Na pista com as novas Mercedes-Benz Classe C e SLK
Por João Gabriel Salgado
Que viajou para Piracicaba a convite da Mercedes-Benz do Brasil
Fotos: Estudio Malangrini / João Gabriel Fink Salgado
Piracicaba-SP. A Mercedes-Benz do Brasil reuniu a imprensa especializada ABIAUTO no Autódromo do ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, para o test-drive dos modelos lançados recentemente no mercado brasileiro, como os novos modelos da Classe C, entre eles a C180 Turbo Coupé, e os novos modelos SLK.
Nova Classe C
Segundo a montadora, a nova geração da linha Classe C conta com aproximadamente dois mil novos componentes. A aparência ficou mais esportiva e elegante, o conjunto mecânico mais potente e econômico, com modernos sistemas de segurança e avançada tecnologia. Na dianteira, a estrela da marca continua integrada na grade do radiador, o para-choque manteve-se marcante, com as entradas de ar central e laterais em forma de V. Já os faróis, ganharam um novo sistema óptico em LED. Na lateral, destaque para as rodas de liga leve de 17 polegadas com novo design, molduras cromadas nas janelas (linha Avantgarde) e puxadores das portas pintados nas cores da carroceria.
Na traseira, o spoiler e para-choque priorizam a aerodinâmica e valorizam o visual esportivo do modelo. O interior da Classe C é atraente e sofisticado. A qualidade foi aumentada graças ao novo painel de instrumentos, ao novo volante multifuncional com doze botões, o amplo espaço interno e a boa e esportiva ergonomia dos bancos. A transmissão é automática de sete velocidades, com o novo câmbio 7G-TRONIC PLUS, que troca as marchas com eficiência e suavidade, garantindo maior torque e agilidade. O motor é o CGI com injeção direta de gasolina, desenvolvido com base no conceito BlueEfficiency, que amplia a eficiência da combustão, oferecendo maior potência e redução de até 31% no consumo de combustível. A tecnologia BlueEfficiency também prioriza a questão da sustentabilidade, alcançando até 19% de redução nas emissões de CO2 em relação à geração anterior.
No aspecto da segurança, anova Classe C atinge um nível bemelevado, graças aos maisdez sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. As novidades são:
-ATTENTION ASSIST:que analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas.
-Parktronic:Orientação de Estacionamento (na C 250 Turbo Sport), que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o veículo.
-Intelligent Light System com LED para condução diurna;
-Assistente de Farol Alto (apenas em conjunto com opcionais Intelligent Light System).
- Sistema multimídia COMAND Online (na C 250 Turbo Sport), com display de 17,8 cm, navegador de internet e reprodução de música sem fio (wireless via Bluetooth).
Resumo dados técnicos
Potência máxima (cv/rpm) | Velocidade máxima (km/h) | Aceleração 0-100 km/h (s) |
|
C 180 Turbo | 156 / 5.000 | 223 | 8,9 |
C 200 Turbo Avantgarde | 184 / 5.250 | 235 | 7,8 |
C 250 Turbo Sport | 204 / 5.500 | 240 | 7,2 |
C 180 Turbo Coupé
O Mercedes-Benz C 180 Turbo Coupé é o primeiro coupé da família Classe C. O novo modelo alia o conceito clássico de um coupé ao design e estilo marcantes de um esportivo Mercedes-Benz.
No interior, o modelo traz sofisticação e funcionalidade, por meio do quadro de instrumentos com design dinâmico em forma de tubos e aros tridimensionais galvanizados, do volante multifuncional com 12 botões e do display colorido integrado de 11,4 cm em alta definição. Os assentos anatomicamente projetados possuem uma geometria esportiva, excelente apoio lateral e elevado conforto.
O pacote Style acentua o caráter esportivo e individual do coupé, que inclui forração dos bancos e das portas em couro ártico preto com costuras em contraste em porcelana, acabamento em piano laqueado porcelanado e tapetes com destaque para as costuras. Teto solar elétrico panorâmico e bancos individuais bipartidos para quatro passageiros também estão entre os itens de série.
O C 180 Turbo Coupé conta com design aerodinamicamente eficiente do revestimento das caixas de rodas, spoilers de rodas, coluna A, defletores de vento, vidros, retorovisores externos e painéis da parte inferior da carroceria. O emprego de um obturador no radiador permite que somente o ar necessário para a refrigeração do motor passe.
Para melhorar ainda mais a dirigibilidade, o modelo possui o trem de rodagem AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, que adapta o automóvel às condições da estrada, proporcionando maior agilidade e conforto.
Com elevado nível de segurança, o C 180 Turbo Coupé apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O ATTENTION ASSIST analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas.
Preços:
C 180 Turbo: R$ 116.900,00
C 180 Turbo Coupé: R$ 126.500,00
Resumo dados técnicos
Mercedes-Benz C 180 Turbo Coupé | |
Preço | R$ 126.500,00 |
Cilindros | 4 em linha |
Cilindrada (cc) | 1.796 |
Potência máxima (cv/rpm) | 156 / 5.000 |
Torque (Nm) | 250 / 1.600-4.200 |
Câmbio | Automático 7G-TRONIC PLUS |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Velocidade máxima (km/h) * | 223 |
Peso (kg) | 1.520 |
Pneus | 225/45 R17 / 225/45 R17 |
Capacidade do porta-malas (l) | 450 |
Tanque de combustível (l) | 67 |
* Limitada eletronicamente
A terceira geração do SLK esbanja requinte, design e esportividade. O capô é longo e a ampla grade do radiador, que ostenta a estrela da Mercedes-Benz, permite a aparência imponente do roadster. Com um simples toque de um botão, o conversível se transforma em um sofisticado coupé, graças ao teto rígido retrátil. Os faróis de xenônio e com tecnologia LED formam o novo conjunto óptico, em que as luzes parecem fluir realçando ainda mais o inovador design do automóvel. O porta-malas é o maior do segmento, com 225 – 335 Litros de capacidade.
O sistema Air Guide diminui a turbulência criada pelo atrito do ar no interior do conversível, com um conceito de pivô de quebra-vento em acrílico de alta qualidade acoplado à barra estabilizadora traseira em alumínio, priorizando o conforto do motorista e passageiro. Para completar o pacote de requinte, o Sun-Reflective Leather (“couro de reflexo solar”) impede a retenção de calor nos bancos de couro, evitando o aquecimento dos mesmos, caso o automóvel fique em local ensolarado por muito tempo. No mercado brasileiro, são oferecidas duas novas versões: SLK 200
A nova SLK
Os motores CGI de 4 cilindros turbo e 6 cilindros, ambos com injeção direta de combustível, proporcionam maior torque, melhorando o desempenho do automóvel. Além disso, a tecnologia BlueEfficiency assegura maior economia de combustível.
No aspecto da segurança, o roadster vem bem equipado. Destaque para: - Sistema Attention Assist de série: que detecta sinais de sonolência do motorista e emite um aviso visual e sonoro para alertá-lo, prevenindo acidentes.
- Parktronic com Orientação de Estacionamento, que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o automóvel;
- Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteirosacionados em caso de colisão traseira para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”;
- A presença de seis airbags.
Resumo dados técnicos