áudio e controles que incluem o tradicional controle de estacionamento Audi. Na tela fixa de sete polegadas e alta resolução do MMI, o condutor pode controlar as mais diversas funções do carro, como os sistemas de som e ar-condicionado, luzes internas, computador de bordo e, inclusive, ser informado sobre a data da próxima revisão.
O pacote Sport Plus vem ainda mais completo. Internamente, os bancos dianteiros são esportivos da linha S-line, revestidos de couro Premium padrão Valcona com logo "S" estampado em relevo e com ajuste lombar acionado eletricamente; os detalhes de acabamento interno das portas são feitos em aço escovado; o equipamento de áudio é da marca Premium Bose. Externamente, a grade frontal ganhou o estilo S-Line, assim como as soleiras das portas dianteiras e os faróis auxiliares de neblina com contornos cromados


   


Acessórios
Nenhum outro carro da categoria tem tantos equipamentos de série oferecendo ainda uma gama tão extensa de sistemas opcionais.

 

O modelo pode vir equipado com o travamento central Keyless Entry, dispositivo pelo qual o condutor pode acionar a abertura das portas e o motor com a chave no bolso, graças ao sensor de presença de chave. Outro opcional é o Audi Parking System Advanced – sensores acústicos de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de vídeo. Há ainda o Audi Side Assist, equipamento que orienta o condutor nas trocas de faixa, e o Adaptative Lights, um sistema de faróis que acompanham o traçado da curva.
O Adaptative Cruise Control é um piloto automático com controle de distância e velocidade (inclui computador de bordo colorido). Detalhes de acabamento interno em madeira de raiz de nogueira e air bags traseiros laterais (complementares ao sistema de seis bolsas de ar de série) completam o conjunto de opcionais. 
 
Preços: Audi A6 3.0 TFSI Sport quattro (R$ 279.700,00) e Audi A6 3.0 TFSI Sport Plus quattro (R$ 294.700,00).

 

 

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