Juntamente com a minicidade, o “O Trânsito e Eu” no BH Shopping tem também uma grande inovação recente do programa: um jogo (serious game) em realidade virtual, em que, por meio de óculos especiais, as crianças são inseridas em um cenário interativo, onde devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.
A atividade conta com o apoio da concessionária Valence. Para os pais, a atração é a exposição do SUV Renault Captur no local.
Programa “O Trânsito e Eu”
Além de ações itinerantes como a realizada em Belo Horizonte e em outros shoppings, eventos e parques de várias cidades, o programa “O Trânsito e Eu”, faz parte de um programa mundial do Grupo Renault e está presente no Brasil desde 2012 de forma permanente em oito municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital.
Em seu formato tradicional, o “O Trânsito e Eu” começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam.
Mais de 180.000 alunos do ensino fundamental já tiveram acesso ao programa em sala de aula, ministrado pelos cerca de 5.000 professores de 3.600 escolas municipais que receberam capacitação pedagógica. Já as apresentações itinerantes alcançaram aproximadamente 45,5 mil crianças.
- Serviço:
“O Trânsito e Eu”, 03 a 21 de outubro, no BH Shopping.
Endereço:
BR 356, n.º 3.049, Belvedere.
Belo Horizonte – MG
Estacionamento do piso Ouro Preto.
Horário:
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingo, das 12h às 20h.
Instituto Renault
Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No eixo Inclusão, são destaques:
- O programa Renault Experience, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups. Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes.
- A Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.