Mercedes-Benz já trabalha com a Indústria 4.0

Mercedes-Benz já trabalha com a Indústria 4.0 na produção de cabinas

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São Bernardo do Campo – SP - A Mercedes-Benz do Brasil reuniu a imprensa especializada do setor para mostrar em sua fábrica de São Bernardo do Campo os avanços que já são realidade no rumo da Indústria 4.0 no País. Os pilares da quarta revolução industrial como tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes na Linha de Cabinas de caminhões.“Há pouco menos de um ano, inauguramos nesta planta a nova Linha de Montagem de Caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no País, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da Indústria 4.0”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Agora, com a Linha de Cabinas, estamos dando mais um passo histórico e decisivo, que terá continuidade, porque iremos avançar para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus”; “aqui somos fabricantes e não uma mera montadora”! Com um novo ambiente de trabalho na produção de cabinas, a Mercedes-Benz projeta ganhos de 15% em eficiência e 20% em logística em relação a processos anteriores. Para tanto, além de tecnologias, processos e recursos avançados, a nova Indústria 4.0 que cresce cada vez mais dentro na Empresa também dedica atenção muito especial aos colaboradores. A nova Linha de Cabinas 4.0 vem desenvolvendo e testando, por exemplo, o uso de avançadas soluções – inéditas na Empresa, na Daimler Trucks e em veículos comerciais no País – como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto, ferramentas inovadoras para uma nova realidade nas linhas de produção. Essas tecnologias trazem ganhos importantes de ergonomia, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores. “Com a nova Linha de Cabinas, seguimos entregando investimentos no Brasil, dentro do aporte de R$ 2,4 bilhões programado entre 2018 e 2022”, informa Philipp Schiemer. “Ou seja, a Mercedes-Benz segue confiando no potencial do mercado brasileiro”.

 Uma nova era da interação entre homens e a tecnologia

 Os colaboradores estão no comando da Indústria 4.0, assegurando altos padrões de qualidade, produtividade e flexibilidade para atendimento aos clientes.

 “A Linha de Cabinas também é resultado do aprimoramento do processo ergonômico nas células de trabalho e do investimento contínuo na qualidade de vida dos colaboradores, com participação da área de Medicina e Segurança do Trabalho”, diz Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso foco é a evolução do ambiente de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento das equipes”.

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 Interface total com a fábrica de Juiz de Fora

O diversificado universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração está totalmente conectado na atual Linha de Cabinas. A alta tecnologia aplicada por toda linha permite disponibilizar dados em tempo real para diversas áreas da fábrica. Um App permite acompanhar 100% da produção pelo celular e de qualquer lugar. Essa ferramenta em São Bernardo do Campo tem interface direta com a planta de Juiz de Fora (MG), onde as cabinas são fabricadas e pintadas.

 Realidade aumentada

 O uso da realidade aumentada é uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks. Com testes ao longo de 2018, está sendo utilizada, a partir deste ano, no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.

 O óculos de Realidade Aumentada possibilita visualizar imagens com parâmetros e informações dos sensores de um determinado equipamento ou do processo produtivo.

 Robô auxilia os operadores em ações repetitivas

O robô colaborativo trabalha em total sintonia com os operadores, aliviando esforços em atividades repetitivas, contribuindo para maior assertividade e qualidade. Na Mercedes-Benz do Brasil, o primeiro robô colaborativo atua na montagem da chave geral do caminhão.

De braço duplo e mãos flexíveis, o robô colaborativo manuseia qualquer objeto, com alto nível de precisão. Graças a seu design compacto e ao controle preciso, não exige barreiras, gaiolas ou grades para utilização, nem zonas restritas de uso, garantindo a segurança dos colaboradores e das pessoas à sua volta.

 Exoesqueleto

O exoesqueleto é uma estrutura de suporte ao colaborador projetada ergonomicamente para ajudar nas realizações de movimentos repetitivos. Conforme o modelo, pode diminuir esforços nos ombros, coluna, quadril e pernas. Não aumenta a força do colaborador, mas reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.

 Tecnologias avançadas

 . AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente) – A Mercedes-Benz do Brasil é pioneira no uso de AGV na produção de cabinas de caminhões. Além disso, este é o único AGV que se movimenta de forma autônoma também pelos elevadores, entre os dois pisos onde são realizadas as montagens inferior e final das cabinas. O AGV transporta a cabina, de forma autônoma, durante todo o processo, facilitando o trabalho do colaborador. O AGV permite mais uma inovação para a Empresa. As portas das cabinas, que são retiradas para otimizar a montagem dos diversos componentes, ficam acomodadas no próprio AGV, agilizando a recolocação após a finalização do processo. Ou seja, tudo está concentrado na própria linha, com facilidade e segurança para o colaborador.

 . AIV (Autonomous Intelligent Vehicle ou Veículo Autônomo Inteligente) – Pioneiro na Mercedes-Benz do Brasil, o AIV é um veículo que transporta pequenas peças desde o armazém até 12 estações de trabalho na linha de montagem de cabinas. De tamanho compacto, chega a transportar até 130 kg de peças, estando totalmente conectado à programação de produção. Utilizando conexão sem fio (wi-fi), o AIV conta com vários sensores para que circule de forma independente pela linha de montagem, com agilidade e total segurança em relação aos colaboradores e aos demais dispositivos, como o AGV e o EOM, por exemplo. Devido ao seu sistema inteligente, o AIV executa a melhor rota para levar as peças até o ponto necessário, aumentando a velocidade do processo, eliminando erros e contribuindo para que o colaborador não precise se deslocar ao Armazém e nem movimentar carrinhos no transporte de peças. Além disso, o uso do AIV é facilmente aplicável à linha de produção, o que amplia o potencial de uso para outras áreas.

 . Transelevadores – Movimentam as cabinas que chegam de Juiz de Fora, armazenando-as no Depósito Vertical. As cabinas entram na programação e vão direto para a linha de montagem no momento adequado. O armazém automatizado alia precisão, velocidade e segurança à operação, reduzindo o espaço necessário para estoque, maximizando o uso da altura disponível. Toda movimentação é realizada com base em softwares de controle, com assertividade. Entre as vantagens do sistema por transelevador destacam-se a redução do uso de empilhadeiras nas operações e a minimização do risco de acidentes e de avarias na movimentação das cabinas.

 . EOM (Electrical Overhead Monorail) – Este Sistema de Transporte Aéreo movimenta as cabinas pelo alto, de forma suspensa, por uma linha em formato de “U”. Otimiza o uso do espaço e melhora a ergonomia para os colaboradores. Permite sincronizar velocidades com outros processos produtivos ou trabalhar com diversas velocidades dentro do mesmo circuito. O sistema é flexível e possibilita que se suba ou desça a cabina para a posição mais ergométrica e confortável aos operadores. O EOM possui sensores que identificam os tipos de cabina. Elevadores automáticos – São sincronizados com a programação da produção, assegurando a eficiência e a velocidade do processo. Por meio deles, as cabinas se deslocam pela Linha de Produção e são transportadas até o prédio da produção de caminhões.

 . Célula robotizada – Este robô de grande dimensão realiza a colocação do parabrisa na cabina. A célula robotizada é cercada por grades, a fim de garantir a segurança dos colaboradores e a eficiência do processo.

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