Fiat Concept Centoventi apresentado em Genebra

FIAT CONCEPT CENTOVENTI: A RESPOSTA DEMOCRÁTICA À MOBILIDADE ELÉTRICA

Genebra – Suíça -  O Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019 foi o local escolhido para a estreia do Fiat Concept Centoventi, o protótipo que expressa de modo perfeito a ideia italiana de mobilidade em massa movida a energia elétrica no futuro próximo. É a expressão de uma visão arrojada e democrática do futuro, baseada em 120 anos de história e de experiência no setor – daí o nome do conceito que significa “cento e vinte” em italiano – que, mantendo a tradição, tem como objetivo romper com o passado e ir mais longe. Tal como nos anos 1950, por exemplo, quando o Fiat 500 deu origem a uma revolução industrial e cultural, superando categorias tradicionais em termos de estética, design e engenharia para se tornar uma obra-prima, contrariando tudo o que até então tinha sido feito na história da indústria automobilística: o primeiro exemplo real de mobilidade acessível ao mercado de massas.

Mas conseguimos imaginar algo igualmente revolucionário no futuro das nossas modernas cidades? A resposta a esta questão é o Fiat Concept Centoventi, a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado e uma das poucas a fornecer autonomia realmente válida para longas viagens fora da cidade. Para o conceber e desenvolver, a marca focou nos aspectos mais populares, acessíveis e engenhosos, explorando a veia que produziu carros com interiores incrivelmente modulares e notável personalidade estilística. Adequadamente, o Fiat Concept Centoventi projeta a marca no futuro com a sua inata capacidade de “democratizar” tudo de modo atraente e influente. Resumindo em inglês: “The ABC of cars. Affordable But Cool. (“O ABC dos carros. Acessível, Mas Atraente”).
Centoventi, uma breve descrição
O Fiat Concept Centoventi é, basicamente, uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente, em qualquer altura da sua vida ou do seu dia, sem restrições de personalização ligadas ao momento específico da compra. De fato, será produzido apenas numa cor de carroceria, podendo os clientes personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 calotas e 4 caracterizações externas. Portanto, tal como modernos dispositivos eletrônicos, este carro pode ser atualizado com a maior liberdade e imaginação em termos de cores, configuração de interiores, configuração do teto, sistema de informação e entretenimento e até mesmo autonomia da bateria. E este é um dos pontos mais fortes do protótipo: os proprietários não têm de esperar por séries especiais ou reestilizações, pois podem “mudar” seu automóvel conforme entenderem. Torna-se ainda mais revolucionário graças à presença, na altura do lançamento, de 120 acessórios adicionais, criando um modelo de negócio genuinamente novo, bem como uma comunidade de fãs do Fiat Centoventi.
Em outras palavras, o Fiat Concept Centoventi é a resposta a uma mudança real no design e no negócio, que personifica o espírito funcional da marca. Simultaneamente, presta homenagem aos seus 120 anos de história com uma abordagem moderna em determinados elementos de estilo tradicionais que marcaram o Panda dos anos de 1980. O Fiat Concept Centoventi é inspirado no design italiano e personifica o conceito da Fiat “menos é mais “, que significa livrar-se de tudo o que não é necessário e complexo num carro, para oferecer mais espaço às pessoas (More You), mais atenção ao ambiente e à comunidade (More Care) e ao DNA da marca em termos de valores e estilo (More Fiat). Ao jogar estas três cartas, o Fiat Concept Centoventi revoluciona a ideia da mobilidade elétrica, dentro e fora da cidade, superando com sucesso os cada vez mais difíceis desafios – em termos de trânsito, normas e custos de propriedade –, ao mesmo tempo que aproveita ao máximo as novas oportunidades oferecidas pela elétricidade.
Modelo de negócio inovador
O Fiat Concept Centoventi pode ser construído à medida dos desejos do cliente, inaugurando um novo modelo de negócio que envolve a Mopar – a marca do grupo FCA especializada em acessórios, peças e serviços que permite uma inovadora personalização do produto –, a rede de vendas e, cada vez mais, clientes digitais. Exceto em relação a seis elementos (para-choques, teto em policarbonato, pintura da carroceria, quadro de instrumentos Lingotto, baterias e tampa traseira digital) que só podem ser instalados no concessionário, os outros 114 acessórios especialmente desenhados pela Mopar – incluindo sistema de áudio, painel, porta-objetos, assentos dos bancos etc – podem também ser comprados on-line e montados pelo cliente em casa.
Além disso, alguns acessórios de estrutura simples, como porta-copos ou porta-documentos, por exemplo, podem ser impressos numa impressora 3D, em casa, na concessionária ou em uma loja especializada em impressão. Portanto, é um novo negócio para os acessórios de automóveis, permitindo a revenda ou comercialização na internet, alimentando uma autêntica comunidade real de fãs da marca ou conhecedores do design italiano da Fiat, tal como com os artigos de colecionadores. Este novo modelo de negócio centra-se no e-Commerce, o mercado virtual que não conhece fronteiras.
Habitáculo modular, “plug and play”
Modular, espaçoso e bem iluminado são as palavras que melhor descrevem o habitáculo do Fiat Concept Centoventi, totalmente reconfigurável e capaz de acomodar até quatro pessoas. Basta entrar para perceber que foi desenhado em torno das pessoas e do modo como se relacionam com o mundo.
Em sintonia com a filosofia do carro, diversas partes do interior foram criadas segundo o conceito “plug and play”. O painel dispõe de diversas aberturas onde podem ser encaixados muitos componentes adicionais de vários formatos e funções, graças ao sistema de montagem interligado patenteado, tal como os famosos blocos da Lego.
Encontramos a mesma abordagem nos painéis das portas, totalmente personalizáveis e inspirados nas portas de geladeiras: com superfícies lisas e design minimalista, podem ser equipados com bolsos de arrumação, suportes para garrafas e alto-falantes como e quando o cliente quiser.
Os bancos também são inovadores, com estrutura nua nas costas feita de materiais ecológicos, enquanto os assentos e os apoios de cabeça podem ser facilmente substituídos para mudar cores e materiais. O banco do passageiro dianteiro pode até ser substituído por uma caixa de carga ou uma cadeira de criança, se necessário. O banco traseiro é constituído por um assento retrátil e encosto que rodam para formar uma porta-malas com extraordinária capacidade de carga.
Materiais inovadores nos bancos
Por meio de seus materiais, o Fiat Concept Centoventi explora novos horizontes de design, indo buscar inspiração em itens modernos do cotidiano e explorando inovadoras soluções tecnológicas e exclusivos processos de produção. Um dos muitos pontos de referência utilizados são os tênis, produtos de alta performance e símbolos da moda. Eles inspiraram os bancos do Centoventi, uma obra-prima da criatividade italiana (ou, melhor dizendo, da Fiat), obtida com a ajuda de parceiros industriais de topo. O banco, por exemplo, é feito de um inovador plástico produzido pela utilização de um processo exclusivo e patenteado, envolvendo uma nova fórmula que utiliza resinas poliolefínicas.
O resultado final é um material três vezes mais leve do que outros plásticos moldáveis, como espumas, e, além disso, é pintado diretamente no lote. Assim, ele não apresenta camada externa, tem aparência atraente e é macio ao tato. Além disso, este inovador plástico é antimicrobiano, resistente aos raios UV e completamente lavável. Sem esquecer que pode ser pintado numa infinita variedade de cores, incluindo metalizadas e peroladas ou com pigmentos claro ou carregado.
Também inovadora é a tecnologia de impressão 3D dos encostos dos bancos e dos apoios de cabeça, que usa 100% de materiais recicláveis. Esta tecnologia já foi utilizada com sucesso não só nos esportes, como nos tênis e outros equipamentos, mas também em design de interiores para criar assentos funcionais e flexíveis. Além disso, este especial processo consegue produzir tecidos de tramas cruzadas variáveis que evitam a criação de sobras que tenham de ser eliminadas.
Painel patenteado e cluster ‘Lingotto’ de 20”
Em frente ao condutor encontra-se o inovador painel de peça única, que presta homenagem ao famoso e histórico “bolso” do Panda com um incrível sistema de orifícios patenteado pela Fiat para fixação personalizada e segura de uma variedade de acessórios – desde um suporte para copos a uma caixa de garrafas, um porta-luvas ou qualquer outra necessidade do cliente – tudo para proporcionar um ambiente mais acolhedor.
Tão revolucionário como o painel, o quadro de instrumentos disponibiliza duas soluções: a primeira, perfeita para a geração “Millenial”, faz do smartphone o coração do sistema, em combinação com a tela principal de 10 polegadas, enquanto a segunda opção, mais tradicional, exibe uma segunda tela integrada de 20”. Na primeira opção, sem custo extra, os condutores podem pendurar o telefone celular ou tablet no painel para navegar, ouvir música, receber e enviar mensagens etc.
Quem procurar uma opção mais tradicional pode, por outro lado, optar pelo painel de instrumentos “Lingotto”, um sofisticado dispositivo Full Digital de 20 polegadas, envolto por um suporte cujo design evoca a histórica fábrica da Fiat em Turim. O dispositivo “Lingotto” integra as funções de assistência ao condutor e segurança, tais como indicador de direção, alerta de pontos cegos, sistema de freios e estado de carga da bateria. Não esquecendo ainda que a parte do painel de instrumentos “Lingotto” voltada para o para-brisas dispõe de um dispositivo adicional perfeito para exibir as mensagens a quem partilha o automóvel.
Apenas uma cor personalizável
O Fiat Concept Centoventi altera o paradigma da indústria automobilística. Disponível em cor única, metalizada, para simplificar a produção, mas ao mesmo tempo extremamente personalizável. O novo programa “4U” irá permitir aos clientes escolher a combinação de quatro tetos, quatro para-choques, quatro calotas e quatro envelopamentos externos que, combinados com uma ampla lista de acessórios, poderão fazer cada Centoventi único e exclusivo.
Em particular, o envelopamento poderá ser executado por qualquer concessionária em qualquer momento, mediante solicitação do cliente. A operação é muito rápida, oferecendo um acabamento exterior linear e uniforme, a preço acessível. O efeito é semelhante ao de uma pintura metalizada mas, ao contrário da pintura, não dura para sempre.
‘Aberto’ de nascença mas pronto a ser ‘fechado’
O Fiat Centoventi vem de fábrica com teto aberto, perfeito para conduzir com o cabelo ao vento, podendo ser fechado com uma capota. Tal como outros detalhes, o teto pode ser personalizado pela escolha de uma das soluções disponíveis – capota bicolor de policarbonato, de lona, compartimento de carga integrado e até um teto com um inovador painel solar. Mais precisamente, os 50 Watts gerados pelo painel solar irão manter fresco o interior do veículo quando estiver estacionado e dar energia ao inovador dispositivo digital alojado sob a tampa traseira.
O carro vira um dispositivo de mídia social
A ampla tampa traseira pode alojar um inovador dispositivo que possibilita que o Fiat Concept Centoventi supere o conceito de conectividade e se torne um verdadeiro dispositivo de mídia social, em que as mensagens podem ser partilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento, por razões óbvias de segurança, apenas mostrará o logo da Fiat, mas sempre que parar, o condutor poderá passar para o modo “messenger”. Além disso, o dispositivo digital situado na retaguarda pode facilmente transformar-se num cartaz publicitário que pode ser alugado para recuperar custos, como por exemplo, de estacionamento.
Reinterpretação linguagem estilística da Fiat
Tudo no Fiat Concept Centoventi faz jus à marca, especialmente nos pormenores mais encantadores e funcionais, como as suas dobradiças e fechaduras minimalistas e retro-futuristas, o novo painel multifuncional, os assentos esguios, as calotas coloridas que utilizam hoje os materiais mais inovadores do setor, assim como a grade frontal onde as aberturas verticais se converteram nos LED indicadores de carga da bateria.
Mas a identidade da Fiat não se vê apenas nestes detalhes; o design externo é também típico da marca italiana. Num estilo simples e organizado, o novo Fiat Concept Centoventi é robusto, compacto, com proporções quase monolíticas e dimensões que tiram o máximo partido de cada espaço. A impressão de solidez é ainda reforçada pelos amplos protetores das portas concebidos a partir de uma nova espuma expandida que, graças à sua elasticidade, absorve os arranhões e os choques sem deixar marcas. E a “textura 3D” acentua a sensação de proteção e segurança transmitida pelo visual da carroceria.
Autonomia elétrica modulável até 500 km
A liberdade de personalização é também clara na fonte de energia que conduz o Fiat Concept Centoventi. Consiste num conjunto de baterias modulares que oferecem uma grande flexibilidade de uso. Como padrão, o carro vem de fábrica com uma bateria para 100 km. Mas se for necessário maior capacidade, poderão ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de 100 km cada. As baterias extra são instaladas por debaixo do piso do veículo, nas concessionárias. Um trilho deslizante que suporta e conecta as baterias torna a instalação ou remoção mais fácil e rápida. Também pode ser disponibilizada uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento; esta pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem, tal como a bateria de uma bicicleta elétrica moderna. A capacidade total que pode ser alcançada é de 500 km.
A forma com que o Centoventi foi desenhado, com o centro de rolamento exatamente entre os eixos, e o posicionamento das baterias por debaixo do centro de gravidade do carro, significam que a distribuição do peso e a condução não são alteradas independentemente do número de baterias instaladas. O sistema de freios está dimensionado de forma a garantir a máxima desaceleração mesmo quando o veículo se encontra totalmente carregado.
Por fim, a tomada de carga múltipla está localizada na parte inferior do para-brisas. Trata-se, mais especificamente, de um cabo alojado sob a guarnição, que elimina a necessidade de existência de uma cavidade para inserir cabos na mala e que, devido à sua posição central, fica equidistante dos pontos de carregamento de cada lado, ou pode funcionar como um distribuidor para vários veículos em caso de partilha energética. A tomada acende no escuro e pode ser utilizada como uma lanterna elétrica e dispositivo de remoção de gelo do para-brisas.
Perfeito para trabalho e compartilhamento
Ideal para uso individual, o Fiat Concept Centoventi nasceu também para se tornar a futura estrela das frotas comerciais, assim como de sistemas de compartilhamento com outros usuários. O que não surpreende, uma vez que o Centoventi se distingue em todos os aspectos da mobilidade urbana. É o BEV mais acessível do mercado, parcialmente graças ao seu conjunto modular de baterias, assim como por ser mais fácil de limpar, reparar e manter, com risco inferior de danos e menores custos de propriedade.
Principais dimensões do Fiat Concept Centoventi
Comprimento: 3.680 mm
Altura: 1.527 mm
Largura: 1.740 mm (com espelhos laterais: 1.846 mm)
Distância entre os eixos: 2.430 mm
Balanço dianteiro: 658 mm
Balanço traseiro: 592 mm