A nova Saveiro Cross

A Volkswagen apresenta mais uma versão de sua pick-up compacta, a Saveiro Cross

www.AUTOREVIEW.com.br 
www.jornaldasavassi.com.br


O editor viajou a convite da Volkswagen


Saveiro Cross: aventura em primeiro lugar


Campinas – SP - Chega ao mercado no início de março a versão aventureira da pick-up sucesso da Volkswagen,  a Saveiro Cross. O novo modelo soma-se às versões Saveiro e Saveiro Trooper, complementando assim a linha de pick-ups compactas da montadora.



O que difere ela das outras é o novo desenho da dianteira onde, os para-choques exclusivos, com grandes faróis auxiliares de dupla função, similiares aos do Novo CrossFox, além  das aberturas de ventilação com formato agressivo e grade tipo colméia. Já as caixas de rodas têm as linhas acentuadas por molduras pretas exclusivas para esta versão, unidas por um friso que percorre todo o comprimento do veículo, ressaltando também as rodas de liga e os pneus “All Terrain”.  Um santantônio exclusivo de alumínio, com acabamento em preto fosco, criado especialmente para esta versão, se prolonga do teto até a borda da caçamba, unindo funcionalidade ao efeito estético.

 



Para atender ao seu público consumidor que segundo pesquisa efetuada é aquele que tem um estilo de vida e comportamento diferenciados, que é predominantemente jovem com características exclusivas, apaixonado por pick-ups e explorador de novos lugares, a Volkswagem criou um veículo prático, capaz de transportar seus equipamentos esportivos e de lazer buscando com isso sofisticação, diferenciação e conforto; nasceu aí, a Saveiro Cross 2011.

 

A Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida, possibilitando maior conforto aos ocupantes e a possibilidade de transportar bagagem em seu interior. O habitáculo segue a linha lançada no Brasil pelo CrossFox, caracterizada pelo acabamento exclusivo, utilizando materiais de alta qualidade, (aliás um diferencial frente às outras montadoras) a preocupação com a ergonomia e o bem estar dos passageiros.



Motor

 

O motor da Saveiro Cross é o conhecido  EA-111 VHT 1.6 Total Flex de 101 cv (74 kW) quando alimentado com gasolina e 104 cv (76 kW) utilizando etanol e tem como característica mais marcante o excelente torque de 151 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool. A transmissão é uma MQ200 manual de  cinco marchas que  aliada a suspensão RCS (Robust Cargo Suspension) assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade.



Comportamento e vocação aventureira

 

Uma característica da Saveiro Cross, comum  a toda a linha Saveiro, é o reduzido balanço dianteiro que, conjugado à grande distância entre eixos, proporciona melhor distribuição de peso e permite transpor obstáculos com maior desenvoltura. Da mesma forma, o balanço traseiro também contribui para a agilidade da pick-up e sua estabilidade.

 

A utilização de pneus “All Terrain” para uso misto – Scorpion 205/60R15” – fazem com que o veículo tenha melhor aderência em pisos de terra e proporcionam maior controle na areia e na lama.

 



Essas características não comprometem o desempenho dinâmico do veículo: a suspensão dianteira, que segue o mesmo conceito de desenvolvimento do Polo europeu, é capaz de filtrar com eficiência as vibrações provenientes das irregularidades do piso, proporcionando excelentes níveis de conforto, redução de ruído e estabilidade nas curvas.

 

Outro diferencial da linha da Nova Saveiro é o eixo traseiro com construção interdependente com braços longitudinais que, combinado à suspensão dianteira, garante à pick-up um comportamento subesterçante, mais seguro para o motorista. A concepção do eixo traseiro também foi importante para proporcionar maior espaço no interior da caçamba, uma característica da nova pick-up compacta da Volkswagen.

 



A suspensão traseira utiliza molas com curva de carga superprogressiva que, em conjunto com o batente adicional de elastômero, equaliza as condições de dirigibilidade independentemente das condições de carregamento. Molas e amortecedores são calibrados para enfrentar sem problemas as irregularidades comuns às ruas e estradas brasileiras e latino-americanas.



A transmissão manual da Saveiro Cross é a melhor do mercado nacional quanto à troca de marchas. O câmbio MQ 200 utiliza sincronizadores de triplo cone para a 1ª e 2ª marchas e roscados para a 3ª, 4ª e 5ª. O comando das marchas é a cabo e conta com um elemento de inércia junto ao eixo de seleção e engate que completa o movimento iniciado pelo motorista, tornando o acionamento e engate ainda melhores.

 

www.AUTOREVIEW.com.br 
www.jornaldasavassi.com.br


O editor viajou a convite da Volkswagen


 

 

Confira as fotos exclusivas: 
Galeria de fotos: Saveiro Cross 2011