Nova Saveiro está renovada e com opção de cabine estendida
AUTOREVIEW.COM.BR
Recife- Porto de Galinhas -
A Volkswagen de olho em mais um filão promissor e em ascensão do mercado lançou , hoje a nova Saveiro ,inclusive com a novíssima versão estendida, opção que deverá atrair um maior número de consumidores, por sua versatilidade.
Totalmente renovada, com design atraente, excelente versatilidade e robustez, a nova integrante da linha Volkswagen é capaz de atender plenamente às exigências de uma aplicação comercial, bem como às expectativas de quem procura um veículo ideal para o lazer.
De acordo com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, com a Nova Saveiro a marca dá um passo extremamente importante para elevar sua participação no segmento das picapes compactas e fortalecer ainda mais o seu posicionamento no mercado: “Estamos certos de que vamos entregar aos consumidores a melhor e mais atraente picape dentro de seu segmento”.
A principal preocupação da Volkswagen foi atender às necessidades e desejos manifestados pelos consumidores em quatro clínicas realizadas antes e durante a execução do projeto. O resultado é um veículo acima de tudo prático e com aparência dinâmica, mantendo ao mesmo tempo a identidade da marca.
A Nova Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA-111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, componentes de eficiência já comprovada pelos clientes dos dois modelos. A picape está disponível em duas versões: Nova Saveiro 1.6, ideal para o consumidor que busca um veículo para o dia-a-dia e Nova Saveiro 1.6 Trooper, perfeita para o consumidor com perfil mais esportivo e que gosta de exclusividade. A primeira versão também pode ser equipada com o pacote Trend, que reúne uma série de opcionais voltados ao público que busca visual e itens diferenciados.
As duas versões têm distância entre-eixos 152 mm maior do que a do Gol e Voyage. Simultaneamente, as bitolas também cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. A ampliação dessas dimensões permitiu o aumento da capacidade de carga, maior estabilidade e ampliação do espaço interior. Essas características levaram ao desenvolvimento de um design inteiramente novo.
Tanto na versão estendida como na cabine simples, a carroceria da Nova Saveiro foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e passageiro um excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é a nova vigia traseira com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada, uma inovação inspirada nas modernas vans européias.
Muito importante para o desempenho e a economia, a aerodinâmica mereceu cuidados especiais, que envolveram estudos em ambiente virtual e em túnel de vento. A Nova Saveiro tem os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.
Entre muitas outras características inéditas no segmento, a Nova Saveiro conta com um inovador sistema de abertura da tampa da caçamba. Para reduzir o esforço e evitar acidentes, foi instalado um amortecedor que suaviza o movimento da tampa.
O estepe está colocado sob a carroceria, aumentando o espaço disponível na cabine. Ele só pode ser acessado quando a tampa da caçamba, que dispõe de chave em todas as versões, está aberta. A picape conta ainda com sensor de estacionamento no parachoque traseiro, outra novidade na categoria.
O desenvolvimento da Nova Saveiro demandou milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo largo emprego de simulação virtual (com utilização do novo Virtual Reality Center da Volkswagen, único na América Latina), ensaios destrutivos, testes de durabilidade e treinamento de pessoal. Os testes de rodagem, realizados em ruas e estradas e nas pistas de testes do Brasil e Alemanha, totalizaram nada menos que 1,3 milhão de quilômetros rodados.
As principais vantagens da Nova Saveiro:
• Menor balanço dianteiro (-26mm): melhor proporção do
veículo, melhor distribuição de carga
• Maior altura da abertura de porta (+32mm): melhor
acessibilidade
• Maior altura (+58mm): melhor proporção do veículo
• Maior espaço de altura de cabeça (+8mm): mais conforto para
motorista e passageiro
• Posição mais alta do ocupante (+ 28,8mm): melhor
percepção do ambiente externo, melhor dirigibilidade
e maior conforto no acesso ao interior do veículo
• Maior entre-eixos (+ 152mm): melhor distribuição de carga,
mais estabilidade e melhor desempenho
• Versão cabine estendida: mais conforto, maior espaço
interno, possibilidade de acomodação de carga na cabine
• Menor balanço traseiro (-84mm): melhor distribuição
de carga, melhor proporção do veículo e maior estabilidade
• Maior ângulo de rampa traseiro (+2,8º): mais mobilidade,
melhor condição de rodagem
• Maior bitola dianteira e traseira (+47mm e +108mm): maior
estabilidade, maior distância entre as caixas de rodas na
caçamba (maior volume de carga)
• Maior comprimento e altura de caçamba (+18mm e
+ 57mm): maior volume e melhor acomodação da carga
• Maior espaço de cotovelo (+10mm): maior conforto para
motorista e passageiro.
Galeria de fotos:
Saveiro T… (25/8/2009) |
Nova Save… (25/8/2009) |
Nova VW S… (26/8/2009) |
Nova VW S… (26/8/2009) |
Nova VW S… (26/8/2009) |
Nova VW S… (26/8/2009) |
Nova VW S… (26/8/2009) |
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Nova Saveiro 1.6 VHT Total Flex |
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Cabine Simples | Cabine Estendida | |||||||
MOTOR | 1.6 VHT | |||||||
Combustível | Gasolina (E22) | Álcool (E100) | Gasolina (E22) | Álcool (E100) | ||||
Cilindrada (cm³) | 1,598 | |||||||
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | 76,5 x 86,9 | |||||||
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro | 4 / em linha / 2 | |||||||
Posição | Transversal | |||||||
Potência máxima – kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585) | 74 (101) / 5.250 | 76 (104) / 5.250 | 74 (101) / 5.250 | 76 (104) / 5.250 | ||||
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585) | 151 (15,4) / 2.500 | 153 (15,6) / 2.500 | 151 (15,4) / 2.500 | 153 (15,6) / 2.500 | ||||
Taxa de compressão | 12,1:1 | |||||||
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 7.5.30. | |||||||
TRANSMISSÃO | ||||||||
Conjunto câmbio-diferencial | Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos | |||||||
Embreagem | Monodisco, acionamento hidráulico | |||||||
Rodas motrizes | Dianteiras | |||||||
Relações de marchas | 1ª – 3,769:1; 2ª – 2,095:1; 3ª – 1,281:1; 4ª – 0,927:1; 5ª – 0,740:1; ré – 3,182:1 | |||||||
Relação de diferencial | 4,188:1 | |||||||
SUSPENSÃO | ||||||||
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços triangulares tranversais, molas helicoidais, amortecedores | |||||||
pressurizados e barra estabilizadora de 20mm de diâmetro | ||||||||
Traseira | Interdependente, com braços longitudinais, molas | |||||||
helicoidais superprogressivas e amortecedores pressurizados. | ||||||||
DIREÇÃO | ||||||||
Sistema Pinhão e Cremalheira | ||||||||
(opcional: assistência hidráulica) | ||||||||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11.1 | |||||||
Relação de direção | 21,2:1 (direção sem assistência hidráulica) 15,8:1 (direção com assistência hidráulica) |
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Número de voltas entre batentes | 4 (direção sem assistência hidráulica) 3 (direção com assistência hidráulica) |
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FREIOS | ||||||||
Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo. ABS opcional. | ||||||||
Dianteiros | A disco ventilado, diâmetro de 256 mm. | |||||||
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