CITROEN C-ZERO


AUTOREVIEW.COM.BR| 

 

  Zero litro de combustível, zero emissão de CO2, zero barulho! Com o C-ZERO, a CITROËN aumenta sua oferta no segmento dos carros pequenos com uma solução 100% elétrica. Este novo veículo para a cidade foi pensado para facilitar a mobilidade urbana: pequeno gabarito, recarga rápida e autonomia suficiente para realizar todos os percursos cotidianos, e tudo num silêncio que faz esquecer os barulhos da cidade. Um verdadeiro concentrado de tecnologia e de criatividade para responder a partir de agora aos desafios de amanhã!

  Com mais de 5.500 veículos elétricos já produzidos, a CITROËN dispõe de uma experiência insubstituível para ser um ator de primeira linha neste mercado determinado a crescer fortemente nos próximos anos.

  Comercializado no decorrer do último trimestre de 2010, o CITROËN C-ZERO, desenvolvido em colaboração com a Mitsubishi Motors Corporation (MMC), é  a segunda oferta da Marca em matéria de veículos elétricos, ao lado do Berlingo First Electrique, desenvolvido junto com Venturi. No mercado francês, estes dois modelos têm direito ao bônus governamental de € 5.000.

  

  UM VEÍCULO 100 % ELÉTRICO

  Veículo totalmente elétrico, o CITROËN C-ZERO é equipado com um motor síncrono de imã permanente fornecendo 47 kW ou 64 CV CEE de 3.000 a 6.000 RPM. Seu torque máximo chega a 180 Nm, de 0 a 2.000 RPM. A potência é transmitida às rodas traseiras através de um redutor mono-velocidade. A alimentação do motor é feita por baterias de última geração, do tipo íon-lítio, implantadas no centro do veículo. Composta de 88 células de 50 Ah (energia embarcada de 16 kWh), a alimentação é fornecida em 330 V.

  A tecnologia íon-lítio permite limitar a massa das baterias, comparativamente a tecnologias tradicionais, de prestações iguais. Ela é também insensível às recargas parciais que não têm influência na vida útil desses componentes. 

  FÁCIL DE RECARREGAR, FÁCIL DE USAR

  A recarga das baterias da CITROËN C-ZERO é fácil: basta conectar o cordão de alimentação a uma tomada 220 V. Uma recarga total demanda 6 horas. É também possível, através de uma ligação a uma tomada externa que fornece corrente monofásica de 125 A em 400 V para uma potência que chega a 50 kW depois de efetuar uma recarga de até 80% em somente 30 min. A utilização do carro é simples: basta girar a chave de contato e um bip sonoro confirma que a «partida» foi dada. O CITROËN C-ZERO pode ser dirigido como qualquer outro carro dotado de uma caixa de marcha automática. O tradicional medidor de combustível é aqui substituído por um indicador de carga da bateria. 

  PRESTAÇÕES REAIS E ATUAIS

  O CITROËN C-ZERO é perfeitamente adaptado para atender as empresas de quaisquer atividades – administrações, coletividades, frotas cativas de empresas, etc. – mas, também, aos clientes particulares que buscam um veículo que apresente uma economia excepcional de uso. Com quatro verdadeiros lugares – graças a sua distância entre – eixos de 2,55m – e a um porta-malas com 166 litros de capacidade, ele se beneficia naturalmente de um impressionante silêncio de funcionamento e propõe múltiplos equipamentos de conforto ou de segurança. Direção assistida, ABS, ASR, ESP, vidros elétricos, 6 airbags, caixa telemática autônoma para chamadas on-line de serviços de emergência e climatização representam os mais significativos entre os itens de série. 

  UM CARRO URBANO À VONTADE TAMBÉM FORA DAS CIDADES

  Com um comprimento de 3,48 m e um diâmetro de giro de 9 m, o CITROËN C-ZERO se desloca na cidade com uma extrema facilidade. Suas performances (velocidade máxima de 130 km/h, 0 a 100 km/h em aproximadamente 15 segundos e retomadas de 60 a 90 km/h em 6 segundos) e sua autonomia de aproximadamente 130 km (segundo o ciclo misto normalizado) permitem-lhe também aventurar-se sem preocupação fora das cidades. Na França, 70 % dos percursos cotidianos feitos de carro, durante a semana, ficam abaixo de 30 km, para uma média global de 40 km.