Cadillac SRX 2010

Cadillac SRX 2010, uma das atrações da GM no Salão de Detroit 2009
Modelo é uma alternativa diferente para os clientes de crossovers de luxo

 

                                                 cadillac_400    

A Cadillac exibe no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2009, a próxima geração do Crossover SRX 2010, que se caracteriza por um projeto completamente novo e mais eficiente, além de novas opões de motores com elevada tecnologia.

“O SRX inovador é um crossover irresistível voltado justamente para os compradores de veículos de luxo,” declara Mark McNabb, vice-presidente para a América do Norte da Cadillac/Premium Channel. “Com novas tecnologias visando o aumento da eficiência de combustível e da segurança, o Crossover SRX 2010 busca atender as exigências destes clientes”, acrecenta ele.

O SRX 2010 foi projetado para um desempenho eficiente, incluindo a escolha de dois motores de seis cilindros de elevada tecnologia que são novidades para o Cadillac – um V6 3.0 de injeção direta e um V6, também novo, de 2.8 litros, turboalimentado.

 

cadillaccc_400

Ambos os motores utilizam tecnologia que ajuda a produzir um sólido desempenho que é típico dos motores de maior cilindrada. A injeção direta possibilita uma redução de 25% nas emissões de hidrocarbonetos. É esperada uma economia de combustível próxima a 20% na estrada.
Projeto distinto e habilidade

O desempenho e a segurança são realçados pelo sistema de tração nas quatro rodas (AWD), que foi projetado para otimizar o dirigibilidade e a estabilidade do veículo em todas as condições de direção. O sistema AWD inclui um diferencial antiblocante eletrônico, que distribui o torque de acordo com a necessidade.
As rodas de dezoito polegadas são de série, também estando disponíveis rodas de 20 polegadas. Um spoiler integrado na borda traseira do teto estende as linhas suaves e melhora a aerodinâmica.

Um console central integrado aloja os controles dos sistemas de áudio e climatizador, enquanto o sistema de navegação surge a partir do centro do painel de instrumentos. Um exemplo da atenção aos detalhes no SRX é o logotipo com a assinatura Cadillac nas soleiras das portas dianteiras, que acendem quando as portas são abertas.

Tecnologia avançada e sistemas de entretenimento
O SRX 2010 conta com inúmeros sistemas eletrônicos. Os destaques incluem uma tela de navegação instantânea que exibe imagens tridimensionais; iluminação adaptativa à frente que movimenta os faróis em sincronismo com a direção do veículo; tampa traseira elétrica com ajuste de altura ajustável; unidade de disco rígido integrado para o armazenamento de áudio e um sistema de tela dupla para o entretenimento traseiro.

A compatibilidade Bluetooth é de série, bem como o serviço de navegação assistida por voz (turn-by-turn) OnStar para os compradores que não escolherem o opcional de sistema de navegação do carro.

 

 

cadillacccc_400

Desempenho eficiente
O SRX é equipado com um novo e econômico motor V6 de injeção direta, com potência estimada de 264 cv, que forma conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. A injeção direta resulta em maior potência, melhor economia de combustível e emissões mais baixas, tudo num pacote de cilindrada menor.

O motor V6 de injeção direta 3.0 L é uma versão com cilindrada menor do 3.6 L, motor de injeção direta que equipa o sedã esportivo CTS e reconhecido como um dos 10 Melhores Motores para 2009 pelo Ward’s Automotive. Em conjunto com a tecnologia de injeção direta, o motor 3.0 L utiliza uma ajuste variável de abertura de válvulas para otimizar a eficiência do combustível e a potência, reduzindo as emissões.

A transmissão automática de seis velocidades Hydra-Matic 6T70 auxilia na economia de combustível diminuindo a rotação do motor em velocidades constantes na estrada, enquanto o controle de mudanças manual possibilita maior interação com o motorista quando desejado. O novo SRX inclui um “modo ecológico” passível de seleção pelo motorista que altera os pontos de mudança da transmissão, de maneira a maximizar a economia de combustível e, conseqüentemente, as emissões de poluentes.

O controle de tração encontra-se numa etapa além dos modelos AWD, com o eLSD traseiro. Sob condições de gelo e água sobre a pista, o sistema pode transferir até 100 por cento do torque para a roda que apresenta maior tração. O eLSD também proporciona ao motorista um controle otimizado ao fazer curvas fechadas ou ao completar uma manobra sob alta velocidade, por exemplo numa mudança de pista, aplicando momentaneamente mais ou menos torque a uma das rodas, ajudando a parte traseira do veículo a acompanhar de forma mais rigorosa a direção das rodas dianteiras.

A suspensão inclui um sistema de amortecimento em tempo real, que em conjunto com o AWD ajuste os índices de amortecimento de choques em resposta às condições das estradas para a obtenção de uma boa qualidade de condução.

 

cadilacccc_400

 

 

Segurança aperfeiçoada
Dispositivos de segurança incluem airbags laterais tipo cortina para a cabeça, airbags laterais padrão para a proteção pélvica e torácica instalados nos bancos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores duplos e limitadores de carga, sensores de capotamento, um sistema de liberação do pedal e OnStar.

O SRX foi ainda projetado de forma a atender os padrões de proteção de pedestres da Europa; e o pára-choque dianteiro está posicionado para maior compatibilidade com os pára-choques dos demais veículos.
A produção terá início no segundo trimestre deste ano de 2009, com disponibilidade para as concessionárias na seqüência.