Porto de Galinhas – PE – A Fiat Automóveis resolveu mais uma vez inovar e, para lançar para a imprensa especializada, a nova gama de um dos seus modelos de maior sucesso, o Fiat Palio Weekend, não deixou por menos, montando um super evento. Para começar, sob o comando do carnavalesco Paulo Barros e com a participação de centenas de bailarinos da Unidos do Viradouro, a Fiat criou um espetáculo que mostrava a renovação da vida. No início um ambiente árido onde a vida já não mais existe; eis que surge o sol depois a chuva que renova as esperanças com o brotar da vida. Uma rica vegetação surge com flores e cores. Logo chegam os pássaros, as borboletas e os animais. A natureza já está presente, esplendorosa levando a uma aventura e dessa aventura surge um novo carro, o novo Palio Weekend 2009 nas suas versões ELX, Treking e a top, Adventure Locker. A Palio Weekend que desde o seu lançamento vem conquistando uma trajetória bem-sucedida com um mix de ousadia e inovação, traz agora novos elementos para continuar na frente. O novo design externo e interno – que a deixaram ainda mais bonita, moderna, confortável e robusta e a adoção de uma nova versão e de equipamentos inovadores. A versão Adventure é o destaque do lançamento, que novamente sai na frente, trazendo importantes novidades mecânicas.
|
Outra é a nova versão intermediária, a Trekking, que concilia um perfil robusto com excelente oferta de equipamentos e primoroso acabamento, tornando-a uma opção atraente para clientes que desejam os atributos de uma suspensão elevada, aliados a um visual mais arrojado por um preço mais acessível. E a versão ELX, tem no requinte (mas sem deixar de lado sua personalidade jovem) e na relação custo-benefício seus pontos fortes. Outra novidade, nas versões ELX e Trekking é o novo motor 1.4 Flex, superior em torque, potência e economia de combustível – este motor já equipa os modelos Fiat Punto e Novo Siena. A Fiat foi a pioneira no segmento “off-road light”, colocando no mercado brasileiro o campeoníssima Fiat Palio Adventure. Desde então, o modelo vem trilhando um percurso recheado de inovações e de sucessos e agora, com a reestilização incorpora o Adventure Locker, um componente que não é só inédito no segmento; a Fiat é a primeira fabricante de automóveis no mundo a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial, possibilitando ao veículo superar condições adversas de terreno com muito mais facilidade, incorporando, realmente, o espírito aventureiro que distingue e diferencia a linha Adventure.
|
|
O Locker – nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat – foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies, o C510 Locker. Esse sistema proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, exemplos de subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento.
|
|
Em condições de perda de aderência, o diferencial – que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos – faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo. Este dispositivo, deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade (aos 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando) e jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena. Outra modificação importante na versão Adventure Locker do novo Palio Weekend refere-se à suspensão. Ele recebeu amortecedores “Powershock” – tecnologia da Magneti Marelli Cofap -, que lhe conferem ainda mais segurança e conforto. A nova suspensão somada aos novos pneus de uso misto, 205/70 R15, leva o novo Palio Adventure Locker a ter uma altura livre do solo maior: 190 mm. O que significa um crescimento de 20 mm em relação ao modelo anterior.
|
|
Visual totalmente novo, mais bonito e mais moderno
|
Força, dinamismo, modernidade, arrojo e muita harmonia foram as vertentes na criação das novas linhas do Palio Weekend. Ainda que imediatamente reconhecível como membro da família Palio, a station wagon ostenta uma personalidade própria e marcante – sobretudo na versão Adventure Locker. Tudo é novo na station wagon, com nova frente, laterais e traseira. Desde o capô, com novas formas e novo mecanismo de abertura, passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e possui abertura nas caixas de roda, até os novos pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto.
|
Na dianteira, chama atenção a largura e a robustez do novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas – a moldura das grades pode ser cromada ou negra, dependendo da versão. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e possuem sistema de iluminação polielíptico e com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure possuem canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série – a Adventure vem ainda com o de profundidade.
|
|
Na traseira da nova Fiat Palio Weekend tudo é novo, a começar pela beleza do novo formato das lanternas, que se adaptam às formas da nova station wagon e oferecem excelente visualização. Além disso, os elementos horizontais aumentam a impressão de largura do modelo. Internamente, o novo Fiat Palio Weekend ganhou um novo porta-objetos na parte central inferior do painel, além de outro, tipo “copinho”, e traz ainda um porta-óculos. O quadro de instrumentos é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking vem com velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo no modelo. Na versão Adventure Locker da station wagon incorporou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio. Também há novos instrumentos com design exclusivo para a Adventure: bússola e inclinômetro longitudinal e transversal.
|
|
Um detalhe funcional incorporado a toda a gama é o novo sistema de fixação do estepe. A modificação foi feita com o intuito de oferecer maior praticidade e segurança no armazenamento do pneu sobressalente. Outros destaques são os sensores de estacionamentos colocados no pára-choque traseiro, que facilitam a execução de manobras ao avisarem o motorista, por meio de um sinal sonoro, da proximidade de obstáculos; o sensor crepuscular que automaticamente acende as luzes de posição e os faróis baixos sempre que o carro entrar em um local escuro, e as apaga quando ele sai; o sensor de chuva que também ativa automaticamente o limpador de pára-brisa que funciona sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva; o espelho eletrocrômico que amplia a comodidade de dirigir à noite, já que evita que o reflexo dos faróis de veículos que vêm atrás ofusquem o motorista.
|
|
Os novos Palio Weekend vem de fábrica com garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos para carroceria; podendo já serem vistos, testados e comprados nas revendas autorizadas Fiat de todo o país.
|
|