Dica do dia-carro no inverno

 

Proprietários devem verificar as condições dos carros para evitar problemas que ocorrem com mais facilidade no inverno

 

Apesar de não nevar no Brasil, o inverno tropical também exige uma série de cuidados para evitar surpresas desagradáveis.Saiba como não ter problemas nessa época no ano

 

Brasília, julho de 2009 - No inverno os carros podem demonstrar alguns problemas que podem ser facilmente resolvidos, basta atenção.

 

6 dicas para seu carro no inverno

 

Ar-condicionado

Motoristas que possuem veículos com ar-condicionado devem, ao menos uma vez na semana, utilizá-los. Não usar esse opcional provoca o ressecamento das mangueiras que conduzem o gás. Dessa forma a durabilidade dos componentes do sistema não será prolongada, o que pode acarretar prejuízo ao bolso do proprietário.

 

Bateria

É no inverno também que o sistema elétrico dos veículos é mais exigido. Portanto, deve ser mantido em ordem. Para tal, é indicado que motoristas chequem o estado da bateria. Se houver a necessidade de troca, que a mesma seja feita. Outro ponto que interfere no sistema elétrico é a partida. É o momento que mais se exige do sistema elétrico. Motoristas devem pisar na embreagem, para que, desse modo, não exijam tanto do motor.

 

Recomenda-se atenção

De acordo com o consultor do Sindicato de Concessionárias e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV-DF), Anderson Cleiton, os motoristas devem ficar atentos a alguns sinais. "No período de frio, os carros terão uma partida mais longa do que o de costume", comenta o consultor.

 

Reservatório de partida a frio

Segundo Anderson, os proprietários de veículos devem manter cheio, e abastecido com gasolina, o reservatório de partida fria. "Não há problemas em abastecer o carro com álcool. Apenas o reservatório de partida fria é que deve conter gasolina. O combustível do carro pode ser álcool sem nenhum problema", ressalta o consultor do SINCODIV-DF.

 

Desnecessario "esquentar o motor"

Outro ponto que vale a pena ressaltar é o vício dos motoristas em "esquentar o motor". Os carros modernos possuem motores com uma melhor fabricação e desempenho, o que dispensa esse tipo de prática. Portanto, no período mais frio, não é necessário ligar o carro e exigir muito da rotação do motor. O correto é ligar o carro e sair.

 

Afogador

Em temperaturas mais baixas, o afogador do carburador é mais requisitado na hora da partida. “Se não estiver funcionando o carro não funciona”, diz. Sinal de que é bom verificar o carburador também.