Peugeot RCZ

 

Peugeot RCZ

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Campinas – SP - Escultural, contemporâneo e elegante, o desenho do RCZ oferece linhas originais: a dupla ondulação do teto, o vidro traseiro e as lanternas traseiras mostram como o cupê foi trabalhado intensamente em cada detalhe. Visualmente, o para-brisas, o teto na cor preta e as lanternas traseiras criam uma continuidade equilibrada, delimitada por dois arcos de alumínio.

De perfil, o modelo apresenta uma harmoniosa união entre a sua frente e sua traseira. Outro elemento notável é o envolvente capô em alumínio, que engloba a grade dianteira e destaca a largura do veículo. O estilo felino da dianteira, característico do universo Peugeot, os para-lamas de porte avantajado que envolvem as rodas de 18 polegadas, os difusores de ar ou mesmo os faróis traseiros na cor rubi cortados por faixas de cristais em LED (fazendo com que mesmo à noite se possa ter uma clara leitura de seu estilo) são detalhes que mesclam beleza e potência, a tecnologia e distinção expressadas pelo cupê.
 

UMA AERODINÂMICA FAVORECIDA PELAS PROPORÇÕES E PELO AEROFÓLIO MÓVEL

As proporções do RCZ (1,36m de altura), as linhas esculpidas da carroceria e a dupla ondulação do teto favorecem a circulação do ar em benefício de uma boa aerodinâmica. Mesmo com grandes rodas, o RCZ dispõe de um coeficiente aerodinâmico de 0,32.
O modelo conta com um aerofólio traseiro móvel, que contribui igualmente para a eficácia aerodinâmica. A peça se movimenta em duas posições de acordo com a velocidade do veículo, a fim de garantir o equilíbrio ideal entre bom comportamento em rodagem e consumo de combustível.

A primeira posição (19º) é aberta quando o veículo ultrapassa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a velocidade fica inferior a 55 km/h), enquanto a segunda posição (34º) é acionada a partir de uma velocidade superior a 155 km/h (voltando à posição com velocidade abaixo de 142 km/h). Vale destacar que é possível ativar a posição “2” por meio de um botão localizado no console central, se o condutor assim desejar.
 

ARQUITETURA ORIGINAL BASEADA NUMA PLATAFORMA EFICAZ

A arquitetura original e expressiva do RCZ é montada sobre a plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën, que se distingue por inúmeras qualidades, como excelente rigidez, que assegura ótimo comportamento dinâmico do veículo, e tratamento acústico e de baixas vibrações, garantindo ao condutor o máximo de silêncio em seu interior. Assim, esta plataforma, utilizada de forma  multifuncional (é a mesmo do 308, do 308 CC e do crossover 3008), demonstra versatilidade para qualquer tipo de veículo.
 

POSIÇÃO DE DIRIGIR DEDICADA AO PRAZER DO CONDUTOR

O habitáculo do RCZ conduz o motorista, de maneira instantânea, a um ambiente esportivo e requintado. O condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco, para desfrutar o comportamento do veículo: assentos envolventes, genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. Todos os comandos estão ao alcance das mãos. Por se tratar de um cupê esportivo, o banco traseiro possui os dois lugares demarcados e a dupla curvatura do teto garante mais espaço aos ocupantes. O desenho limpo e fluído do painel integra-se perfeitamente ao universo diferenciado deste cupê.

Códigos clássicos de esportividade estão fortemente presentes no interior do RCZ – como relógio analógico no painel central, pedais em alumínio e volante esportivo em couro. A utilização de materiais nobres combina com a elegância das formas, completando a atmosfera de sofisticação. O painel traz um revestimento com textura inovadora, suave e diferenciada, conferindo ao modelo um aspecto visual esportivo e de excelente qualidade percebida. Mesmo se tratando de um cupê compacto, o habitáculo do RCZ é polivalente.

Nos passeios de fim de semana, por exemplo, o porta-malas dispõe de uma capacidade de 321 litros, somando-se ainda um espaço adicional de 30 litros abaixo do piso. Com o rebatimento dos assentos traseiros, o volume total para bagagens chega a 639 litros.
 


O Peugeot RCZ foi apresentado no Salão do Automóvel de 2010 

 

MOTOR: AINDA MAIS POTÊNCIA NO MODERNO BLOCO 1.6L THP DE 165 CV

A originalidade e modernidade do RCZ também pode ser encontrada em seu propulsor. Inserindo-se na tendência internacional de downsizing de motores, inaugurada na gama Peugeot no Brasil com o 3008, que contempla alta performance a baixos níveis de consumo e de emissão de poluentes, o modelo chega ao país equipado com motorização 1.6l 16V Turbo High Pressure de 165 CV.O ganho de 9 CV em relação à motorização do 3008 (156 CV) se deve a uma nova calibração do sistema de gerenciamento do propulsor, bem como à alteração de componentes internos, como novos pistões, e sistema de escape com um novo tipo de catalisador.

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a incríveis 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja,  comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais.

As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas com os motores convencionais. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo. Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por consequência, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nestas condições, não libera uma gota sequer de gasolina para ser queimada.
 

PRESTAÇÕES DINÂMICAS DE ALTÍSSIMO NÍVEL

O RCZ tem como objetivo proporcionar prazer de condução no mais alto nível, graças a um comportamento eficaz e dinâmico, aliado a uma excelente estabilidade. Estruturalmente, o cupê dispõe de uma excelente rigidez de torção, que contribui para o conforto acústico. Também neste aspecto, o RCZ se beneficia da eficácia da plataforma 2.

O eixo dianteiro é do tipo pseudo McPherson, com barra estabilizadora, que garante um comportamento mais rigoroso da direção e bom nível de absorção de impactos. O eixo traseiro é composto por uma travessa deformável, dois braços e uma barra estabilizadora integrada. Sua concepção é de tamanho reduzido. Para ampliar a eficácia do conjunto, o RCZ conta com a base e o centro de gravidade mais baixos em 23 e 40 mm, respectivamente, em relação ao 308. O modelo, inclusive, é mais largo que este último (+ 30 mm), com a dianteira e a traseira ampliadas (+ 44 mm e 63 mm).

Os eixos foram, consequentemente, adaptados (concepção específica dos triângulos dianteiros e de sua articulação), bem como os amortecedores, a fim de garantir uma dose a mais de rigidez e eficácia na condução, tornando-a mais agradável. O tamanho e a largura dos pneus acentuam ainda mais a precisão de condução e a estabilidade do RCZ. De série, o modelo traz rodas de 18 polegadas (235/45 R18 W) e, como opcional, oferece rodas de 19 polegadas (235/40 R19 W).Para completar o dinamismo desse cupê esportivo, o RCZ traz um aerofólio móvel que assegura estabilidade em altas velocidades – com uma abertura de 34º quando atinge velocidade superior a 155 km/h, oferecendo todo o apoio dinâmico para a parte traseira do veículo.
 

DIREÇÃO PRECISA

Fiel ao know-how da Marca, a direção do RCZ é precisa. Do tipo pinhão-cremalheira, a direção assistida é pilotada por uma bomba eletro-hidráulica (GEP) de 650 W de potência, que varia a assistência em função da velocidade do veículo, da velocidade de rotação do volante e da temperatura do óleo de direção, permitindo uma adaptação permanente do esforço a ser realizado e facilitando as manobras em baixas velocidades.
 

TECNOLOGIA ABUNDANTE GARANTE CONDUÇÃO SEGURA

O RCZ, verdadeira concentração de emoções por conta da estrutura, do desenho, dos materiais e da mecânica nele empregados, dispõe igualmente de uma completa oferta de suporte para uma condução a serviço do prazer de condução e da segurança. O RCZ conta com controle de tração inteligente, um sistema antideslizamento sofisticado que permite ao veículo um arranque eficaz sobre pisos de baixa aderência (gelo, neve, lama etc.).

Nestas condições, adapta sua programação para evitar deslizamento em cada uma das duas rodas dianteiras. Esta função está integrada ao ESP. Ajuda para partida em aclives (Hill Assist) O modelo dispõe também de um sistema denominado Hill Assist, para auxílio nas saídas em aclives, em favor do conforto de utilização e da segurança.

Graças ao diálogo permanente estabelecido com o ESP, esta função possibilita a manutenção da frenagem por dois segundos, uma vez que liberado o pedal do freio, quando o veículo se encontra em suspensão superior a 3%, proporcionando ao condutor tempo suficiente para erguer o pé e acelerar para retomar a marcha. Essa ação garante uma manobra mais segura e facilita o uso do carro tanto nas saídas em primeira marcha quanto nas saídas em marcha ré.

Com o objetivo de garantir maior eficácia de frenagem tanto em termos de potência como de resistência ao desgaste, o conjunto é composto por discos ventilados de grandes dimensões, 302 mm de diâmetro e 26 mm de espessura, e assistidos por sistema ABS de última geração.

O ESP, de série, inclui controle dinâmico de estabilidade, repartidor eletrônico de frenagem (REF), auxílio para frenagens de emergência (AFU) e controle de tração inteligente (ASR) com ajuda para partida em declives. Tais funções podem ser desconectadas simultaneamente (ESP Off), de modo a oferecer aos condutores a liberdade de experimentar ao máximo as capacidades do veículo.

 
WIP SOUND HI-FI JBLTM DE ALTA FIDELIDADE

A tecnologia no RCZ está presente em diversos aspectos, como no sistema de som WIP Sound Hi-Fi JBLTM, concebido sob medida para o interior do veículo. São seis alto-falantes:
* 2 tweeters na área superior do painel;
* 2 woofers Hi-Fi de 165 mm nos painéis das portas (15 W);
* 2 coaxiais Hi-Fi na parte traseira (15 W).
O sistema é associado ainda a um amplificador digital Hi-Fi JBLTM de oito saídas de 240 W,
localizado no porta-malas, que controla de maneira independente os alto-falantes. Dispõe ainda de:
* Leitor de CD e MP3;
* Bluetooth® com USB Box (conexão USB / Ipod e AUX dentro do console central);
* Kit mãos livres para celular e áudio streaming;
* Comando satélite de som na coluna de direção.
 

MÁXIMA SEGURANÇA

Junto a uma segurança ativa de alto nível garantida pelas qualidades dinâmicas do veículo, o RCZ é beneficiado por toda a experiência do Grupo PSA em termos de segurança passiva.

A estrutura do RCZ agrega, na parte dianteira, uma base tripla de esforços para absorver ao máximo a energia de um choque frontal, assim como os arcos do teto e as barras das portas.

Um sistema de capô ativo foi especialmente desenvolvido para reduzir as consequências de um eventual atropelamento, sem interferir na estrutura do veículo em termos de desenho e arquitetura (base e capô baixos). Assim, quando os sensores situados na parte dianteira do veículo detectam uma colisão, um sistema pirotécnico localizado no capô é ativado e o eleva até 65 mm em apenas 0,1 segundo.

Em relação aos choques laterais, os reforços das portas, do piso e da base de esforços da parte traseira foram concebidos para proteção dos passageiros. Na parte traseira, especificamente, uma viga situada na altura do porta-malas absorve os impactos e facilita a reparação.

O RCZ conta com sistemas de retenção extremamente eficazes para proteção do corpo de cada passageiro em caso de acidentes:
* 2 airbags frontais adaptáveis, com 60l de capacidade para o condutor e 90l para o
passageiro;
* 2 airbags laterais (10l cada) para proteção do tórax e do quadril dos passageiros dos
assentos dianteiros;
* 4 cintos de segurança de três pontos, com limitadores de folga (pré-tensionadores
pirotécnicos nos dianteiros) associados a advertências sonoras e visuais de nãoafivelamento
em cada um dos assentos;
*?fixadores Isofix de três pontos de encaixe nos bancos traseiros para cadeira de transporte de
crianças (o terceiro ponto está localizado atrás dos encostos de cabeça).
 

GAMA

Por se tratar de um veículo que nasceu sob a assinatura de exclusividade, o RCZ está disponível em um único nível de acabamento.
 

MAIS EQUIPAMENTOS

O RCZ oferece equipamentos que atendem as expectativas dos consumidores de seu segmento no Brasil.
Conforto:
* Ajuste elétrico dos bancos dianteiros;
* Memória de posição do banco do motorista;
* Bancos dianteiros com aquecimento (assento e encosto);
* Revestimento dos bancos em couro;
* Computador de bordo;
* Ar-condicionado automático digital Bi-Zone com saída de ar traseira;
* Acendimento automático dos faróis;
* Acionamento automático do limpador de para-brisas e indexado à velocidade;
* Rebatimento elétrico dos retrovisores externos;
* Regulador e limitador de velocidade;
* Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade;
* Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
* Para-brisas acústico;
* Retrovisor interno elecrômico;
* Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento.

Segurança:
* Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca;
* Alarme;
* Check control e indicador de manutenção do veículo;
* Detecção de pressão dos pneus;
* Faróis de neblina dianteiros e luz de neblina traseira;
* Faróis de xenon com função direcional e lavador;
* Travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade.
 

CORES

O cupê será comercializado em quatro cores metálicas (Azul Tuanake, Cinza Sidobre, Preto Perla Nera e Vermelho Tourmaline) e uma cor perolizada (Branco Nacre).
 
GARANTIA

Dentro da estratégia de renovação da sua gama de produtos, a Peugeot irá oferecer ao cliente do RCZ um período de garantia de três anos sem limite de quilometragem, a maior entre seus concorrentes, além de revisões com preço fixo a cada cinco mil quilômetros.