Chevrolet Astra 2010
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Astra 2010 vem de série com itens que tentam deixar o modelo mais completo e competitivo no mercado
Para manter as boas vendas no segmento de hatches médios do Brasil, (o modelo já atingiu a marca de mais de 310.000 unidades vendidas no Brasil) chega às concessionárias Chevrolet de todo o País no final de julho, a linha 2010 do Chevrolet Astra, que ganhou novos conteúdos para tentar agradar mais aos exigentes consumidores desta categoria. Destaque para o ar-condicionado eletrônico digital e as rodas de liga leve aro 16 polegadas.
As novidades do Chevrolet Astra 2010 referem-se a diversos quesitos, selecionados durante pesquisa de mercado realizada pelo Marketing da Chevrolet. Segundo o estudo, os consumidores de modelos do segmento de hatches médios no Brasil levam em consideração, no momento da compra, desempenho, conforto e comodidade (nível de equipamentos disponíveis), design e relação custo-benefício.
“O Chevrolet Astra com estes novos conteúdos torna-se ainda mais competitivo no segmento dos hatches médios, onde é líder há 10 anos”, observa Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. “Trata-se de um automóvel com um conjunto motor-transmissão já comprovado, excelente espaço interno, amplo porta-malas para seu segmento, além de desempenho e estabilidade em curvas incríveis”, acrescenta o executivo.
Além da liderança histórica, o Chevrolet Astra segue para seu 11º ano na frente. “Em 2009, foram comercializadas no mercado interno 13.346 unidades no acumulado do primeiro semestre, o equivalente a uma participação de 24% no segmento de hatches médios. Esse volume é 3.773 veículos a mais do que o registrado pelo modelo segundo colocado no ranking de janeiro a junho deste ano”, salienta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Jaime Ardila acrescenta que, além desta liderança do Astra, a Chevrolet comemora um novo recorde histórico mensal de vendas ao mercado interno no mês de junho, superando em 3.018 unidades o recorde anterior, de 55.629 veículos estabelecido em julho de 2008. Foram comercializados em junho 58.647 veículos Chevrolet, a melhor marca já registrada em 84 anos de presença da GM no mercado automobilístico brasileiro.
Novidades no Astra 2010
As novidades implementadas no Astra 2010 seguiram os desejos do consumidor da categoria, com a introdução de um pacote muito similar ao da versão Elegance, a mais sofisticada da linha.
No aspecto conforto, que diz respeito ao nível e quantidade de equipamentos, o modelo vem agora, de série, com ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado – após o seu acionamento com o veículo desligado, os faróis permanecem acesos por 15 segundos.
Também são itens de conforto no Chevrolet Astra 2010 o espelho retrovisor eletrocrômico (escurecimento automático e antiofuscante) e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré, sempre que o limpador de parabrisas estiver ligado; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo.
No aspecto design, outra importante razão de compra dos hatches médios, as novidades do Chevrolet Astra 2010 são as rodas de liga leve aro 16 polegadas (que vieram da versão SS), farol de neblina no parachoque dianteiro, aerofólio traseiro (exceto para a configuração de entrada), ponteira do escapamento polida e em formato “oval”, além de instrumentos no painel com moldura preta, fundo branco, ponteiros pretos e anéis cromados.
O Chevrolet Astra 2010 também se destaca pelo desempenho do motor Flexpower 2.0, que recebeu importantes modificações este ano e agora desenvolve 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Esta motorização ainda está mais econômica e ecológica.
“É importante ressaltar ainda a excelente relação custo-benefício do Chevrolet Astra 2010. Pode-se dizer, então, que o consumidor terá um modelo muito mais completo, por um preço de mercado ainda mais competitivo”, avalia Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da Chevrolet.
Em junho de 2009, a Chevrolet divulgou que o Chevrolet Astra ocupou a liderança no segmento dos hatches médios com 3.274 veículos vendidos ao mercado interno, o equivalente a 27% de participação. Foram 1.310 unidades a mais que o modelo segundo colocado no mesmo período.
Apesar do segmento de hatches médios no Brasil ser bastante concorrido, com nove marcas diferentes do ranking dos ’10 mais’, no acumulado de 2009, a cada 100 carros comercializados, 35 são da Chevrolet. Além disso, somando os volumes do 6º, 7º, 8º, 9º e 10º colocados, eles não alcançam a marca obtida pelo Chevrolet Astra no primeiro semestre deste ano.
Ranking dos 10 mais
2009 (janeiro a junho)
Chevrolet Astra – 13.346 (24%)
Volkswagen Golf – 9.573 (17,2%)
Ford Focus – 7.191 (12,9%)
Fiat Stilo – 5.527 (10%)
Chevrolet Vectra GT – 5.460 (9,8%)
Peugeot 307 – 5.104 (9,2%)
Citroën C4 – 3.419 (6,1%)
Nissan Tiida – 2.326 (4,2%)
Huyndai I30 – 860 (1,5%)
BMW 120l – 409 (0,7%)
2008
Chevrolet Astra – 25.354 (22,24%)
Volkswagen Golf – 17.267 (15,1%)
Fiat Stilo – 16.325 (14,3%)
Ford Focus – 13.181 (11,6%)
Chevrolet Vectra GT – 12.949 (11,4%)
Peugeot 307 – 12.421 (10,9%)
VW Beatle – 4.390 (3,9%)
Nissan Tiida – 3.280 (2,9%)
Citroën C4 – 1.308 (1,1%)
Audi A3 – 832 (0,7%)
Elevado torque a partir das baixas rotações favorece as retomadas de velocidade
O motor 2.0 Flexpower do Chevrolet Astra possui torque entre os melhores da categoria: 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina). Estes torques máximos em baixa rotação proporcionam conforto ao dirigir, em condições superiores em relação aos veículos equipados com motores 1.6 e 1.8 litro.
O propulsor do modelo tem elevado torque a partir de baixas rotações, característica ideal para retomadas de velocidade e também no trânsito das grandes cidades brasileiras, devido ao conforto ao dirigir que proporciona.
O Chevrolet Astra 2010 com câmbio manual atinge a velocidade máxima de 200 km/h, quando abastecido com álcool, e 195 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9s8, com álcool, e 10s3, com gasolina.
Com gasolina, o hatch manual da Chevrolet faz 16,4 km/litro na estrada e 11,1 km/litro na cidade (média combinada de 13,0 km/litro). Quando está abastecido com álcool, o Astra registra 11,0 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média combinada de 8,8 km/litro).
Já o Chevrolet Astra 2010 equipado com transmissão automática chega a velocidade máxima de 198 km/h, com álcool no tanque, e 190 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s2 s (álcool) e 12s (gasolina).
O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 15,0 km/litro (estrada), 10,5 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 12,1 km/litro. Quando movido a álcool, o Astra automático faz 10,3 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média de 8,6 km/litro).
O motor 2.0 Flexpower do Chevrolet Astra 2010 atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Os números da Divisão Powertrain da GM indicam que houve uma redução média de 50% nos índices de emissões de poluentes, que estão rigorosamente dentro do estipulado pela fase L-5 do Proconve, com novas reduções de emissões, tais como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono.
Para obter melhor desempenho, a GM Powertrain realizou importantes alterações, deixando o propulsor com uma curva de torque superior em todas as rotações, além de maior potência.
Motor 2.0 Flexpower
O motor 2.0 Flexpower tem o coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 30% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio; coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) – de baixo atrito.
Este propulsor ainda possui dois catalisadores que otimizam a distribuição de carga de metais nobres para melhor eficiência do sistema, reduzindo a emissão de gases poluentes. Um dos catalisadores fica acoplado ao coletor de escapamento de aço tubular (Close Coupled) e o outro ao escapamento primário.
Também favorece a redução de emissão de poluentes neste motor um segundo Sensor de Oxigênio, que analisa constantemente a eficiência dos catalisadores, reajustando a mistura, através do módulo eletrônico. Há ainda um Sensor Virtual de Fase, que permite a injeção de combustível de forma sequencial, o que proporciona ótimo rendimento do motor.
Outro destaque do motor 2.0 8V Flexpower do Chevrolet Astra é o corpo de borboleta com sistema ‘drive by wire’, que garante melhor dirigibilidade, menor consumo e também menos emissão de poluentes.
Lista de acessórios
Em termos de acessórios, a Chevrolet disponibiliza uma extensa lista de itens para o Astra 2010, permitindo que o cliente personalize o carro a seu gosto.
No que se refere ao conforto e conveniência, estão disponíveis para o modelo: geladeira, cabide, navegador com GPS. Já os acessórios relativos à segurança são: kit de adesivos refletivos das portas, sensor de estacionamento traseiro e tapetes de borracha (personalizado).
A lista de acessórios de aparência é bem completa: adesivos decorativos pretos na parte externa na Coluna “B”, adesivo da tampa traseira, lanterna fumê, farol máscara negra, protetor de soleira das portas e lâmpada azul (farol de neblina, farol baixo, farol alto e lanterna).
São três os modelos de som disponíveis como acessórios para o Chevrolet Astra 2010: CD Player 6078, CD Player 7706 e CD Player 8706.
Chevrolet Astra, confira a história:
1995 – Chevrolet Astra chega ao Brasil importado da Bélgica nas versões hatch e station-wagon, equipado com motor 2.0 litros
1998 – Início da produção no Brasil da versão duas portas GL com motor 1.8 com 110 cv e versão GLS com motor 2.0 de 112 cv
1999 – Lançamento Chevrolet Astra Sedã com motor 2.0 16V de 128 cv
2000 – Série 500 é lançada em comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil – produção limitada a 500 unidades
2000 – Lançamento da Série Milenium
2001 – Versão Sport chega ao mercado, equipada com repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. Versão GL ganha calotas e conta-giros
2002 – Chevrolet Astra passa a ter versão CD e câmbio automático nas versões mais luxuosas
2002 – Lançamento da Série Expression
2002 – Lançamento da Série Sunny
2003 – Chevrolet Astra é reestilizado e versão GSi ganha motor 2.0 16V (136 cv) e opção de quatro portas
2004 – Motor Flexpower 2.0 8V passa a equipar o Astra, que ganha novas versões Comfort, Elegance e Elite e GSi
2004 – Lançamento do Chevrolet Astra Multipower movido a álcool, gasolina ou GNV; e da versão Advantage hatch 2 portas
2005 – Lançamento do Chevrolet Astra SS
2006 – Chevrolet Astra Advantage passa a ter versões de hatch e sedã
2008 – Lançamento Chevrolet Astra Advantage Plus como versão de linha
2009 – Chevrolet Astra passa a ser equipado com motor Flexpower 2.0 de 140 cv de potência; lançamento linha 2010 com novos conteúdos de série
Fotos: Divulgação GM do Brasil
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHEVROLET ASTRA 2.0 FLEXPOWER HATCHBACK
RESUMO
Modelo:Chevrolet Astra 2.0 Flexpower Hatchback
Carroceria / motorização: Hatchback, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção:Monobloco, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
Principais concorrentes:Fiat Stilo, Ford Focus e Volkswagen Golf
MOTOR
Modelo:N20XF
Disposição:Transversal
Número de cilindros:4 em linha
Cilindrada (cm3):1.998
Diâmetro e Curso (mm):86,0 x 86,0
Válvulas:SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível:Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão:11,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Gasolina: 133 cv a 5.600 rpm
Álcool: 140 cv a 5.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Gasolina: 18,9 kgfm (185 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,7 kgfm (193 Nm) a 2.600 rpm
Combustível recomendado:Álcool hidratado e/ou gasolina comum
Rotação máxima do motor (rpm):6.400
Bateria:12V, 55 Ah
Alternador:120 A
Consumo NBR 7024 (km/l)
Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:Gasolina: 11,1 / 16,4 / 13,0
Álcool: 7,5 / 11,0 / 8,8
Tranmissão automática:Gasolina: 10,5 / 15,0 / 12,1
Álcool: 7,5 / 10,3 / 8,6
TRANSMISSÃO
Modelo:F17-5 Plus WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira:3,73:1
Segunda:1,96:1
Terceira:1,32:1
Quarta:0,95:1
Quinta:0,76:1
Ré:3,31:1
Diferencial:3,94:1
Modelo automático: AF-20
Automático de 4 velocidades à frente (3 programas:
Econômico/Esportivo/Inverno)
Relação de marchas:
Primeira:3,67:1
Segunda:2,10:1
Terceira:1,39:1
Quarta:1,00:1
Quinta:0,76:1
Ré:4,02:1
Diferencial:2,86:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira:Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira:Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção:Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução:17,0:1
Direção número de voltas
(batente a batente):3,2
Diâmetro de giro (m):10,1
FREIOS
Tipo:Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm):Dianteiro: 256 x 24; traseiro 230 x 40
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo:16 x 6 – liga leve
Pneus:205/55R16
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm):2.614
Comprimento total (mm):4.199
Largura carroceria (mm):1.709
Largura total (mm):1.989
Altura (mm):1.431
Bitola (mm):Dianteira: 1.484; traseira: 1.460
Altura mínima do solo (mm):115
Peso em ordem de marcha (kg):1.180
Distribuição de peso
(%dianteira/traseira):61/39
CAPACIDADES
Porta-malas (litros):370 à 1.180
Carga útil (kg):500
Tanque de combustível (litros):52
Óleo do motor (litros):4,25 (4,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros):7,0
Sistema de partida a frio (litros):0,515
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima (km/h):Álcool: 200
Gasolina: 195
Aceleração 0 a 100 km/h (s):Àlcool: 9s8
Gasolina: 10s3
Aceleração 0 – 400 m (s):Álcool: 17s0
Gasolina: 17s3
Aceleração 0 – 1.000 m (s):Álcool: 31s0
Gasolina: 31s7
Retomada 40 a 100 km/h (s):Álcool: 14s8 (4a marcha)
Gasolina: 15s7 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s):Álcool: 13s5 (5a marcha)
Gasolina: 14s8 (5a marcha)
Transmissão Automática
Velocidade máxima (km/h):Álcool: 198
Gasolina: 190
Aceleração 0 a 100 km/h (s):Álcool: 11s2
Gasolina: 12s0
Aceleração 0 – 400 m (s):Álcool: 18s2
Gasolina: 18s4
Aceleração 0 – 1.000 m (s):Álcool: 31s5
Gasolina: 33s2
Retomada 40 a 100 km/h (s):Álcool: 8s3
Gasolina: 8s9
Retomada 80 a 120 km/h (s):Álcool: 8s2
Gasolina: 8s6
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