ML 320 CDI

 

 

Mercedes-Benz ML 320 CDI

 


São Paulo – SP – Com tecnologia para obter a melhor combinação entre potência, torque e baixo ruído em um motor a diesel, a transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC, o sistema de tração nas quatro rodas 4ETS e o sistema de proteção PRE-SAFE(r), além de uma série de itens de segurança e comodidade, a Classe M está pronta para reafirmar sua posição de destaque no segmento SUV de Alto Luxo no mercado brasileiro
Desde que fez sua estréia no mercado brasileiro, em 1998, Classe M impôs-se no mercado brasileiro como o utilitário-esportivo Premium mais atraente e versátil. Em sua nova geração, que desembarcou no Brasil em 2007, a ML trouxe uma mescla de superfícies fortemente contornadas, com destaque no pára-brisa inclinado e no formato abaulado dos pára-lamas. O resultado permitiu um importante avanço na questão aerodinâmica, com Cd que caiu de 0,40 para 0,34. O conjunto propôs uma sensível mistura entre esportividade e robustez. À época, a Classe M estreou novas proporções de carroceria: 150 mm mais longa (4.780 mm), 71 mm mais larga (1.911 mm) e 5 mm mais baixa (agora 1.815 mm com trilhos de teto) que seu modelo antecessor. A distância entreeixos cresceu em 95 mm para 2.915 mm.

 

Mas é o novo motor movido a diesel V6, que celebra sua estréia no mercado brasileiro, que surge como grande atração desta versão. Ele oferece injeção common-rail de terceira geração, entregando 165 kW/ 224 cv e desenvolvendo torque máximo de 510 Nm/ 52 kgfm disponível a partir de 1.600 rpm. Apesar do vigor no desempenho, esse modelo diesel consome apenas 9,4 litros por 100 km, ou 10,6 km/l, no consumo combinado, tornando a nova Classe M um dos mais econômicos fora de estrada de sua classe.
A exclusiva transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC é equipamento de série da ML 320 CDI. O gerenciamento inteligente de marchas permite que a caixa faça um uso otimizado das reservas de potência do motor, mas também contribui decisivamente para a economia de combustível. A 7G-TRONIC é operada eletronicamente através de uma alavanca de marchas posicionada próxima ao volante, um novo sistema que a Mercedes-Benz denomina DIRECT SELECT. Botões adicionais de mudança de marcha no volante permitem ao motorista operar as sete marchas.


 
 
Pronto para terreno difícil: o pacote 4ETS

 

Com o pacote apresentado pela Classe M, pode-se dizer que os sistemas de tração de SUV´s saltaram para uma nova geração. O conjunto de tração permanente nas quatro rodas (4ETS) incorpora funções adicionais como DSR (Regulagem de Velocidade em Descidas Íngremes), Assistência de Arrancada e sistema ABS Off-Road.


     


Os engenheiros da Mercedes também redesenvolveram a suspensão dianteira e traseira da Classe M: a dianteira de duplo triângulo, feitos em alumínio, auxilia na redução de ruídos em altas velocidades, exatamente por manter a geometria bastante neutra. O novo eixo traseiro tem um sistema de suspensão de quatro pontos de fixação, o que possibilita um efeito muito semelhante ao da dianteira. Rodas de alumínio de liga leve e largos pneus 255/50 19 enfatizam o pedigree esportivo da nova Classe M.


    


Uma nova era em segurança: PRE-SAFE(r) faz sua estréia nesta classe de veículo

 

A Classe M Mercedes-Benz também exibe novos parâmetros em segurança para seu segmento. Seu sistema de proteção aos ocupantes é sublinhado por uma estrutura de carroceria com zonas de deformação nas extremidades dianteira e traseira, além de um pacote bem recheado de itens de série, como airbags de dois estágios para motorista e passageiro dianteiro, sidebags dianteiros e windowbags, bem como tensionadores de cintos e limitadores de força de cintos para todos os assentos. No caso de uma colisão na extremidade traseira, os protetores de cabeça reagentes a colisões NECK-PRO proporcionam proteção adicional para o motorista e passageiro dianteiro.
E isso não é tudo. Quando há situações críticas de direção, onde um acidente está na iminência de ocorrer, o sistema PRE-SAFE(r) prepara o carro e seus ocupantes para a colisão, agindo por antecipação para tensionar os cintos de segurança, reposicionando os bancos dianteiros (eletricamente ajustáveis) para uma posição mais favorável. Além disso, o aparato fecha o teto solar se houver o risco de capotamento. 
Para se "municiar" de dados que apontem o risco do acidente, o PRE-SAFE(r) está ligado ao sistema de freios antibloqueio (ABS), à Assistência de Frenagem e ao Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP(r)), cujos sensores identificam manobras de direção perigosas.
A nova Classe M também ostenta qualidade de longo prazo. A carroceria totalmente galvanizada recebe proteção extra de corrosão por meio de um revestimento especial em pontos específicos. Áreas estruturais sujeitas a altos esforços são vedadas em suas cavidades, e dobras são cobertas nas costuras. Grandes painéis da subestrutura eliminam a necessidade de vedação inferior com PVC convencional.

 

Parte da especificação normal para o off-road é um novo tipo de acabamento de pintura que emprega a nanotecnologia. Oferecendo maior resistência a riscos em comparação com acabamentos de pintura metálica ou não metálica, o revestimento claro de nanopartículas proporciona um brilho notavelmente aperfeiçoado.

 


  


Em nível com a classe luxo: maior conforto e mais espaço

 

O interior da nova Classe M também exibe uma típica qualidade Mercedes, graças a materiais de alta qualidade, características de toque e sensação mais agradável e espaço significativamente melhorado para todos os passageiros do veículo. Por exemplo, com 880 mm, a distância entre os assentos dianteiros e traseiros é 15 mm maior que o modelo antecessor, alcançando um nível mais familiar em sedans da classe luxo. O espaço de joelhos para os passageiros traseiros foi aumentado em 35 mm e a largura de cotovelos em 32 mm.

 

Até 2.050 litros de capacidade de carga

Os encostos dos bancos traseiros são rebatíveis e divididos em 60/40. Como os assentos podem ser removíveis, o efeito criado é o de uma superfície de carga nivelada de 2,10 metros de comprimento na traseira do veículo. A capacidade máxima é de 2.050 litros (método de medição VDA), bem maior que os concorrentes.
O comprovado sistema EASY-PACK torna a área do porta-malas da Classe M mais fácil de carregar e descarregar. Entre outras características, destaca-se a porta traseira operada eletricamente e um pacote projetado para o armazenamento de itens com segurança na área de carga.

 

A Classe M ainda possui o sistema de controle automático de climatização THERMOTRONIC, a assistência de estacionamento PARKTRONIC e o sistema de controle e exibição COMAND APS. Faróis bi-xenon com Sistema de Iluminação Ativa e função de iluminação de curvas otimizam a segurança de direção durante as horas de escuridão.

 


    


Uma história de sucesso que começou em 1997:
abrindo o caminho para os modernos SUVs

 

Com um conceito singular, a Classe M abriu as portas para o segmento SUV Premium em sua estréia, em 1997, angariando, desde então, uma série de prêmios internacionais. Um total de mais de 700 mil motoristas em todo o mundo tem optado pelo veículo da Mercedes-Benz, tornando-o um dos mais bem sucedidos modelos em sua classe. No Brasil, lançado em 1998, a Classe M registra cerca de 2 mil unidades vendidas desde sua chegada.