Palio Adventure Locker

O editor viajou para Pernambuco 
a convite da motadora


Novo Fiat Palio Weekend 2009



Porto de Galinhas – PE – A Fiat Automóveis resolveu mais uma vez inovar e, para lançar para a imprensa especializada, a nova gama de um dos seus modelos de maior sucesso, o Fiat Palio Weekend, não deixou por menos, montando um super evento.
Para começar, sob o comando do carnavalesco Paulo Barros e com a participação de centenas de bailarinos da Unidos do Viradouro, a Fiat criou um espetáculo que mostrava a renovação da vida. No início um ambiente árido onde a vida já não mais existe; eis que surge o sol depois a chuva que renova as esperanças com o brotar da vida. Uma rica vegetação surge com flores e cores. Logo chegam os pássaros, as borboletas e os animais. A natureza já está presente, esplendorosa levando a uma aventura e dessa aventura surge um novo carro, o novo Palio Weekend 2009 nas suas versões ELX, Treking e a top, Adventure Locker.
A Palio Weekend que desde o seu lançamento vem conquistando uma trajetória bem-sucedida com um mix de ousadia e inovação, traz agora novos elementos para continuar na frente. O novo design externo e interno – que a deixaram ainda mais bonita, moderna, confortável e robusta e a adoção de uma nova versão e de equipamentos inovadores. A versão Adventure é o destaque do lançamento, que novamente sai na frente, trazendo importantes novidades mecânicas.

Outra é a nova versão intermediária, a Trekking, que concilia um perfil robusto com excelente oferta de equipamentos e primoroso acabamento, tornando-a uma opção atraente para clientes que desejam os atributos de uma suspensão elevada, aliados a um visual mais arrojado por um preço mais acessível. E a versão ELX, tem no requinte (mas sem deixar de lado sua personalidade jovem) e na relação custo-benefício seus pontos fortes.   
Outra novidade, nas versões ELX e Trekking é o novo motor 1.4 Flex, superior em torque, potência e economia de combustível – este motor já equipa os modelos Fiat Punto e Novo Siena. 
A Fiat foi a pioneira no segmento “off-road light”, colocando no mercado brasileiro o campeoníssima Fiat Palio Adventure. Desde então, o modelo vem trilhando um percurso recheado de inovações e de sucessos e agora, com a reestilização incorpora o Adventure Locker, um componente que não é só inédito no segmento; a Fiat é a primeira fabricante de automóveis no mundo a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial, possibilitando ao veículo superar condições adversas de terreno com muito mais facilidade, incorporando, realmente, o espírito aventureiro que distingue e diferencia a linha Adventure. 



O Locker – nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat – foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies, o C510 Locker. Esse sistema proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, exemplos de subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento. 



Em condições de perda de aderência, o diferencial – que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos – faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo. Este dispositivo, deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade (aos 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando) e jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena. 
Outra modificação importante na versão Adventure Locker do novo Palio Weekend refere-se à suspensão. Ele recebeu amortecedores “Powershock” – tecnologia da Magneti Marelli Cofap -, que lhe conferem ainda mais segurança e conforto. 
A nova suspensão somada aos novos pneus de uso misto, 205/70 R15, leva o novo Palio Adventure Locker a ter uma altura livre do solo maior: 190 mm. O que significa um crescimento de 20 mm em relação ao modelo anterior. 



Visual totalmente novo,  mais bonito e mais moderno 

Força, dinamismo, modernidade, arrojo e muita harmonia foram as vertentes na criação das novas linhas do Palio Weekend. Ainda que imediatamente reconhecível como membro da família Palio, a station wagon ostenta uma personalidade própria e marcante – sobretudo na versão Adventure Locker. 
Tudo é novo na station wagon, com nova frente, laterais e traseira. Desde o capô, com novas formas e novo mecanismo de abertura, passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e possui abertura nas caixas de roda, até os novos pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto.

Na dianteira, chama atenção a largura e a robustez do novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas – a moldura das grades pode ser cromada ou negra, dependendo da versão. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e possuem sistema de iluminação polielíptico e com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure possuem canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série – a Adventure vem ainda com o de profundidade. 



Na traseira da nova Fiat Palio Weekend tudo é novo, a começar pela beleza do novo formato das lanternas, que se adaptam às formas da nova station wagon e oferecem excelente visualização. Além disso, os elementos horizontais aumentam a impressão de largura do modelo. 
Internamente, o novo Fiat Palio Weekend ganhou um novo porta-objetos na parte central inferior do painel, além de outro, tipo “copinho”, e traz ainda um porta-óculos. 
O quadro de instrumentos é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking vem com velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo no modelo. Na versão Adventure Locker da station wagon incorporou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio. Também há novos instrumentos com design exclusivo para a Adventure: bússola e inclinômetro longitudinal e transversal. 



Um detalhe funcional incorporado a toda a gama é o novo sistema de fixação do estepe. A modificação foi feita com o intuito de oferecer maior praticidade e segurança no armazenamento do pneu sobressalente.
Outros destaques são os sensores de estacionamentos colocados no pára-choque traseiro, que facilitam a execução de manobras ao avisarem o motorista, por meio de um sinal sonoro, da proximidade de obstáculos; o sensor crepuscular que automaticamente acende as luzes de posição e os faróis baixos sempre que o carro entrar em um local escuro, e as apaga quando ele sai; o sensor de chuva que também ativa automaticamente o limpador de pára-brisa que funciona sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva; o espelho eletrocrômico que amplia a comodidade de dirigir à noite, já que evita que o reflexo dos faróis de veículos que vêm atrás ofusquem o motorista.



Os novos Palio Weekend vem de fábrica com garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos para carroceria; podendo já serem vistos, testados e comprados nas revendas autorizadas Fiat de todo o país.