* por João Euclides Salgado
o editor viajou para Itupeva-SP a convite da Chery
Primeiro brasileiro da nova marca
Itupeva – SP - Um sonho realizado faz surgir a primeira fábrica brasileira de automóveis, a CAOA Chery que nasceu em novembro de 2017 como fruto de uma parceria entre as empresas, Chery Brasil e Grupo CAOA após a CAOA adquirir 50% da Chery Brasil. O idealizador de tudo, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade e sua equipe que não deixaram por menos convidando a imprensa especializada do setor para apresentar seu primeiro modelo fabricado no Brasil; estreou em grande estilo o Tiggo 2, um SUV que chega com alto valor agregado e preço competitivo para se tornar protagonista em um dos segmentos mais disputados do mercado brasileiro.
Tudo novo; outro carro, desde o chassi até o acabamento interno, o modelo traz em seu DNA o resultado de parcerias com marcas europeias que são renomadas na Ásia, a excelência dos processos produtivos da Chery e em virtude da parceria, a engenharia brasileira da CAOA com suas peculiaridades e técnicas de excelência. O encontro entre estas duas marcas fez surgir um gigante brasileiro e isso significa: introdução de novas tecnologias, agilidade e mais oferta de produtos, além de inovação no segmento; é o Brasil mostrando a sua cara!
Os destaques do Tiggo 2 ficam em seu amplo espaço interno, a altura do solo (186 mm), conteúdo tecnológico, design, qualidade e um pacote funcional bem ao gosto do brasileiro.
Tudo foi feito pensando nas condições viárias brasileiras e também das necessidades do consumidor, sendo para isso realizados inúmeros testes que resultaram em um modelo democrático que vai agradar em cheio os mais diversos perfis de consumidores; desde pessoas solteiras ou casadas, homens ou mulheres, jovens ou adultos em busca de mais conforto, praticidade, tecnologia e segurança.
O SUV foi desenvolvido para atender aos mais diversos tipos de utilização, sendo ideal para trafegar em vias urbanas, onde se mostra mais ágil e flexível, com direção fácil e leve, suspensão firme e confortável.
Outro detalhe que chama a atenção do CAOA Chery Tiggo 2 é que ele está disponível em uma rede de concessionárias que está apta para dar suporte aos clientes a preço competitivo com relação à concorrência. A rede de vendas e pós-vendas está preparada para prestar atendimento de excelência, com a força da marca CAOA que é a principal referência na distribuição de veículos do País. O objetivo da CAOA Chery é marcar presença em todo o território nacional. Até dezembro, a expectativa é inaugurar mais 30 concessionárias nas principais praças do país.
O Tiggo 2 é um SUV de confiança, pois chega ao mercado na 2ª posição no Índice CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) em sua categoria, depois de passar por testes rígidos que definem padrões de custo de reparabilidade. Isto significa que o seguro do novo modelo tem grandes chances de ser um dos mais competitivos do segmento.
Também seu pacote funcional surpreende, trazendo todo o conteúdo que os consumidores desejam, com design atual e qualidade das peças, aliando tecnologia e conforto ao usuário. Tudo isso associado a um excelente valor agregado.
Design inovador, contemporâneo e duradouro. Essa é a escola de padrão europeu que a Chery segue hoje com o seu Dream Team de designers vindos de diversas marcas reconhecidas e famosas no ambiente automotivo europeu.
O CAOA Chery Tiggo 2 mostra estas características em pequenos detalhes como suas linhas fluidas que correm pela lateral, dando a sensação contínua de movimento, um conjunto ótico moderno com a presença de Led´s e até uma assinatura com o nome do modelo na parte interna dos faróis. São nos pequenos detalhes que a CAOA Chery demonstra a revolução no design e o carinho pelos detalhes que encantam o consumidor.
Inicialmente, o modelo está disponível em duas versões com transmissão manual: Look e ACT, mas está previsto ser oferecido também com transmissão automática até o final do primeiro semestre deste ano.
A versão Look conta com ar-condicionado, pacote elétrico completo, rodas de liga-leve 16″, ISOFIX, sensor de estacionamento traseiro, DRL (luz diurna de rodagem) e entre outros itens. Já a ACT, além de todas as opções oferecidas na versão Look, traz teto solar, central multimídia de 8″ – com espelhamento de celular Android e IOS -, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, volante multifuncional em couro, piloto automático, ar-condicionado automático e muito mais.
Conforto
Outro destaque do Tiggo 2 são suas medidas, além de toda modernidade e tecnologia a bordo, seu espaço interno proporciona conforto aos passageiros devido às dimensões do carro: o excelente entre-eixos de 2.555 mm, os 1.570 de altura e os 1.760 mm de largura, que permitem acomodar com conforto cinco ocupantes. O SUV tem 4.200 mm de comprimento, com porta malas de 420 litros.
Motor
As duas versões são equipadas com motor 1.5l, com 4 válvulas por cilindros e comando de válvulas variável. Alimentação é bicombustível e o sistema de partida é a frio elétrico. A potência é de 115 CV a 6.000 rpm (com etanol) e de 110 CV a 6.000 rpm (com gasolina). Seu torque máximo é de 14,9 kgfm a 2.700 rpm (etanol) e de 13,8 kgfm a 2.700 rpm (gasolina).
A transmissão é manual de 5 velocidades. O Tiggo 2 está posicionado entre os melhores do segmento com relação a economia de combustível. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
O Tiggo 2 será ofertado em cinco cores, sendo duas sólidas (Branco e Preto) e três metálicas (Prata, Azul e Marrom).
No caso da versão ACT, existe a opção de teto pintado em preto para as cores Prata, Branco e Azul.
O consumidor já encontrará o Tiggo 2 nas revendas a partir da primeira semana de abril, onde poderá fazer o test drive.
CHERY: A GIGANTE CHINESA
A Chery Automobile foi fundada em janeiro de 1997, sem nenhum tipo de associação com outras marcas de automóveis. Hoje conta com seis unidades para produção de automóveis e sete plantas industriais na China. Sua capacidade produtiva anual é de 900.000 carros, 900.000 motores e 800.000 transmissões o que garante o título de maior fabricante de automóveis da China.
Foram mais de seis milhões de veículos comercializados e 1.3 milhão exportados para os mais de 80 países em que a Chery marca presença.