CBR 1000RR Fireblade
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Modelo 2009 da superesportiva agrega ainda mais segurança e estilo à já bem sucedida combinação entre força, desempenho e dirigibilidade
Referência entre as motocicletas superesportivas, a CBR 1000RR Fireblade alia modernidade e esportividade, sem deixar de lado o estilo consagrado que fez dela um sucesso mundial. Além desses atributos que permitiram a conquista de uma legião de adeptos, seu modelo 2009 oferece ainda mais segurança, uma vez que é oferecido também em versão com freios ABS. Disponível nas cores branca e azul metálica, o modelo também será comercializado na versão laranja Repsol – com cores e grafismos idênticos aos aplicados na RC 212V, que disputa a MotoGP.
Segurança em alta velocidade O freio ABS (Anti-Lock Brake System) da nova CBR 1000RR Fireblade foi desenvolvido para oferecer o máximo de eficiência e segurança. Inédito em motocicletas superesportivas, o sistema eletrônico minimiza a possibilidade de travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagens mais bruscas, tanto em retas quanto em curvas. Disponível apenas para a cor azul do modelo 2009, a tecnologia possibilita manter a estabilidade e o controle da motocicleta, evitando o mergulho da suspensão dianteira, com consequente perda da estabilidade, e o levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes. Dentre seus principais benefícios está o novo ajuste, agora mais linear, gerando melhor balanceamento entre o poder de frenagem das rodas dianteira e traseira. Além disso, o sistema ABS combinado, com gerenciamento eletrônico, faz toda a diferença no uso superesportivo. Controlado por módulo eletrônico, o sistema ABS da CBR 1000RR Fireblade equilibra de maneira muito mais precisa a pressão de atuação dos fluidos nas pastilhas de freio. Dessa maneira, garante-se uma maior estabilidade e a manutenção de uma pilotagem altamente esportiva, com a mesma adrenalina e feeling nas curvas.
Completando o conjunto, a CBR 1000RR Fireblade é equipada com disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões na dianteira, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.
O painel de instrumentos é completo: apresenta hodômetros total e parcial, tacômetro, indicador de temperatura do motor, indicadores de reserva e direção, relógio e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). Destaque para o “Shift Light” – indicador que mostra quando é necessário trocar de marcha – e para o computador de bordo, que aponta quantos quilômetros o motociclista pode percorrer com o combustível na reserva.
Inspirada na MotoGP Toda a potência da nova CBR 1000RR Fireblade está em seu motor de 999,8 cm3, com 4 cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) e arrefecido a líquido. O conjunto gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm. O sistema de injeção de combustível PGM-DSFI desenvolvido pela Honda processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Dessa maneira, a CBR 1000RR Fireblade, assim como todo o line up Honda, atende plenamente ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Do tipo Diamond Frame, o chassi tem forma de U, funcionando como elemento de ancoragem da balança traseira. Transmitindo segurança e eficiência, o conjunto de suspensões traz as mais altas tecnologias Honda das pistas de competições. A parte dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down). A unidade conta com seis regulagens de velocidade de compressão e retorno, garantindo maior estabilidade na pilotagem. Baseada na RC 212V da MotoGP, a suspensão traseira é UNIT PRO-LINK com sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás, que permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor e da tensão da mola.
Outro destaque é o amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering Damper), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona fácil maneabilidade em baixa velocidade.
Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com óleo, frete e seguro.