Peugeot 207

O editor viajou para Búzios – Rio de Janeiro
a convite da montadora


Nova linha Peugeot 207


Agora com as versões Sedã, Hatchback e Sw



Búzios – Rio de Janeiro - A famosa e cobiçada pelos turistas de todo o mundo, a cidade de Búzios foi o cenário escolhido pela Peugeot para apresentar a sua nova linha de veículos especialmente desenvolvida no Brasil para o consumidor brasileiro. É a chegada do 207 brasileiro, que  marca inaugura uma nova fase de expansão no país.
O Peugeot 207 brasileiro estará à disposição em três silhuetas de carroceria: 207 Hatchback (três
e cinco portas), 207 SW e o 207 Passion, inédito modelo da Marca que disputará o concorrido segmento dos sedãs compactos. “Essa nova linha permitirá à Peugeot mudar de dimensão no país, fortalecendo nossa posição comercial no principal segmento do mercado”, afirmou Laurent Tasté, presidente da Peugeot do Brasil. “Com o Peugeot 207 brasileiro, vamos oferecer um leque de produtos superior,completando a nossa gama, já que o 206 Hatch continuará sendo vendido como modelo de entrada da Marca”.

O 207 brasileiro será comercializado a partir de agosto na configuração Hatchback e SW, e o Passion chegará aos mais de 140 pontos de venda espalhados pelo território nacional em outubro. A expectativa da Marca é vender, nos últimos meses do ano, 30 mil unidades da linha 207 no Brasil.

“Graças ao 207 brasileiro, ainda este ano deveremos ultrapassar a barreira dos 100 mil carros vendidos no país. Já em 2009, com um ano completo de produção dos novos modelos, chegaremos aos 130 mil veículos”, apontou Laurent Tasté. Uma linha de veículos genuinamente brasileira Durante os 15 anos de operação no Brasil, a Peugeot reuniu todo o conhecimento adquirido com o consumidor brasileiro para desenvolver, junto à engenharia local, a nova linha de veículos. Sobre a plataforma do 206, um dos modelos de maior sucesso da empresa no mundo, e que é produzido no Brasil desde 2001, a Peugeot avançou na construção de um automóvel com estilo diferenciado e alto nível de qualidade. Para isso, 150 engenheiros e técnicos se debruçaram sobre o projeto da nova linha por três anos:

• Início em setembro de 2005: uma equipe franco-brasileira define o estilo dos modelos;

• De fevereiro a junho de 2006: atuação de uma equipe composta por 90% de brasileiros na concepção dos produtos;

• A partir de junho de 2006: desenvolvimento e industrialização do Peugeot 207 no Brasil por uma equipe brasileira.

 



A nova linha de veículos contabiliza ainda os seguintes números:

• 900 mil horas de trabalho;

• 250 peças novas;

• 1.000 peças modificadas;

• 80 fornecedores de peças novas ou modificadas;

• Integração local de aproximadamente 80%;

• 1,5 milhão de quilômetros percorridos em testes de rodagem.

Como resultado desse trabalho, que se manifesta em aspectos como o conforto interno e na condução dinâmica dos veículos, o baixo nível de ruídos e na ampla oferta de equipamentos, o Peugeot 207 brasileiro nasce com um padrão superior.



Estilo

Vigoroso, o estilo exterior dessa nova geração de carros se insere na tendência estilística das mais recentes criações da Marca, como o 307 e o 407. Marcado por linhas ora suaves e arredondadas, ora mais contundentes, o Peugeot 207 brasileiro detém um visual contemporâneo, desenvolvido em torno da inconfundível estética assinalada pela grande tomada de ar frontal, que toma quase a totalidade da dianteira.  A grade é entrecortada pela barra de impacto frontal, compondo um desenho que empresta ainda mais robustez ao carro. Outro traço característico do design diz respeito ao conjunto ótico. Alongado, ele invade a lateral do modelo, evidenciando o olhar felino próprio do 207. Entre os dois faróis, o emblema da Marca deixou a posição intermediária da dianteira para ocupar um lugar de destaque, bem no bico do capô, evidenciado pela moldura cromada da peça. A face dianteira também conduz a um capô que abriga pequenos recortes elípticos e aos páralamas salientes. As rodas ganharam desenhos dinâmicos, expressas no exemplar de 14 polegadas de alumínio com oito raios torneados (Kyalami) e na de 15 polegadas de dez raios estilizados (Interlagos), que contribuem para reforçar o dinamismo das silhuetas. Os traços dessa fisionomia são comuns à linha 207 brasileira, e algumas versões se diferenciam pela presença da grade cromada na entrada de ar e dos faróis de neblina.



Design contemporâneo em seu interior

O console apresenta uma longa ondulação, suave, de textura diferenciada e ainda mais agradável ao toque. Saídas de ar em moldura cromada também decoram a fachada central superior. Em cima do porta-luvas, um compartimento para guardar objetos, sempre ao alcance das mãos. Inspirado nos mostradores das motos, o painel de instrumentos do Peugeot 207 brasileiro tem um conjunto de três mostradores circulares, que lembram mecanismos de precisão. Todas as funções dos equipamentos são apresentadas de maneira clara e de fácil visualização ao condutor. Os acabamentos inferiores e superiores também utilizam texturas modernas. A parte inferior do painel de instrumentos, o porta-luvas, os painéis das portas, o console e as bases dos bancos têm uma textura inédita nos veículos da Marca. A Peugeot dispensou também uma especial atenção com os novos tecidos dos bancos. Nas diversas versões da linha, apresentam malhas com diferentes tonalidades. Dependendo da configuração, o modelo pode oferecer ainda bancos esportivos com sustentação diferenciada e revestimento em couro, como opcional para os topos de linha equipados com câmbio automático.



Um novo acerto na suspensão

O sistema foi retrabalhado de maneira particular na traseira, que é composta por um eixo rígido de grande diâmetro fixo na carroceria, onde são ligados os dois braços que suportam as rodas. Esse tipo de suspensão utiliza barras de torção e os amortecedores são montados de forma inclinada. Nesse estudo, o sistema ganhou uma nova curva de amortecimento, com evolução nos rolamentos de fixação dos braços da suspensão. Além de essa geometria resultar num conjunto bastante compacto, possibilitando a construção do piso do porta-malas perfeitamente plano e amplo por não influenciar no espaço do compartimento, proporciona às três carrocerias da nova linha o mesmo equilíbrio no comportamento dinâmico do 207 brasileiro.

Novas prestações de conforto

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do Peugeot 207 brasileiro diz respeito ao nível sonoro do habitáculo, alvo de um cuidadoso trabalho. Na própria estrutura, placas de isolamento acústico são coladas na altura dos pés, e o pára-brisa é fixado com um cordão de adesivo duplo. Mantas e espumas de isolamento são acrescentadas às junções das peças, que mantém encaixe justo, às passagens dos chicotes elétricos, em torno do grupo de climatização e nas portas. Forrações e espessos revestimentos isolantes aplicados sobre a separação entre o compartimento do motor e o habitáculo e debaixo dos tapetes permitem abafar esse tipo de ruído.  As portas são munidas de uma vedação complementar contra a poeira, isolando ainda mais o habitáculo, favorecido não apenas pela concepção do painel de instrumentos, que limita ruídos externos no interior, mas também por variadas soluções para isolar o som oriundo do motor e da rodagem.  A climatização do Peugeot 207 brasileiro também foi estudada. O habitáculo recebeu um isolamento térmico diferenciado e o sistema de climatização, que atua com um novo compressor, trabalha consumindo menos energia do motor com a mesma performance efetiva.

Câmbio tem novo comando por cabos

Privilegiando o prazer na condução dinâmica dos veículos, a Peugeot alterou o comando do câmbio mecânico de cinco marchas, que passa a ser acionado por cabos, e contrapesos suplementares para aumentar o conforto das passagens de marcha. O comando por cabos neutraliza as vibrações na alavanca, pois sua movimentação é silenciosa, contribuindo para o salto qualitativo do 207 brasileiro. As versões podem ser também equipadas com câmbio automático seqüencial de quatro marchas, cujo comando Tiptronic possibilita a escolha entre uma direção mais serena e confortável ou uma mais ativa, com troca manual de marchas.


A gama de motorizações

Dois propulsores diferentes equipam o 207 brasileiro. Em ambos o novo mapeamento do acelerador tornou a arrancada do veículo mais dinâmica.

1.4 Flex (1.360 cm3) – potência de até 82 cavalos quando abastecido com álcool e 80 cavalos quando abastecido a gasolina a 5.250 rpm, com um torque máximo de 12,85 mkgf a 3.250 rpm, obtido com qualquer um dos combustíveis.

1.6 Flex (1.587 cm3) – potência de até 113 cavalos com álcool e 110 cavalos com gasolina a 5.600 rpm, com um torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm com gasolina.



Uma preciosa segurança passiva

Aliado à rigorosa definição do sistema de suspensão e de frenagem, o 207 brasileiro possui uma estrutura concebida para dissipar ao máximo a energia em caso de choques. Os meios de retenção, como os cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos de ancoragem, munidos de pré-tensionadores pirotécnicos nos assentos dianteiros e os apoios de cabeça em todos os lugares podem ser completados por airbags frontais e laterais, disponíveis como equipamento opcional na versão topo de linha dos veículos equipados com câmbio automático.

Entre os diversos sistemas existentes no modelo para garantir a segurança de seus ocupantes estão uma barra de proteção em “T” no painel, que impede que o motor, na eventualidade de um choque frontal, se desloque em direção aos ocupantes. Há também barra de proteção lateral, bancos dianteiros com efeito antimergulho (impede que os passageiros sejam lançados para a parte inferior do painel de instrumentos em caso de impactos frontais) e, finalmente, no acionamento do airbag, o sistema corta a alimentação da bomba de combustível, acendendo a luz do habitáculo e destravando a porta. Durante uma frenagem intensa, as luzes de emergência acendem automaticamente para alertar do perigo os veículos que vêm atrás. Além do dispositivo anti-furto transponder comum a todas as versões, as portas são  automaticamente travadas assim que o carro atinge a velocidade de 10 km/h.


Ainda mais tecnologia disponível

Climatização automática com filtro de pólen, computador de bordo, retrovisores elétricos, limpador de pára-brisa automático, faróis de neblina e sensor para acendimento automático dos faróis são equipamentos amplamente propostos no 207 brasileiro. Revestimento em couro dos bancos, pintura metálica e sistema de som que reproduz arquivos de MP3 são propostos como equipamento opcional.



Variadas versões para diversos estilos

A nova linha 207 disponibiliza ao consumidor cinco versões de acabamento para as silhuetas Hatchback, SW e Sedã. Esteticamente, a configuração XR oferece itens como maçanetas das portas, frisos laterais e capas do retrovisor na cor da carroceria. Para o conforto do usuário, apresenta ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e trava elétrica nas portas e porta-malas. Acima dessa versão, a XR Sport agrega, entre outros itens, antena curta traseira, retrovisores  externos com regulagem elétrica, vidros elétricos traseiros e faróis de neblina dianteiros. Já a versão XS, equipada com motor 1.6 Flex, vai além na oferta de equipamentos. Ela conta com sensor de chuva para acionamento do limpador de pára-brisa, faróis com acendimento automático, computador de bordo e banco traseiro rebatível bipartido. Essa versão confere ainda uma dose de esportividade ao oferecer:

• tubo de escapamento cromado;

 

• tampa do tanque de combustível tipo aviação;

• grade da entrada de ar com pintura metalizada;

• frisos de proteção na cor da carroceria.


E um pacote de estilo interno que realça ainda mais a imagem dinâmica do modelo:

• pedaleiras em alumínio e textura preta antiderrapante;

• acabamento em alumínio para as soleiras das portas dianteiras;

• maçaneta do porta-luvas cromada;

• lingüetas cromadas dos aeradores;

• manopla de câmbio cromada com sanfona de couro;

• botão do freio de mão cromado;

• comandos internos cromados de abertura das portas;

• mostradores com molduras cromadas.

A versão XS Automático difere da anterior por ser equipada com câmbio automático seqüencial  e, a topo de linha, por apresentar a mesma transmissão com banco revestido em couro e airbags frontal e lateral como opcionais. Nova palheta de cores Doze cores compõem a gama disponível para o 207 brasileiro, com três novas tonalidades: Cinza Dolomites, Cinza Grafito e Azul Neysha (sob encomenda). Suaves e discretas, vibrantes e alegres, elas valorizam a elegância e a personalidade de cada silhueta da nova geração.