Nova linha Scania 2012

 

O editor viajou para Gramado – RS
a convite da Scania

Nova linha Scania 2012 e a chegada do V8 

autoreview 
Gramado – RS – A Scania, uma das mais tradicionais montadoras brasileiras de caminhões acaba de fazer o pré lançamento de sua linha 2012 com as novas versões do Opticruise, Retarder (esta é a terceira geração dos sistemas exclusivos da marca proporcionando aumento da eficiência e economia de combustível) e a super e novíssima linha de caminhões V8 que chega atendendo às normas ambientais de poluentes, o Proconve P7, com duas opções de potência, 560 e 620 hp, motores esses, de 16 litros e oito cilindros em V, importados da Suécia.

Opticruise – A caixa de câmbio automatizada da Scania, que tem a maior capacidade de entrada do mercado, com torque que varia de 2400Nm a 2800Nm, facilita a troca de marchas e corrigi eventuais desvios na condução. Ela chega com um software ainda mais inteligente e com menos componentes. O transportador ganha agilidade nas situações de risco com a inteligência do sistema, que é capaz de entender melhor o comportamento e a forma de dirigir do motorista, conseguindo antever algumas situações de risco e corrigi-las. Ele é baseado em uma caixa de câmbio normal que é agora automatizada, com ou sem pedal de embreagem, dependendo da operação em que o veículo será utilizado.
 

Funcionalidades
No Scania Opticruise todos os controles são integrados na alavanca à direita do volante, que também controla o Scania Retarder. O modo de operação normal é otimizado para maximizar a economia de combustível, usando baixos regimes de giro do motor e o torque máximo na medida do possível.
Pela função de kick-down, o motorista pode forçar a redução de marchas, caso seja necessário, e o modo de potência permite rotações mais altas, por exemplo, durante subidas.  Entre os recursos específicos estão o modo de manobra e o modo de desatolamento automático, que percebe quando as rodas motrizes estão perdendo a aderência e permite ao veículo balançar rapidamente de um lado para o outro para sair de um buraco.
“A Scania é pioneira na implementação de caixa automatizada em caminhões no Brasil e, nesta próxima Fenatran, vai apresentar ao mercado uma nova geração, com um software ainda mais inteligente, e uma versão mais potente do freio auxiliar, o Scania Retarder, somando este diferencial competitivo para os produtos da marca”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.
 
Retarder
O Scania Retarder vem com mudanças na maior capacidade de frenagem e em velocidades inferiores a 20km/h, isso foi possível graças ao aumento no torque máximo que passou de 3.000 Nm para 3.500 Nm, enquanto o torque de frenagem em baixos níveis de giro aumentou em 40%, resultando em uma melhoria notável em baixas velocidades na estrada, com menores tempos de desativação.
Linha V8
Os V8 da Scania chegam para brilhar. O fruto disso vem do design arrojado e as características de estilo que os distinguem dos outros caminhões da marca e também das marcas concorrentes, o que contribui de sobremaneira para que os transportadores construam uma imagem mais relevante de suas empresas.
Entre os detalhes exteriores podemos distinguir:
O grifo da Scania, potência e logotipo do V8 em acabamento cromado na frente e com frisos cromados ao redor das entradas de ar. A grade dianteira destacada em preto com padrão especial de malha e os faróis de xênon (opcionais) com molduras escuras.
No interior além do conforto da cabine, os Pedais de metal com estilo especial e blocos de borracha.o símbolo do V8 no painel, no limpador da soleira da porta, no controle remoto para fechamento centralizado (opcional), no instrumento central quando em marcha lenta. O volante é preto em couro com costuras em cinza claro (opcional). Os assentos são revestidos em couro preto com gomos e costuras em cinza claro e símbolo do V8 em alto relevo (opcional).
 
Motores V8
Os novos Scania com motores V8 ficaram famosos por sua economia de combustível em trabalhos mais pesados e, também, com cargas leves. Os motores são regulados para fornecer grande torque já na marcha lenta, para facilitar o arranque.  O torque máximo é produzido a partir de 1.000 r/min. O declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer 'potência extra' nas subidas – o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade.
 
Motores que atendem o Proconve P7
A nova linha 2012 da Scania chega com mais de três anos de experiência em toda a Europa, onde seus veículos já estão adaptados para o Euro 5, norma de emissão de gases na qual a legislação brasileira se baseou para criar as exigências do Proconve P7 que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012.
Sendo assim, no Brasil a montadora optou por utilizar o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), tecnologia já dominada pela montadora e utilizada por milhares de clientes da marca em todo o mundo. O Scania SCR se baseia na utilização do ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo), uma solução com 32% de uréia em água desmineralizada, que juntamente com catalisador, reduz drasticamente a emissão dos principais gases poluentes no meio ambiente. Com o sistema Scania SCR, os veículos contarão com novos componentes: um tanque de ureia (ARLA 32), um catalisador e um módulo eletrônico que fará todo o controle da operação.
O ARLA 32 é colocado em um tanque separado no chassi. Dependendo da aplicação, tanques de 50 ou 75 litros podem ser especificados, e a quantidade de ARLA 32 necessária para a conformidade com o Proconve P7 é de até 5% do combustível consumido.

“Com a introdução do sistema SCR em nossos produtos a partir do próximo ano, os transportadores brasileiros podem ficar tranquilos. Nós já dominamos esta tecnologia na Europa e testes rigorosos realizados aqui no Brasil apontam nos veículos Scania que atendem o Proconve P7 os mesmos benefícios já conhecidos por nossos clientes, como economia de combustível e produtividade”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.
Esta nova regulamentação foi aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente em outubro de 2008 e estabelecia a adoção do diesel S10 e S50, com 50 e dez partes por milhão de enxofre, no abastecimento de veículos pesados em todo o Brasil.