* Por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para Paulínia – SP a convite da Volkswagen
o editor viajou para Paulínia – SP a convite da Volkswagen
Volkswagen lança linha 2017 do Golf Variant, Golf Comfortline e Tiguan
Paulínia – SP - A Volkswagen do Brasil acaba de lançar no mercado três grandes novidades; os Golf Variant 2017, Golf Comfortline e Tiguan nas configurações – 1.0l TSI, 1.4l TSI e 2.0l TSI – com potência variando de 105 cv a 220 cv. O lançamento para a imprensa especializada aconteceu na pista de testes da Pirelli, em Paulínia, interior de São Paulo.
Volkswagen Golf Variant
Para quem pensa que as station wagons (peruas) não são tão desejadas, a Volkswagen acaba de colocar no mercado a sua moderníssima e atualizada Golf Variant 2017 (produzida na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México); agora com o motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv, comando de voz, acionado pelo volante multifuncional e rodas de liga leve em duas versões; Comfortline e Highline.
Downsizing flexível
O destaque do Golf Variant 2017 é o motor 1.4l TSI Total Flex, da família EA211, com bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro), equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de 4.500 rpm a 5.500 rpm, com torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), a 1.500 rpm mantidos até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos chegando até 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).
Nas duas versões o motor 1.4l TSI Total Flex é acoplado à transmissão automática de 6 velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic.
E as novidades não param por aí neste motor de referência downsizing, mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, ele traz uma série de novidades em relação ao propulsor a gasolina como; central eletrônica (ECU) com novos software e hardware, pistões e anéis redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele; pelas características do etanol, o sistema de injeção de combustível utiliza 250 bar de pressão (a gasolina trabalha com 200 bar); as velas contam agora com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar em qualquer mistura de etanol ou gasolina, utilizando velas de dupla platina, resultando em ignições e faíscas mais rápidas com menos energia.
Segurança superior
Modelo que obteve nota máxima em segurança para adultos e crianças, a versão Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha), freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, traz como equipamento de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Como opcional, rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.
Highline: inovação e requinte
Em sua versão topo de linha, o Golf Variant Highline acrescenta ao conteúdo da versão Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.
Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.
Além disso vem equipada com; freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão; bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS); sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros); ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade); Front Assist (sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro); City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência);
Detector de fadiga; FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto) e Park Assist 2.0 (A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares, além da função de frenagem e saída da vaga de estacionamento).
Golf Comfortline
Outro grande lançamento da Volkswagen e que dará uma grande mexida no mercado nacional é o Golf 2017, equipado com o motor TSI Total Flex, 1.0 três-cilindros, 12V, variando de gasolina a etanol, 116cv/125cv a 5.500 rpm com torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atingindo a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol.
Em termos de eficiência energética, o Golf Comfortline TSI tem classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
A autonomia do modelo é exemplar: com gasolina, percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
Ele é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.
O modelo é fabricado em São José dos Pinhais (PR), com a mais moderna tecnologia em motores (que são fabricados em São Carlos-SP) e estarão disponíveis na versão Comfortline com câmbio manual de 6 marchas, nas mais de 600 concessionárias da marca a partir de novembro.
Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD. O Golf Comfortline TSI é equipado de série com controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC). O modelo possui acerto específico de suspensão.
O bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen.
Equipamentos
O Golf Comfortline TSI chega ao mercado co o que há em equipamentos que são muito valorizados pelos clientes; cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina com luz de conversão estática e sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha), Sete airbags, direção elétrica de série (o volante é revestido de couro), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” e sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
Conectividade. O Golf Comfortline TSI traz de série o sistema de infotainment “Composition Media” com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, colorida, de alta resolução, permitindo conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect.
Volkswagen Tiguan
Outro modelo de sucesso da Volkswagen que chega ao mercado com a novidade do motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4×2 e câmbio automático DSG de seis velocidades é o utilitário esportivo Tiguan. O modelo 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecido aos clientes brasileiros.
Destinado a um grupo de consumidores sofisticado e exigente, que valoriza um design aprimorado sem abrir mão da robustez, da segurança e da dirigibilidade, o Tiguan 1.4 vem para tornar a Volkswagen ainda mais competitiva em um segmento cada vez mais disputado.
Conforto
Com bancos com um figurino exclusivo, sistema de infotainment Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, sistema Star/Stop, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 17” com design “Philadelphia” com pneus 235/55, seis airbags, oito alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro e com ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e sensor de estacionamento estão entre os itens de série.
Opcionalmente, o Tiguan 1.4 pode ser equipado com o “Pacote Elegance”, que acrescenta ar-condicionado Climatronic digital com duas zonas de controle, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sensor de chuva, entre outros. Há, ainda, a opção do teto solar panorâmico.
Segurança
Por ser o Tiguan um dos carros mais seguros do mundo, a segurança dos ocupantes é coisa séria; ela é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões; são seis airbags, cintos traseiros de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, sistema de freios ABS, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR) contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes e banco traseiro com sistema ISOFIX.
CONFIRA OS PREÇOS DA LINHA TSI:
Volkswagen Golf 1.0 TSI Comfortline R$ 74.990
Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI flex Comfortline R$ 101.880
Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI flex Highline R$ 113.290
Volkswagen Tiguan 1.4 TSI R$ 125.990