San José Del Cabo – Baja Califórnia Sur – México - A General Motors do Brasil apresentou no México, mais precisamente o complexo turístico de San José Del Cabo, o novo Chevrolet Captiva Sport. Durante o lançamento, diga-se de passagem um dos mais belos e bem feitos dos últimos tempos (a GMB levou todos os profissionais do Brasil com toda a equipe de criação, montagem e inclusive de efeitos especiais; parabéns!) foi fácil constatar o surpreendente design esportivo, desempenho, dirigibilidade, elevado nível de segurança preventiva e passiva, sofisticação no acabamento e uma extensa lista de equipamentos de série.
Realmente como disse Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, “Depois do Captiva Sport, o mercado brasileiro não será mais o mesmo. Trata-se de um dos mais sofisticados veículos do segmento a ser comercializado no Brasil, para atender aos consumidores mais exigentes. Ele representa um novo momento para a Chevrolet no País”, e ainda “Este veículo possui desenho avançado e estilo atraente, foi desenvolvido no estúdio de design da GM Europa e conta com o que há de mais atual e moderno no mundo”, acrescenta.
Valeu ainda o destaque de José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil que comentou, em entrevista exclusiva ao Jornal da Savassi; "além desses aspectos estéticos, o Chevrolet Captiva Sport possui um forte apelo no que diz respeito à segurança e ao desempenho. São características que agradam às pessoas que cultivam um espírito mais urbano e esportivo e, algumas vezes aventureiro, mas sem abrir mão de luxo, desempenho, conforto e segurança”, salienta.
Equipado com o potente motor de 3.6 litros V6 Alloytec – da mesma família de motores do luxuoso Chevrolet Omega e o mais evoluído da General Motors no mundo -, o utilitário-esportivo estará disponível com tração FWD (Front Wheel Drive) e AWD (All Wheel Drive), e equipado com transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select seqüencial.
O Captiva Sport será comercializado em toda a Rede de Concessionárias Chevrolet do País, composta por mais de 550 pontos de vendas, sendo, dentro de seu segmento, o veículo com a maior cobertura de assistência no Brasil. Portanto, o proprietário do novo modelo Chevrolet contará com a mesma estrutura oferecida pelas concessionárias aos demais veículos da marca.
|
|
Equilíbrio de proporções define design externo
|
Beleza, força, robustez e esportividade. São essas as características principais do design do Chevrolet Captiva Sport, tudo na medida certa, proporcionando um impressionante equilíbrio de proporções. Carlos Barba, diretor de Design da GM para a divisão LAAM (que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio), salienta que o desenho exterior esportivo e exclusivo, combinado com um interior que utiliza materiais “Premium”, garante modernidade e refinamento de elevado nível ao Chevrolet Captiva, e confirma uma excelente percepção de qualidade. “O exterior do Chevrolet Captiva exibe um desenho principalmente atraente e esportivo. A estreita relação entre as rodas de aro 17 polegadas, a carroceria e os grandes faróis de superfície complexa, contribuem para que o desenho deste utilitário-esportivo de luxo seja único”, enfatiza Carlos Barba. Na grade frontal a “gravata” dourada da Chevrolet está localizada bem ao centro do veículo, em perfeita harmonia com os faróis de neblina redondos embutidos na parte inferior do pára-choque dianteiro.
No Chevrolet Captiva, que tem a linha de cintura lateral elevada, filetes cromados contornam os vidros laterais, os retrovisores externos e também estão na tampa do porta-malas. Outros aspectos interessantes do design externo são o rack de teto, repetidores de direção integrados ao design do veículo (ficam entre o pára-lamas dianteiro e a porta dianteira), a saída de ar lateral e as maçanetas cromadas. O Chevrolet Captiva Sport também é equipado com escapamento duplo cromado – um toque de esportividade a mais. O design do Chevrolet Captiva destaca-se ainda pela linha de cintura alta, vincos laterais que trazem harmonia a todo o conjunto. Enfim, um veículo com linhas arrojadas, atraentes e modernas.
Para o Brasil, estarão disponíveis quatro tonalidades de cores para a carroceria do modelo: prata Tarnished, cinza Techno, azul Imperial e preto Onix.
|
|
Interior elegante mesclado com tecnologia avançada
|
O interior do Chevrolet Captiva Sport é elegante e utiliza materiais refinados e com acabamentos e arremates precisos – com acabamento em couro ou em tecidos de alta qualidade e fino acabamento. Em todo o habitáculo, os designers da GM optaram por cores mais claras para garantir maior sensação de bem-estar e espaço.
O utilitário-esportivo da Chevrolet conta com assentos dianteiros anatômicos. O banco do motorista, em especial, possui acionamento elétrico com oito funções, possibilitando sua movimentação em inúmeras combinações, além do ajuste lombar e o do passageiro da frente, que pode ser dobrável em até 180 graus. Enquanto isso, o assento traseiro – com descansa-braço ao centro – também pode ser rebatido em 180 graus, facilitando o acesso ao porta-malas e o transporte de objetos maiores. O banco dianteiro tem a opção de aquecimento elétrico individual, com três possibilidades de ajuste de temperatura.
O porta-malas é amplo, com 821 litros de capacidade, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos traseiros rebatidos; há ainda duas redes com diversas variações de posições, para total flexibilidade e organização dos volumes no porta-malas, o que facilita o transporte de objetos menores. Portanto, com exceção do banco do motorista, todos os demais bancos podem ser reclinados, conferindo ao veículo a possibilidade de transporte de objetos em geral, em uma plataforma totalmente plana.
A conveniência a bordo é outro ponto a favor do Chevrolet Captiva Sport. O console central tem dois compartimentos distintos; há ainda dois porta-copos dianteiros e dois traseiros, porta-cartões e porta-moedas, amplo porta-luvas com iluminação e redes atrás dos bancos e do lado do console central (passageiro), além de diversos outros porta-objetos O volante, com desenho moderno, é revestido em couro e abriga os seguintes comandos: seleção de fonte, controle giratório do volume e ainda o comando do controlador de velocidade de cruzeiro. O display de Informações ao motorista mostra a temperatura externa e bússola. O painel de instrumentos tem design elegante e é um espetáculo à parte. Além do velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, ele transmite uma série de informações ao usuário, tais como monitoramento de pressão dos pneus, sensor de passageiro no banco dianteiro, e ainda informa se o sistema de controle de tração (TCS) e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão em funcionamento ou não. O painel mostra ainda se há necessidade de abastecimento no reservatório de fluido para o lavador de pára-brisas e se a tração AWD está em uso ou não, entre outros itens.
Outras tecnologias avançadas presentes no veículo são ar-condicionado com controle eletrônico, espelhos retrovisores aquecidos e sensor de chuva. |
|
Motor Alloytec, o mais evoluído da General Motors no mundo
|
O Chevrolet Captiva Sport estará disponível no Brasil em uma única versão de motorização: o moderno 3.6 litros V6 Alloytec, de 24 válvulas, que desenvolve a potência de 261 cv a 6.500 rpm e torque de 32,95 kgfm a 2.100 rpm. Trata-se do motor mais evoluído da GM no mundo e da mesma família de motores que equipam o Chevrolet Omega, importado da Austrália e comercializado no Brasil.
Este propulsor é parte da família global de motores V6 e V8 da General Motors Corporation, desenvolvidos para várias aplicações em todo o mundo. Com cabeçote, pistões e bloco de alumínio, o Alloytec proporciona melhor desempenho, elevado torque, economia de combustível, baixo nível de emissões de poluentes e baixos ruídos e vibrações.
|
Este motor funciona com eficiência em rotações mais baixas – em sexta marcha, a 2.000 rpm ele já está a 120 km/h -, o que permite uma economia de combustível muito próxima a de um motor de quatro cilindros. O Chevrolet Captiva ainda impressiona pelas arrancadas fortes e excelentes retomadas de velocidade, graças ao ótimo torque do motor, sem falar do “ronco” que não dá margem a dúvidas da esportividade do modelo. O Chevrolet Captiva Sport FWD acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e faz 8,0 km/litro no trânsito urbano e 12,8 km/litro no trânsito rodoviário (média combinada de 9,6 km/litro). Já a configuração equipada com a tração AWD faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos; e o consumo é de 7,6 km/litro na cidade e 12,2 km/litro na estrada (9,2 km/litro de média). Este motor possui coletor de admissão variável e o comando de válvula variável, que otimiza a entrada de ar/combustível e, consequentemente, o regime de rotação do motor. De última geração, esses dispositivos otimizam o funcionamento do motor, trazendo potência e força quando solicitado pelo motorista ou mais economia quando a potência não for exigida, por exemplo, no momento em que o carro está em ponto morto ou parado no trânsito.
O Chevrolet Captiva Sport está equipado com transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select (seqüencial). De acordo com a necessidade do motorista, ele pode funcionar como um câmbio automático normal, com as posições “P” (Parking/estacionar), “R” (Reverse/marcha à ré), “N” (Neutral/ponto morto) e “D” (Drive/dirigir), ou no modo “manual”. Nesta situação, o motorista aumenta as marchas dando toques para frente (+) e as reduz dando toques para trás (-), de modo seqüencial.
Leve, fabricada em alumínio e de dimensões reduzidas, a transmissão do Chevrolet Captiva Sport tem baixos índices de manutenção e de ruídos. Além disso, ela é robusta, o que garante maior tranqüilidade e menor custo para o consumidor no momento da assistência técnica.
Este câmbio Active Select (seqüencial), único de seis velocidades do segmento disponível no mercado brasileiro, prioriza a dirigibilidade e economia no consumo de combustível.
|
|
Sistema AWD é mais leve e eficiente
|
O AWD (All Wheel Drive), que equipa uma das configurações do Chevrolet Captiva Sport, é um dos mais avançados sistemas de tração produzidos pela General Motors para seus veículos no mundo. Além de ser “inteligente”, o AWD é mais leve e mais barato em relação às caixas de transferência convencionais, disponíveis na maioria dos utilitários-esportivos.
Em condições normais de uso, numa estrada de asfalto ou mesmos em ruas e avenidas nas cidades, o sistema AWD faz com que a tração seja distribuída pelas quatro rodas conforme a necessidade.
|
|
Segurança engloba diversos sistemas avançados
|
Quando o assunto é segurança preventiva e passiva, o Chevrolet Captiva Sport possui uma extensa lista de equipamentos. Um dos mais importantes chama-se ESP (Electronic Stability Program), que administra outros sistemas igualmente avançados, tais como o ABS (Anti-lock Braking System) e o TCS (Traction Controle System). O ESP ou controle de estabilidade é o sistema de segurança ativa destinado a gerenciar o desempenho dinâmico do veículo, utilizando os recursos ABS e TCS, para corrigir eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.
Entre os sistemas controlados pelo ESP está o ABS, que impede o travamento das rodas, possibilitando melhores frenagens. Também faz parte do sistema o TCS ou controle de tração, dispositivo que melhora a dirigibilidade, cujo papel é evitar que as rodas deslizem durante uma aceleração brusca. Ele melhora a estabilidade do veículo em situações críticas, como trafegar sobre pisos escorregadios ou realizar curvas sinuosas em velocidades mais altas. O controle de tração possui um processador central, que monitora a aderência dos pneus, através de sensores instalados nas rodas, e avalia se há risco de os pneus girarem em falso.
A localização do tanque de combustível – entre os eixos do veículo – também é fundamental para garantir segurança aos ocupantes do utilitário-esportivo da Chevrolet. Ainda favorecem a segurança do motorista e passageiros os seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina (para proteção da cabeça no caso de impacto lateral), e os cintos de segurança com pré-tensionadores e apoios de cabeça dianteiros ativos que se movimentam para frente do veículo no caso de colisão traseira, de modo a aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes.
Outro dispositivo de segurança importante no Chevrolet Captiva Sport é o monitoramento da pressão dos pneus, que observa a pressão dos quatro pneus em tempo real e avisa o motorista por meio de um sinal luminoso no painel de instrumentos. Sensores localizados nos pneus “avisam” baixa pressão, alta pressão, fugas e alta temperatura.
Esta tecnologia permite assegurar as melhores condições de rodagem ao detectar eletronicamente qualquer anomalia na calibragem que poderia afetar o desempenho do pneu, que influencia no consumo e segurança do veículo. Outros itens de segurança que equipam o Chevrolet Captiva Sport são o sistema de partida do motor por controle remoto, mantendo as portas do veículo travadas, e sensor de presença do passageiro da frente, que aciona (ou não) o airbag dianteiro para o passageiro.
|
|
Chevrolet amplia sua participação nos utilitários-esportivos de luxo
|
Com o Captiva Sport, a Chevrolet pretende participar fortemente no segmento de utilitários-esportivos de luxo no Brasil, que tem crescido nos últimos anos. Este mercado foi descoberto por uma nova gama de consumidores que passaram a ter acesso a este tipo de veículo pela primeira vez, muitos vindos de outros segmentos, como o de sedãs médios grandes.
Portanto, com a chegada do Captiva, a Chevrolet vai passar a oferecer três modelos distintos no segmento dos utilitários-esportivos, incluindo o Blazer e o Tracker.
Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil observa que o mercado de utilitários-esportivos no Brasil cresceu 85,6% neste ano, em relação ao mesmo período de 2007. “O Chevrolet Captiva será ser um sucesso de vendas, uma vez que possui características técnicas superiores a de seus concorrentes, tais como desempenho e design, além de ser assistido por uma rede de concessionárias maior”, avalia o executivo. Segundo ele, a expectativa da Chevrolet é comercializar cerca de 1.300 unidades por mês do Captiva Sport, sendo 50% equipados com tração FWD e 50% com tração AWD.
Com o Captiva Sport, a Chevrolet, no Brasil, passará a disponibilizar ao consumidor brasileiro 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, picapes Montana, S10 cabine simples, S10 cabine dupla, monovolumes Meriva e Zafira e os utilitários-esportivos Blazer, Tracker e o Captiva Sport. |
|
Modelo é um sucesso internacional
|
O Chevrolet Captiva Sport a ser comercializado no mercado brasileiro é produzido em uma das fábricas da General Motors Corporation no México, localizada na cidade de Ramos Arizpe. Contudo, trata-se de um modelo internacional, que adota o conceito da GM de arquitetura global – mais de uma marca e diversas aplicações. Além do México, ele é produzido ainda na Coréia do Sul, e faz enorme sucesso em várias partes do mundo.
Atualmente, o utilitário-esportivo da Chevrolet é vendido como Captiva na Rússia, México e Argentina, e também está disponível na Coréia do Sul como Daewoo Windstorm; na Austrália como Holden Captiva; e nos Estados Unidos e Canadá, como Saturn Vue, Vue XE, Vue XR, Saturn Vue Redline e Saturn Vue Hybrid. E, na Europa, como Opel Antara, Vauxhall Antara e também Chevrolet Captiva. “O Captiva Sport é um veículo global, concebido e desenvolvido com as melhores tecnologias automobilísticas disponíveis na General Motors Corporation. Agora no Brasil, este novo produto oferecerá um bonito e moderno visual e também um interior de extremo bom gosto, com a utilização de materiais refinados e de primeira linha”, finaliza José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
O Captiva Sport contará com os seguintes acessórios: sensor de estacionamento traseiro, adesivos refletivos, protetor de soleira metálico das portas dianteiras, estribo lateral cromado, barra transversal de rack de teto cromada, compartimento isotérmico, suporte para casaco e sistema de navegação GPS.
|
|