Chega às concessionárias da marca o Citroën Grand C4 Picasso, um veículo inovador em estilo, visibilidade, luminosidade, espaço interno, modularidade e tecnologias úteis.
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Importado da França e disponível apenas na configuração de sete lugares, o Grand C4 Picasso completa a linha Citroën no Brasil, oferecendo aos clientes da marca, junto com a minivan Xsara Picasso (em todas as suas versões), uma gama completa de monovolumes.
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Conjugando ao mesmo tempo grandes superfícies de vidro e um amplo espaço interno modulável, o Grand C4 Picasso passa a ser referência de conforto e visibilidade no mercado. Este novo monovolume pode transportar confortavelmente até 7 pessoas e tudo foi pensado para tornar a vida a bordo particularmente simples, agradável e segura. Podemos destacar:
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- A visibilidade e a luminosidade são excepcionais graças, notadamente, ao inédito pára-brisa panorâmico Space Vision. O ângulo de visibilidade vertical (do ponto baixo ao ponto alto do pára-brisa) passa para 70° em vez dos 35° de um monovolume tradicional. Este pára-brisa panorâmico é acompanhado de persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGV (Train à Grande Vitesse). Além disso, o teto solar panorâmico (único opcional disponível) assegura uma visibilidade externa surpreendente;
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- Quer seja ela natural ou artificial, a luz faz parte integrante do Grand C4 Picasso. Numerosas fontes luminosas inéditas participam de um ambiente suave e aconchegante. Assim, cordões de luz debaixo da faixa central do painel, dentro dos painéis de portas e no teto difundem uma luz suave e indireta, regulável com um comando situado na parte inferior do painel. Isso vale também para o visor com duas cores do painel de bordo – que abriga as principais informações de direção e conforto do veículo -, as lâmpadas de leitura atrás dos bancos dianteiros, os porta-objetos dentro dos painéis de portas dianteiros que se iluminam automaticamente assim que aproximamos a mão, ou mesmo a criativa lanterna portátil recarregável do porta-malas;
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- A habitabilidade e os volumes do porta-malas são particularmente generosos e uma referência no segmento, com inúmeros porta-objetos e ampla capacidade de carga: de 576 a 1.951 litros;
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- O espaço é totalmente livre na frente e atrás, graças a um posto de direção inovador e ao piso plano;
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- A modularidade é rápida e fácil graças às funcionalidades engenhosas dos bancos. Por meio deste revolucionário sistema, em poucos segundos, o interior do habitáculo se adapta rapidamente às necessidades dos consumidores: 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 lugares;
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- O bem-estar a bordo é compartilhado por todos os passageiros, quer seja em termos de espaço, de conforto térmico, acústico ou olfativo. Isso pode ser observado pelo sistema de climatização quadri-zone, na presença de persianas pára-sol laterais nas fileiras 2 e 3, ou nos vidros laterais temperados acústicos e verdes;
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- A direção e o prazer ao dirigir são facilitados graças aos sistemas de ajuda à direção, muitos ainda raros no segmento dos monovolumes compactos. Podemos destacar: o volante com comandos centrais fixos, o regulador e limitador de velocidade, o criativo seletor e as palhetas da caixa de velocidades, o freio de estacionamento elétrico automático, o quadro de instrumentos com visor de duas cores, o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação ou o inédito sistema de ajuda à baliza;
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- Um cuidado especial foi também dado à qualidade percebida dentro do espaço interno, graças à utilização de materiais de grande qualidade, sempre agradáveis ao toque;
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- Referência na área de segurança, o Grand C4 Picasso obteve cinco estrelas no rígido EuroNCAP. O modelo traz sistema de freios com ABS + AFU + REF, controle de estabilidade ESP + ASR, sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), cintos de segurança de três pontos com limitador de esforço nos sete lugares, fixação Isofix para cadeiras de crianças, brake-light, etc.
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- Com sua forte personalidade, suas dimensões (4,59 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,71 m de altura), estilo único e desempenho, o Grand C4 Picasso completa naturalmente a gama dos monovolumes Citroën. Esta última é constituída, a partir de agora, de dois veículos muito diferenciados e totalmente complementares: o Xsara Picasso e o Grand C4 Picasso
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Potência, estabilidade e confiabilidade
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O conjunto mecânico honra a tradição da marca Citroën. O motor 2.0i 16V, que gera 143 cv DIN a 6.000 rpm e um torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm, sempre associado à caixa automática seqüencial auto-active, assegura ultrapassagens seguras e grande prazer ao dirigir.
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O conjunto de suspensões dianteiras do veículo é do tipo pseudo-McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora. Este conjunto, derivado do C4, teve reforço de alguns componentes, de maneira a suportar o peso sobre o eixo dianteiro, maior no caso de um monovolume.
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O conjunto traseiro é inteiramente novo. Sua arquitetura, baseada numa travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos a uma barra estabilizadora, destaca-se pela implantação inclinada dos amortecedores, de maneira em não afetar o volume do porta-malas. Seu dimensionamento e sua grande rigidez oferecem prestações de alto nível na estrada.
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As leis de amortecimento foram adaptadas de maneira a otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo. O Grand C4 Picasso dispõe de rodas de 16 polegadas com pneus Michelin Primacy HP 215/55 R16.
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O modelo dispõe também de uma direção com assistência variável controlada por um grupo eletrobomba novo e mais potente do que no C4, em razão do maior peso sobre o eixo traseiro. O nível de assistência é ligado à velocidade e ao ângulo do volante, de maneira em obter uma prestação adaptada às condições de utilização. A direção é mais firme em alta velocidade para mais segurança e mais leve em baixa velocidade para facilitar as manobras.
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UMA NOVA SILHUETA HARMONIOSA E DINÂMICA
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O estilo fluido, dinâmico e as grandes superfícies de vidro do Grand C4 Picasso traduzem uma forte personalidade e um caráter único. Os volumes harmoniosos do veículo transmitem potência e são valorizados graças ao traçado muito elaborado da carroceria. As linhas fluidas contribuem para uma notável aerodinâmica neste segmento (Cx de 0,31).
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Na frente, o pára-brisa panorâmico Space Vision avançado e as largas janelas laterais destacam-se logo na primeira olhada e colocam em evidência o aspecto inovador do Grand C4 Picasso. Além disso, as formas contemporâneas dos faróis, sublinhados em toda sua largura pelos piscas-piscas, dão caráter ao veículo. O aspecto determinado da face dianteira é acentuado pelos chevrons largos da grade frontal, que são prolongados por frisos cromados, até os faróis. Esta assinatura estética, no mesmo espírito da gama C4, Novo C5 e C6, evidencia que ele pertence à Citroën.
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De perfil, as grandes superfícies de vidro laterais são sublinhadas pela linha dinâmica do meio de carroceria e o degrau do vidro lateral traseiro. A ausência de montantes traseiros da cor da carroceria dá a percepção de uma continuidade das janelas. A linha do teto, no perfeito prolongamento do pára-brisa, estende-se até o defletor traseiro num movimento puríssimo. As rodas em liga leve Baïkal complementam o visual contemporâneo do modelo.
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O Grand C4 Picasso destaca-se também na parte traseira com o desenho inovador de suas lanternas as quais, pela sua forma e a dimensão das linhas de luz utilizadas, constituem uma assinatura visual única.
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EQUIPAMENTOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA NO DIA-A-DIA
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Freio de estacionamento elétrico automático
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Para mais conforto e segurança, o freio de estacionamento é elétrico. Ele é automaticamente acionado quando do desligamento do motor. Um calculador, ligado ao ESP, gere a dosagem do esforço a ser aplicado, em função do declive, para imobilizar o veículo. O controle do sistema permite, se necessário, reajustar o esforço de frenagem no decorrer do tempo (carregamento do veículo em declive ou forte variação de temperatura por exemplo). Este freio de estacionamento é automaticamente solto logo que o torque necessário para andar é atingido ao nível das rodas motrizes.
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O aperto ou o desaperto fazem-se de maneira transparente para o motorista. Eles são assinalados por uma mensagem na tela multifunção e pela retro-iluminação temporizada do símbolo P (30 segundos) no painel de instrumentos e no comando de freio.
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Em caso de necessidade, o comando elétrico; situado ao alcance da mão no centro do painel, assegura todas as funções clássicas de freio de estacionamento tradicional. Por exemplo, quando de uma parada sem desligar o carro, basta que o motorista acione a alavanca de comando, para imobilizar o veículo. O desaperto efetua-se sempre de maneira automática, oferecendo uma assistência eficaz ao motorista para as partidas e as manobras em declive.
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Ajuda à partida em declive
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Para facilitar as partidas e manobras em declive, o Grand C4 Picasso é equipado, em complemento do freio de estacionamento automático, de uma função de ajuda à partida em declive. O ESP mantém automaticamente o veículo parado durante uma curta duração (até 2 segundos depois de soltar o pedal de freio), a fim de dar tempo ao motorista para passar, tranquilamente, do pedal de freio ao pedal do acelerador, sem ter o risco de ver seu veículo avançar ou recuar com o declive. Esta ajuda à partida ativa-se logo com 3% de declive (para cima em marcha, para frente, ou para baixo em marcha à ré).
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Sistema de ajuda à baliza
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O Grand C4 Picasso é o primeiro veículo a oferecer de série um sistema de ajuda à baliza. Este equipamento presta assistência ao motorista na sua procura por uma vaga de estacionamento, informando-o assim que o tamanho de um local livre se encontra em adequação com o gabarito de seu veículo, e informando-o sobre o nível de dificuldade da manobra a ser efetuada. Os dois sensores de ultra-som, associados à função, são implantados no pára-choque dianteiro, nas duas extremidades.
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- Basta ao motorista apertar o push (P) de medição de espaço disponível situado no volante de comandos centrais fixos.
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- Em seguida, ele indica ao sistema o lado a ser medido ativando seu pisca-pisca esquerdo ou direito.
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- Basta ele avançar ao longo da fila de veículos já estacionados, numa velocidade não ultrapassando 20 km/h. A medição termina quando a frente do veículo ultrapassa a eventual vaga de estacionamento (os espaços abaixo de 4 m e acima de 7 m não são considerados). Logo depois, uma mensagem acompanhada por um bip sonoro é exibida na tela multifunção, para informar o motorista do resultado : estacionamento possível, difícil, ou não aconselhado.
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A função é desativada:
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- manualmente por meio de um novo aperto no push de medição de espaço disponível situado no volante,
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- automaticamente quando da passagem da marche à ré,
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- depois de 5 minutos se nenhuma medição for solicitada,
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- se a velocidade for superior a 70 km/h durante um minuto,
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- quando do desligamento do carro.
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Caso o motorista passar novamente temporariamente acima de 20 km/h, a função não é desativada. Assim que o motorista voltar abaixo de 20 km/h, uma medição é possível.
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Limitador e o regulador de velocidade
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O limitador e o regulador de velocidade, equipamentos amplamente utilizados no conjunto da gama Citroën, completam também aqueles de conforto e de segurança do Grand C4 Picasso. O regulador de velocidade permite manter o veículo numa velocidade programada, sem que o motorista tenha que tocar no pedal do acelerador.
Com o limitador de velocidade, o motorista define uma velocidade máxima a não ser ultrapassada. Caso ele queira ultrapassá-la, basta ele apertar o pedal de maneira em ultrapassar o sensor de fim de curso, situado debaixo do pedal do acelerador. |
Tanto para o regulador quanto para o limitador no Grand C4 Picasso, o motorista regula o limite de velocidade de forma muito simples, com a ajuda de um comando situado no volante de comandos centrais fixos. Uma exibição na tela central do painel permite visualizar a velocidade programada e o estado (ativo/inativo) de cada um dos sistemas.
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Abastecimento sem mistério
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Para facilitar a vida e evitar os problemas ligados à manipulação da tampa de combustível, o Grand C4 Picasso é equipado de uma nova portinhola com abertura automática sem tampa. Um simples aperto sobre o comando situado dentro do espaço interno, embaixo e à esquerda do posto de direção, leva à abertura da portinhola de combustível. Inserindo o bico de enchimento de combustível dentro do bocal, o motorista empurra o sistema, que substitui a tampa tradicional e assegura a estanqueidade da operação. Uma vez o tanque cheio, basta empurrar a portinhola de combustível. Para evitar aberturas involuntárias, quando o veículo está em movimento, o comando de abertura é desativado acima de 10 km/h.
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Motor 2.0i 16V de 143 CV DIN
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O motor 2.0i 16V (EW10A) se destaca, disponibilizando uma potência máxima de 143 cv DIN a 6.000 rpm e um torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm. Particularmente moderno, conta com um sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor. Logo aos 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm, o que representa quase 85% do torque máximo disponível. Além disso, utiliza acelerador eletrônico, o que garante maior suavidade e precisão de funcionamento.
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Modo automático ou seqüencial
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O Grand C4 Picasso se beneficia de alavancas de troca de marcha no volante e de um seletor de modo na coluna de direção. A ergonomia é então favorecida, já que todos os comandos encontram-se ao alcance da mão, qualquer seja a posição usada pelo motorista para dirigir. O seletor de caixa de câmbio permite optar para os modos marcha para frente, ponto morto ou marcha à ré.
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Moderna e inteligente, a caixa de câmbio AL4 conta com o software auto-active, que escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui, de fato, dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).
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Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, baseado em um sistema de palhetas no volante. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. A palheta direita (+) é a responsável pelo engate de uma marcha superior e a palheta esquerda (-) pelo engate de uma marcha inferior.
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Suspensões eficazes
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A ligação com o solo do Grand C4 Picasso assegura um comportamento na estrada preciso e contribui eficazmente à segurança ativa.
O conjunto de suspensões dianteiras do veículo é do tipo pseudo-McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora. Este conjunto, derivado do C4, teve reforço de alguns componentes, de maneira a suportar o peso sobre o eixo dianteiro, maior no caso de um monovolume. O conjunto traseiro é inteiramente novo. Sua arquitetura, baseada numa travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos a uma barra estabilizadora, destaca-se pela implantação inclinada dos amortecedores, de maneira em não afetar o volume do porta-malas. Seu dimensionamento e sua grande rigidez oferecem prestações de alto nível na estrada. As leis de amortecimento foram adaptadas de maneira em otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo. O Grand C4 Picasso dispõe de rodas de 16 polegadas com pneus Michelin Primacy HP 215/55 R16. O Grand C4 Picasso dispõe também, de direção à assistência variável controlada por um grupo eletrobomba – novo e mais potente do que no C4 em razão do maior peso sobre o eixo traseiro. O nível de assistência é ligado à velocidade e ao ângulo do volante, de maneira em obter uma prestação adaptada às condições de utilização. A direção é mais firme em alta velocidade para mais segurança e mais leve em baixa velocidade para facilitar as manobras. |
Sistema de frenagem potente
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O Grand C4 Picasso é equipado de discos ventilados de grande diâmetro (302 mm) na frente e de discos na parte traseira reforçados em relação ao C4, associados a um sistema ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF). O ESP é desconectável abaixo de 30 km/h por meio de um botão no painel (além de 30 km/h e a cada nova partida do motor, ele se reconecta automaticamente). Ele é acoplado ao ASR que age em caso de patinagem das rodas. As prestações de frenagem do Grand C4 Picasso se situam dentro das melhores do segmento com uma grande precisão de regulação do ABS/ESP.
Para melhorar ainda mais a segurança ligada á frenagem, o Grand C4 Picasso possui ajuda à frenagem de emergência (AFU) e o acendimento automático dos piscas-piscas de alerta.
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Proteção contra o roubo e o furto
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O Grand C4 Picasso beneficia de uma excelente proteção contra o roubo e o furto com, entre outros, os equipamentos a seguir:
• um modo seletivo para a abertura das portas: o motorista, graças à uma programação no computador de bordo, pode escolher um modo de acesso restrito ao veículo (somente a porta motorista fica destravada),
• o super-travamento que impossibilita a abertura de uma porta por dentro depois de ter quebrado o vidro, por exemplo,
• um alarme perimétrico, que detecta a abertura das portas sem o comando central, e volumétrico, que detecta os movimentos dentro do espaço interno. O alarme volumétrico é desativável com o botão de comando situado na parte baixa à esquerda do volante. Esta desativação permite, por exemplo, de deixar um animal dentro do veículo, porém mantendo o alarme perimétrico.
• um bloqueador de partida por transponder,
• uma fechadura de porta-malas elétrica inviolável,
• uma porca anti-furto em cada uma das rodas de alumínio,
• um travamento automático do veículo dentro dos 30 segundos que seguem um destravamento, caso nenhuma das portas for aberta,
• o travamento automático das portas e do porta-malas, assim que o veículo começa a andar.
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