Cabo de Santo Agostinho – PE - A Ford renovou seu fenômeno de vendas nos mercados latino-americanos, o EcoSport, uma forte marca da Ford, chega na sua nova geração disposto a continuar surpreendendo. A linha 2008 do utilitário esportivo nacional recebeu significativa evolução no design, interior totalmente novo e importantes aperfeiçoamentos de engenharia. O novo modelo começa a ser vendido no final de outubro no Brasil. Neste mercado, não haverá aumento de preços nas principais versões: XL, XLS e FreeStyle, que correspondem a 80% das vendas. Nos demais países sul-americanos, o EcoSport 2008 será comercializado a partir do final de novembro, quando será anunciada a estratégia de lançamento para cada mercado. { Visto de frente, lateralmente e pela traseira, a harmonia do conjunto foi mantida, com as alterações significativas de elementos de design. Visto por dentro, a mudança foi ainda mais radical no painel, bancos e detalhes de acabamento interno. Tanto externa como internamente, um ponto em comum foi mantido: a forte identidade do mais vendido utilitário esportivo. |
Em todos os mercados em que o EcoSport é vendido, ele se destaca. É líder entre os utilitários esportivos, entre os produtos de outras categorias na sua faixa de preço, ou mesmo nos dois segmentos comparados, como acontece no Brasil, na Argentina e na Venezuela. "Podemos afirmar que o EcoSport é um fenômeno também pelos seus números de vendas: 375 mil veículos vendidos em quatro anos, sendo 180 mil no mercado brasileiro e 195 mil em exportações para os mais diferentes mercados. A sua força é muito grande nos países latino-americanos por termos um produto que atende aos diversos gostos, estilos e modos de vida", lembra Jorge Chear, diretor de Vendas & Marketing da Ford Motor Company Brasil. "Na Argentina, o EcoSport é uma verdadeira marca e o maior símbolo da Ford. Comparado com os utilitários esportivos, com produtos compactos, com peruas ou mesmo com minivans, ele é o líder desde o seu lançamento", acrescenta Eduardo Galdeano, gerente da Ford Argentina. "Nos países andinos, o EcoSport tem significativa presença, mesmo considerando a grande variedade de produtos neste mercado", destaca Eduardo Chocron, gerente geral de Marketing da Ford Venezuela. Além de países latino-americanos e do Caribe, a lista de mercado do EcoSport chega a países do Oriente Médio, como a Síria e o Líbano, e da Ásia e África, como Cazaquistão, Angola, Nigéria, Etiópia, entre outros. "No total, o EcoSport está presente em 26 países", destaca Chear. |
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Evolução constante |
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Pela sua aceitação, redesenhar o EcoSport requer criatividade e muita pesquisa. Desde o seu lançamento há quatro anos, a evolução tem sido constante e, na linha 2008, a tônica foi aprimorá-lo e agregar mais valor ao produto. Inteiramente desenvolvido pelo Centro de Engenharia da Ford localizado no Brasil, o EcoSport 2008 é resultado da constante pesquisa realizada com consumidores de diversos países latino-americanos. Tanto o design, inspirado na família de utilitários esportivos da Ford, como os aperfeiçoamentos de engenharia refletem a opinião de milhares de clientes pesquisados. Seguindo a filosofia de melhoria contínua, a cada dois meses a marca promove pesquisas com uma amostra de cerca de 300 proprietários do EcoSport para medir a sua satisfação e agregar potenciais melhorias ao produto. O design robusto do exterior mostra essa evolução. Na dianteira, a mudança foi total. Os faróis, o capô, os pára-lamas, o pára-choque e a grade do radiador são novos, tanto na arquitetura como na funcionalidade. Na traseira, são novos as lanternas e o pará-choque. As novas rodas de liga leve, aço ou calotas, conforme a versão, respondem por 40% do design da lateral do veículo. O novo desenho do capô, dos pára-lamas, dos faróis, da grade do radiador e dos pára-choques acentuam sua forma de utilitário esportivo. O pára-choque dianteiro, com novas aberturas, exibe um desenho robusto, assim como a grade do radiador em formato "H". Os faróis de neblina foram deslocados para as pontas e, junto com os faróis de perfil alongado, contribuem para alargar visualmente a frente do carro. "O carro ganhou uma aparência mais robusta e a sensação é que ele cresceu, sem que as dimensões tenham sofrido alterações. Os faróis, formados por "canhões", têm um estilo ao mesmo tempo sofisticado e bastante refinado. Eles também atuam como uma jóia na sutileza de detalhes, com a aplicação de texturas em certas áreas que realçam as superfícies", diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford. A traseira se manteve em harmonia com a dianteira. As lanternas traseiras, também com canhões de luzes, seguem o mesmo estilo dos faróis. O pára-choque também tem um formato robusto, sintonizado à aparência da frente do veículo. As rodas trazem um novo desenho, tanto na versão de aço (XLS) como na de alumínio (XLT e 4WD), ou nas novas calotas (XL). Nos modelos FreeStyle, XLT e 4WD, destacam-se os novos pneus Pirelli Scorpion ATR 205/65R, que valorizam ainda mais o visual off-road destas versões. |
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O interior recebeu uma dose extra de refinamento, tanto no design como no acabamento e na oferta de equipamentos. Ficou mais bonito e confortável, sem perder sua característica de utilitário esportivo. O painel de instrumentos é totalmente novo, produzido com material de toque suave e elegante. O quadro de instrumentos também é novo, tanto no grafismo como no tamanho dos mostradores (velocímetro e tacômetro) e na funcionalidade dos novos mostradores analógicos de nível de temperatura e de combustível. Os bancos dianteiros ganharam novo formato, mais anatômico e com abas salientes no assento para o conforto e maior retenção dos ocupantes, especialmente em curvas. Os novos tecidos de revestimento têm os temas de seus desenhos inspirados na natureza. Os painéis da porta também são novos no formato e no material de revestimento e têm perfeita harmonia com o painel de instrumentos. Os botões de comando dos vidros elétricos passaram a ser mais funcionais, confortáveis e têm maior proteção contra o acionamento involuntário. |
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Novos equipamentos |
Computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção são dois novos opcionais disponíveis nas versões 2.0 L XLT e 4WD. O computador informa temperatura externa, consumo médio, velocidade média, autonomia, consumo instantâneo e conta ainda com um alarme de velocidade. Todas as versões que levam rádio/CD-player agora contam com a tecnologia MP3. |
Silêncio, eficiência e agilidade Os aprimoramentos introduzidos na linha 2008 foram desenvolvidos com a aplicação das tecnologias mais avançadas, utilizando os recursos disponíveis no Brasil e nos Estados Unidos, em um trabalho que incluiu mais de 450.000 km rodados e 2.000 testes de componentes e sistemas veiculares. Um dos principais resultados foi a redução dos níveis de ruído para tornar a cabine ainda mais silenciosa. Várias ações contribuíram para aprimorar o isolamento acústico, entre elas, as novas forrações no painel, nas caixas de roda e no porta-malas. O sistema de ventilação foi redesenhado, trazendo uma melhoria sensível no conforto e na eficiência do desembaçamento dos vidros. O sistema de freios também foi recalibrado, com ganhos na ergonomia e eficiência no esforço de frenagem e de acionamento do freio de mão. Para os modelos com motorização 1.6 L Flex, destinada ao mercado brasileiro, a adoção de uma nova relação de marchas deu mais agilidade. A primeira e a segunda marchas foram encurtadas, tornando o carro mais ágil na cidade, onde ele é utilizado a maior parte do tempo. Já a quarta e a quinta marchas foram alongadas, proporcionando uma melhoria de 3% no consumo de combustível na estrada. Com qualquer combustível, conforme o mercado, o EcoSport é um dos carros de maior autonomia do mercado, com seu tanque de 54 litros de combustível nas versões 4×2. |
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Para destacar a evolução e o caráter único do EcoSport, a Ford decidiu que ele merecia também ter um aroma especial. "Uma empresa especializada desenvolveu uma essência exclusiva aplicada no veículo. Não é um perfume de gente, nem de carro. É um aroma que tem a ver com o espírito EcoSport, evocando o prazer de viajar e do contato com a natureza. É uma ação inédita de marketing sensorial", explica Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford. A Ford também criou uma campanha de marketing inédita para destacar a importância deste lançamento. Além da convenção de imprensa, fará o maior evento já realizado no país para a apresentação do produto à sua rede de distribuidores, com 4.000 pessoas. Em outro encontro, clientes especiais do EcoSport terão o privilégio de conhecer o veículo em primeira mão. Em uma parceria inovadora, a Vivo vai oferecer aos clientes do EcoSport a possibilidade de ter um celular com "co-piloto", produto exclusivo que transforma o aparelho em GPS, nas regiões onde essa operadora atua. |
Público fiel |
O EcoSport tem a maior gama de opções do mercado sul-americano. Conforme o mercado, oferece motorização flex, a gasolina e diesel, com diferentes potências. Tem ainda a versão 4WD, uma das mais modernas opções fora-de-estrada do mercado. |
O seu apelo é jovem, mas é um carro desejado por clientes de diferentes perfis. As mulheres, por exemplo, são responsáveis por 51% das vendas da linha. Entre os seus atributos diferenciados estão a posição elevada de dirigir, a visibilidade, o compartimento porta-objetos embaixo do banco do passageiro, o compartimento refrigerado no painel, o fácil acesso ao porta-malas e a capacidade de enfrentar obstáculos. "Mais que isso, é um carro que se tornou um símbolo de liberdade, conectado com o estilo de vida dos consumidores", finaliza Rodrigo Lourenço, gerente de Produto da Ford. |
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Linhas robustas e modernas, no seu exterior e interior |
O novo EcoSport 2008 foi inteiramente desenvolvido no Brasil, tanto na parte de design como de engenharia, a partir dos desejos dos clientes. Seu estilo é inspirado na famosa família de utilitários esportivos da Ford, mas a sua identidade é genuinamente EcoSport. |
"O carro ganhou uma aparência mais robusta, transmite força. O interior recebeu uma dose extra de refinamento, tanto no design como no acabamento e na oferta de equipamentos", diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford. |
Por fora, as mudanças incluíram o desenho do capô, dos pára-lamas, dos faróis, da grade do radiador, dos pára-choques, das lanternas traseiras e das rodas. O pára-choque dianteiro, com novas aberturas, exibe um desenho mais robusto, assim como a grade do radiador em formato "H". Os faróis de neblina foram deslocados para as pontas e, junto com os faróis de perfil alongado, contribuem para alargar visualmente a frente do carro. |
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Faróis sofisticados |
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Os faróis, com lentes de superfícies complexas e perfil aerodinâmico, têm um estilo ao mesmo tempo sofisticado e funcional. Internamente, eles são formados por dois canhões, um menor na parte interna para o pisca e o maior para a lanterna e luzes baixa e alta. A luz direcional também oferece boa visibilidade lateral, por meio de uma abertura que permite a passagem da luz. As novas lanternas traseiras seguem o estilo dos faróis, com dois canhões. O de cima abriga as luzes da lanterna, freio e ré. No de baixo, com lente branca (ou fumê, na versão 4WD), fica o pisca, cuja luz foi projetada para invadir a lateral, aumentando a visibilidade e a segurança. |
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As rodas trazem um novo desenho, tanto na versão de aço (XLS) como na de alumínio (XLT). Nas versões FreeStyle e 4WD elas têm um acabamento diferenciado: depois de pintadas na cor cinza "Warm Steel", elas têm suas bordas usinadas e recebem uma camada de verniz. "Mais do que em qualquer carro, as rodas são um item importante no EcoSport, por causa do estepe traseiro. Por isso, dedicamos atenção especial a elas", diz Ramos. O EcoSport 2008 ganhou também o novo pneu Scorpion ATR 205/65R nas versões FreeStyle, XLT e 4WD, desenvolvido especialmente pela Pirelli. Além de reduzir em 1 dBA o nível de ruído em piso irregular e ter uma durabilidade 10% maior, ele melhora as respostas da direção e acentua o visual aventureiro do carro. |
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Painel e mostradores modernos |
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O interior do carro ficou ainda mais bonito e requintado. As novidades começam pelo painel de instrumentos, que foi totalmente redesenhado, com entradas de ar maiores, de fácil e confortável acionamento, emolduradas por aros de cor prata (FreeStyle e XLT) ou cinza "Warm Steel" (4WD). Além de melhorar o fluxo de ar, elas têm comandos mais ergonômicos. O material de acabamento do painel também é diferenciado. Sua superfície foi desenvolvida com novas texturas que proporcionam uma sensação agradável ao tato. Os instrumentos exibem um novo grafismo, com mostradores analógicos maiores e ponteiros duplos. Seu visual moderno facilita a leitura e permite excelente visibilidade mesmo em condições de pouca luz, como, por exemplo, ao entardecer. |
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Bancos anatômicos |
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Os bancos dianteiros apresentam novo formato, mais anatômico, com abas de espuma proeminentes também nas laterais do assento, que aumentam o conforto e a retenção nas curvas. Os tecidos de revestimento trazem desenhos inspirados na natureza. "Analisamos mais de 200 opções até encontrar o padrão mais adequado ao espírito do EcoSport", conta João Marcos Ramos. Os painéis das portas ganharam novo desenho, com compartimento redondo para acomodar o alto-falante, no estilo "boom-box". Os botões de comando dos vidros elétricos agora são do tipo "push-pull" (empurre-puxe), que evita o acionamento involuntário. A nova manopla do câmbio tem um novo desenho com acabamento na cor prata nas versões FreeStyle e XLT, e cinza "Warm Steel" na versão 4WD. Outros detalhes, menos aparentes, também revelam o cuidado com o acabamento do novo EcoSport. Como, por exemplo, o carpete mais encorpado, com textura e maior gramatura, e a borracha aplicada junto à chave da ignição para evitar ruídos no contato com o controle remoto e chaveiros. |
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Computador de bordo e controle de rádio na coluna de direção |
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Computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção são dois novos opcionais que passam a ser disponíveis nas versões 2.0 L XLT e 4WD. O computador informa temperatura externa, consumo médio, velocidade média, autonomia, consumo instantâneo e conta ainda com um alarme de velocidade, que informa por um sinal sonoro quando se atinge a velocidade programada, selecionada em intervalos de 5 km/h a partir de 30 km/h. "O controle do rádio na direção é um item muito ergonômico. Quando você se acostuma a usá-lo, não tira a mão do volante", comenta Nahuel Osanai, gerente de Desenvolvimento de Produto da Ford. |
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Aroma especial |
Para destacar a evolução e o caráter único do EcoSport, a Ford decidiu que ele merecia também ter um aroma especial. "Contratamos uma empresa especializada para desenvolver uma essência exclusiva. Não é um perfume de gente, nem de carro. É um aroma que tem a ver com o espírito EcoSport, evocando o prazer de viajar e do contato com a natureza. É uma ação inédita de marketing sensorial", explica Rodrigo Lourenço, gerente de Produto da Ford. |
Ao mesmo tempo, a marca programou uma campanha de marketing de proporções inéditas para destacar a importância do lançamento. Além da convenção de imprensa, fará o maior evento do gênero já realizado no país para a apresentação do produto à sua rede de distribuidores. A rede vai fechar durante dois dias para que 4.000 pessoas participem da apresentação, numa estrutura que envolve 80 ônibus e 15 hotéis. |
Paralelamente, será feito um evento reservado para clientes especiais, compradores fiéis do EcoSport, que terão o privilégio de conhecer o veículo em primeira mão. Outra ação inovadora é uma parceria com a Vivo, que vai oferecer aos clientes do EcoSport um celular com "co-piloto", produto exclusivo que adiciona função GPS ao celular. |
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O consumidor foi o ponto de partida de todas as melhorias introduzidas na parte de engenharia do veículo |
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Assim como o EcoSport original, todos os aprimoramentos introduzidos na linha 2008 foram desenvolvidos no Brasil, no Centro de Criação de Veículos da América do Sul, hoje um dos cinco centros de desenvolvimento da Ford no mundo, com mais de 1.000 engenheiros. Esse trabalho incluiu mais de 450.000 km rodados, além de mais de 2.000 testes de componentes e sistemas veiculares em laboratórios, fornecedores e campos de prova do Brasil e Estados Unidos. As mudanças se basearam na opinião dos clientes, seguindo a filosofia de melhoria contínua. A cada dois meses, a marca promove pesquisas com uma amostra de cerca de 300 proprietários do EcoSport para medir a sua satisfação com o produto e informar potenciais melhorias. "Esse é o nosso grande desafio, saber entender e antecipar as necessidades do consumidor para evoluir continuamente. E não esperamos a entrada de um novo ano-modelo para fazer modificações. Muitas sugestões são introduzidas aos poucos na linha", diz Nahuel Osanai, gerente de Desenvolvimento de Produto da Ford. O EcoSport 2008 é produzido nas versões com motorização 1.6 L Flex, com potência de 105/111 cv e torque de 146/155 Nm, com gasolina ou álcool, respectivamente; 2.0 L com transmissão manual, com 143 cv e 188 Nm; e 2.0 L automático, com 138 cv e 181 Nm. Além destas, a linha também tem dois motores exclusivos para exportação: 1.6 L a gasolina, com 98 cv e 141 Nm; e 1.4 L a diesel, com 68 cv e 160 Nm. |
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Mais agilidade e economia |
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A versão 1.6 L Flex ganhou uma nova relação de marchas, que torna o carro mais ágil na cidade e econômico na estrada. A primeira marcha foi encurtada em 15%, aumentando na mesma proporção a capacidade de subida em rampa do veículo. A segunda também ficou mais curta, enquanto a quarta e a quinta foram alongadas, proporcionando uma redução média de 3% no consumo de combustível na estrada. "Verificamos que a maioria dos consumidores usa o carro predominantemente na cidade. Por isso, desenvolvemos essa nova transmissão que garante um torque maior nas arrancadas e deixa o EcoSport 1.6 L mais esperto no trânsito", explica Osanai. O sistema de freios também foi recalibrado, com ganhos no esforço inicial para o acionamento do pedal. O freio de estacionamento também ficou mais ergonômico e suave, com esforço 25% menor para acionar a alavanca. |
Interior silencioso Ao mesmo tempo, o trabalho feito no isolamento acústico aumentou o nível de silêncio na cabine, com uma melhora de 5% no índice de articulação – medida que avalia a facilidade de se manter uma conversa em tom normal. Além da aplicação de novos isolamentos entre o motor e o painel, mantas acústicas nas caixas de roda, novo carpete no porta-malas e otimização do pacote de isolamento acústico, outras ações para atenuar ruídos e rangidos foram desenvolvidas. Como, por exemplo: aumento da rigidez do painel de instrumentos e do porta-luvas, novos elementos de fixação dos painéis de porta, novo sistema de fixação do encosto do banco traseiro, reposicionamento do sistema de encaixe do porta-pacotes e novo protetor de cárter na versão 4WD. O sistema de ventilação também foi redesenhado. Ganhou novos dutos, que além de aumentar o conforto e contribuir para a redução de ruídos, trouxeram uma melhoria sensível na eficiência de desembaçamento dos vidros. |
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