MITSUBISHI PAJERO TR4 FLEX

MITSUBISHI PAJERO TR4 FLEX

pajerotr474222_97603_34frente_400

A versão 2010 do SUV traz visual mais moderno, agressivo e motor mais potente.

A robustez e a tradição de tecnologia, resistência e conforto, sempre foram pontos de referência da linha Pajero. Para 2010 essas boas características foram mantidas, mas o usuário contará com um Pajero TR4 completamente novo, moderno, aliando elegância, eficiência e agressividade na medida certa. Na versão 2010 seu novo motor HCR Flex ganhou mais potência, garantindo ao veículo melhor dirigibilidade, aceleração mais progressiva, e maior torque para enfrentar qualquer tipo de terreno.

Na parte frontal predomina o design arredondado, que se tornou referência para a modelagem dos novos capô, pára-choque, grade e pára-lamas.

O conjunto ótico dianteiro foi idealizado de forma a proporcionar total harmonia com as linhas do veículo. Os faróis duplos, independentes, incorporam tecnologia de última geração, oferecendo iluminação surpreendente e maior segurança.

O design clean identifica uma nova tendência nas linhas do Pajero TR4 Flex, que ganhou laterais com destacadas linhas de caráter que fazem a ligação entre as molduras dos pára-lamas dianteiros e traseiros.

Observando-o ainda pelo ângulo lateral, destaca-se o desenho dos espelhos retrovisores e as recém introduzidas saídas do ar do compartimento do motor, que estão situadas nos pára-lamas dianteiros. Sobre a capota o rack completa a aparência e a praticidade do carro. Responsáveis por ressaltar a robustez e também pela mobilidade em qualquer situação estão as rodas de liga leve com aro de 17 polegadas de diâmetro, que vem calçadas com pneus ATR de perfil mais baixo, com medida 225/65 17.

A tampa do porta-malas é mais arredondada e recebeu vidro vigia condizente com a atualidade estética do projeto. O pára-choque traseiro, além da "curva em forma de u” para encaixar o estepe que está localizado na tampa do porta-malas, conta um espaço com piso antiderrapante. Na cor preto fosco, permite o apoio do pé e o acesso seguro ao seu interior. Lanternas traseiras, brake light, spoiler posicionado sobre o teto e refletores posicionados nas extremidades dos pára-choques complementam o arrojado design do veículo.

pajerotr474222_97621_34traseira_400

 

 

No interior

O Pajero TR4 Flex tem interior condizente com um SUV da sua categoria. Espaço, banco do motorista e volante de direção com regulagem de altura, tudo foi pensado para acomodar com conforto e segurança seus ocupantes. Direção assistida hidraulicamente, trio elétrico e, opcionalmente, bancos de couro com um novo padrão de acabamento são apenas alguns dos itens de conveniência.

O porta-malas tem 500 litros de volume até o teto e o encosto do banco traseiro, bi-partido, pode ser rebatido total ou parcialmente para aumentar o espaço para bagagens, chegando até 1455 litros. Ainda no porta-malas, uma tomada de força de 12V que facilita as necessidades do usuário.

O novo painel de instrumentos tem perfeito posicionamento e os mostradores têm grafia que permite excelente visualização. Hastes e botões de acionamento das funções de sinalização, conveniência e controle do veículo são ergonomicamente corretos. O ar-condicionado também conta com novos botões de acionamento. Na parte central do painel um mostrador adicional indica data, hora e temperatura externa.

Os painéis de portas abrigam vários nichos para objetos e espaços para copos e garrafas. O forro do teto foi idealizado de forma proporcionar uma aparência interior agradável e melhorar o isolamento térmico e acústico do veículo. O volante de direção com novo design tem excelente ergonomia, agradável ao toque e foi injetado em material que oferece segurança e conforto ao dirigir. Entre os itens de conveniência o Pajero TR4 Flex 2010 tem sistema de áudio Premium Double Din com MP3 e entrada para iPod, entrada USB localizada no porta-luvas e Bluetooth. O sistema Keyless com alarme integrado facilita travar e destravar as portas à distância.

 

Motor
O Novo Motor 2.0 Flex 16V HCR – High Compression Ratio (Alta Taxa de Compressão) tem comando de válvulas no cabeçote, 16 válvulas, e ficou mais potente na versão 2010 do Pajero TR4 Flex. Com taxa de compressão de 11:1 – obtida por meio de pistões com novo desenho – ele ficou melhor adequado ao uso do etanol, ao mesmo tempo que ganhou em desempenho. Outro benefício obtido com o motor HCR foi uma significativa redução dos níveis de consumo do veículo. Esse resultado, além de garantir maior economia para o usuário, se reverte em menores níveis de emissão de poluentes.
Quando abastecido com álcool desenvolve 140 cv de potência a 5.500 rpm. O torque também aumentou, melhorando a sua dirigibilidade no trânsito das cidades, nas retomadas de velocidade e nas situações mais difíceis do off-road: passou para 22 kgf.m a 4.500 rpm. Quando abastecido com gasolina esses valores passam para 135 cv a 5.500 rpm e 20 kgf.m a 2.250 rpm, respectivamente. Para garantir que a maior potência do motor seja transmitida para as rodas com segurança, as caixas de câmbio, tanto a manual quanto a automática, foram otimizadas no sentido de oferecer maior durabilidade.

Essa elevação nos dados de potência e torque garante ao Pajero TR4 Flex 2010 maior capacidade de superar obstáculos, e de enfrentar as condições mais adversas possíveis. Com o motor flex fuel o usuário também pode escolher entre economia no momento do abastecimento com álcool ou uma grande autonomia com gasolina. O tanque de combustível do Pajero TR4 Flex, produzido em polietileno de alta densidade, comporta 72 litros de combustível. Abastecido com gasolina e em velocidade constante de 100 km/h, o modelo equipado com câmbio manual pode rodar até 750 quilômetros. O Pajero TR4 foi o primeiro utilitário esportivo 4×4 com motor flex fuel do país.

pajerotr4_fabio_bustamante.1_400

 

 

Encarando todos os terrenos e desafios

Com o sistema Super Select 4WD-I ele tem a versatilidade de poder contar com quatro diferentes alternativas de tração: 4×2, ideal para rodar suave na cidade ou no campo; 4×4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência, como asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve); 4×4 com bloqueio de diferencial central assegura aderência e força em terrenos com lama ou areia e maior controle direcional em pistas de terra ou cascalho; e 4×4 com bloqueio de diferencial central e reduzida, praticamente dobrando o torque nas rodas, garante ainda mais força em terrenos muito lamacentos ou rampas escorregadias. Com exceção desta última, todas as outras opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento até 100 km/h.

Com Super Select 4WD-I o usuário pode contar com até 20 combinações de marcha à frente (quando equipado com transmissão manual de cinco marchas) e 16 combinações com transmissão automática de quatro marchas.

A vocação off-road do Pajero TR4 Flex é notada em características construtivas importantes. Com ângulos de entrada e de saída de 35 graus e capacidade de subida de rampa de 35º ou 70%, ele tem grande facilidade para abordar obstáculos íngremes e difíceis. Os 215 mm de altura livre do solo garantem ao modelo a possibilidade de transpor áreas alagadas com até 60 centímetros de profundidade. A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, e a traseira, multi-link com cinco braços. Os amortecedores têm stop hidráulico que garantem maior conforto nas irregularidades do piso. A manobrabilidade é excelente, o Pajero TR4 Flex tem raio de giro de apenas 5,2 metros.

Ele também é construído com a mais moderna tecnologia estrutural, utilizando chassi integrado ao monobloco. Essa técnica torna o carro mais leve e menos suscetível a torções e flexões de carroceria nas exigências off-road. Motor, transmissão e suspensão dianteira estão montados no sub-frame (chassi integrado ao monobloco) para aumentar a rigidez do conjunto aos impactos.

Segurança é item de série

Os freios, a disco nas quatro rodas ventilados na frente e sólidos atrás, possuem ABS (dispositivo antitravamento) e EBD (que controla eletronicamente a distribuição da força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, independente da carga do veículo). Também de série, a barra estabilizadora traseira garante maior estabilidade na suspensão, atenuando a inclinação lateral em curvas acentuadas. O modelo conta ainda com airbag duplo frontal (exceto na versão GLS).

O Pajero TR4 Flex 2010 pode ser encontrado nas concessionárias Mitsubishi a partir de outubro nas cores prata, preto, cinza, verde, branco, azul, vermelho rubi e vermelho mônaco.