Brasília, 25 de fevereiro de 2009 – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou, no começo do ano, o uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e DVDs em veículos. A Resolução 242 determina que o GPS deve ser destinado a orientar o condutor em relação à manobra, à indicação de trajetos e às condições da via, por meio de mapas, imagens e símbolos. Na resolução anterior, a navegação só era permitida por meio de sons e setas, impossibilitando o uso de mapas.
O consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF), Antônio Oliveira, dá algumas dicas de cuidados na hora da instalação desses aparelhos de DVDs. “O ideal é trocar a bateria do carro por outra com a amperagem maior para comportar o aumento da carga. E fazer uma rede paralela a do sistema elétrico, para não causar pane nos sensores do automóvel”, comenta.
A nova resolução determina que a instalação de DVDs em veículos deve seguir algumas regras. Ao contrário da antiga norma, agora é permitido geradores de imagem no painel dianteiro, desde que haja um dispositivo que desligue o aparelho quando o carro entrar em movimento. O uso no nos bancos traseiros está liberado.
Já na hora da instalação do GPS, Antônio explica que não é preciso muito trabalho. “O aparelho pode ser ligado diretamente no acendedor de cigarro, sem causar problemas no sistema elétrico, já que não fica ligado diretamente com a fonte principal”, explica o consultor.
A pessoa que descumprir as regras estará cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo para regularização.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINCODIV-DF