Uberlândia – MG – A linha 2009 da Chevrolet S10 chega ao mercado nacional e com bons motivos para comemorar. Líder há 13 anos no segmento de picapes médias do Brasil e a única da categoria equipada com motor bicombustível, a S10 passa por uma importante modernização estética e ganha novos equipamentos de série e acessórios originais, além de uma nova versão mais sofisticada, a Executive com cabine dupla e motor 2.4 Flexpower, e uma cabine simples 2.4 Flexpower, que será a picape mais acessível do segmento.
Em termos de design, as atualizações da linha 2009 da S10 acentuam a percepção de robustez, e a aplicação de novos acessórios originais – tais como um novo "santantônio" -, aumenta as proporções do veículo e garante um aspecto ainda mais moderno.
As alterações estilísticas também foram implementadas na linha 2009 do Blazer, utilitário-esportivo derivado da S10.
|
A marca Chevrolet incrementou o portifólio de versões da sua picape. Uma das novidades é a S10 Executive com motor 2.4 Flexpower e cabine dupla, equipada com todo o conteúdo do modelo topo de linha, estendendo o benefício desta motorização para clientes que exigem mais conforto e conveniência. Trata-se de um elo entre as versões 'flex' e diesel do modelo. Há ainda, também para a venda no varejo, a versão S10 Advantage com motor 2.4 Flexpower e cabine simples, que se torna a picape média mais acessível do País.
|
Em ambos os casos, a Chevrolet detectou que havia uma oportunidade de mercado. A S10 Advantage Flexpower cabine simples, por exemplo, passou a fazer parte da linha da picape depois do lançamento do modelo compacto Chevrolet Montana com a motorização 1.4 Econo.Flex, que abriu uma lacuna nas picapes de entrada na faixa de R$ 30.984,00 a R$ 57.269,00 exatamente onde passa a atuar este modelo, antes disponível apenas nos negócios de vendas diretas (frotista, governo, produtor rural e portador de necessidades especiais).
Portanto, agora a linha 2009 da S10 ficou assim dividida:
|
Chevrolet S10 Advantage
|
Motor 2.4 Flexpower, cabine simples ou dupla, e tração 4×2.
|
Chevrolet S10 Colina
|
Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine simples ou dupla, com trações 4×2 e 4×4.
|
Chevrolet S10 Tornado
|
Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine dupla, com trações 4×2 e 4×4.
|
Chevrolet S10 Executive
|
Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine dupla, trações 4×2 e 4×4; e, motor
|
2.4 Flexpower, tração 4×2.
|
|
Robustez e confiabilidade, receitas de sucesso da S10
|
Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, destaca a robustez e confiabilidade como algumas razões de seu sucesso no mercado nacional, além de ser a única picape do segmento equipada com motor bicombustível. "A Chevrolet S10 possui excelentes custo-benefício e valor de revenda, além de ter a maior rede de assistência técnica do segmento, atributos que são muito importantes para os consumidores deste tipo de veículo", acrescenta.
|
Por sua vez, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil, ressalta a variedade de tipos de clientes atendidos pela picape S10. "Desde o fazendeiro até o pequeno empresário do segmento de transporte, passando pelas pessoas que gostam de aventuras off-road, todos ficam satisfeitos quando optam pela S10. É, realmente, a picape mais completa do País", observa.
|
Com a linha 2009 da S10, a Chevrolet pretende aumentar seu volume de vendas no segmento para 3.000 unidades por mês, ampliando ainda mais sua vantagem frente à concorrência. A picape Chevrolet S10 registrou um crescimento de 19,8% nos emplacamentos em 2007, comparado com o período de 2006.
Foram 22.636 unidades emplacadas no ano passado, o equivalente a uma participação de 32,3%, ou 1/3 de todo o segmento.
A Chevrolet S10 é um case de extremo sucesso e coube a ela inaugurar, em 1995, com o lançamento da primeira versão do modelo, o segmento das picapes médias no País. Esse segmento teve uma expansão significativa, e a S10 o liderou de forma absoluta nestes últimos 13 anos. No período de 1995 a dezembro de 2007 foram emplacadas no País 275.634 unidades da picape S10, enquanto o Blazer, por sua vez, teve a contabilização de 94.245 unidades.
|
Mesmo estando sempre na liderança a S10 ganhou muitas inovações nos últimos anos. Em 2007, por exemplo, recebeu a tecnologia Flexpower, que permite ao consumidor a utilização de gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Ainda hoje é a única do segmento com esta tecnologia.
|
Segundo pesquisas, os consumidores compram picapes médias no Brasil pelos seguintes motivos: experiência anterior, aparência exterior, preço, conforto e estilo utilitário. "Apenas no quesito 'aparência' não há referência de destaque por parte dos entrevistados/clientes para a S10. Daí esta necessidade da atualização estética do modelo", observa Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil. "Além disso, a picape S10, diferentemente dos demais veículos do segmento, atende aos mais específicos e diversos anseios e necessidades do setor do agronegócio, que tem demonstrado um excepcional crescimento", acrescenta o executivo.
|
A modernização feita pela Chevrolet na linha 2009 da S10 destaca ainda mais a robustez do veículo. Isso fica à mostra com a nova grade que estampa a gravata dourada da Chevrolet e combina com o pára-choque na cor do veículo, tendo um aplique preto injetado ao centro.
|
Além disso, esta nova grade ganhou um aplique mais largo na parte superior, na cor do veículo ou cromado, conforme a versão.
|
A entrada de ar sobre o capô ganhou novas dimensões – ficou maior. Além disso, a S10 possui adesivos na coluna "A" e faixas laterais mais largas (na versão Executive). O acessório rack tubular sobre o teto agora é duplo e mais longo. Na traseira, as lanternas têm novas lentes e foi adicionado um aplique na cor preta. Outra novidade está nas rodas aro 16 polegadas, com a opção de dois novos desenhos para as versões em alumínio (liga-leve).
|
Internamente, há mais mudanças: o painel de instrumentos tem quatro novos mostradores, com fundo na cor azul. Também são novos o desenho do volante de direção (para as versões sem airbags) e os revestimentos dos painéis das portas e dos assentos. Para a versão Executive, com interior revestido em couro, foram adicionados novos apliques em madeira.
|
Outra mudança na linha 2009 Flexpower – apenas para as versões com cabine dupla – é o aumento da capacidade do tanque de combustível, que passou de 67 litros para 80 litros.
|
|
Motor Flexpower permite a liberdade de escolha
|
A linha S10/Blazer com motor 2.4 Flexpower tem potência superior se comparado a modelos a gasolina: quando abastecido com álcool, gera uma potência de 147 cv e quando utiliza a gasolina alcança 141 cv de potência. A taxa de compressão deste motor é 11,5:1, o que proporcionou um ganho de potência de 20% em relação ao motor similar a gasolina.
|
Tanto com gasolina quanto com álcool, a potência máxima se dá a 5.200 rotações por minuto. O torque máximo é de 21,9 kgfm (quilograma força metro) para gasolina e km/h em 12s8 (100% de gasolina) e 11s9 (100% de álcool).
Quanto ao consumo, a S10 Flexpower cabine simples faz 9,3 km/litro, na cidade, no uso da gasolina, de 12,4 km/l, na estrada, e de 10,7, na média combinada cidade/estrada. Já com o álcool os números são: 6,6 km/l (cidade), 8,6 km/l (estrada) e 7,5 (média combinada). |
Já a S10 Flexpower cabine dupla, abastecida com gasolina, faz 9,2 km/litro na cidade e 11,8 km/litro na estrada (média: 10,4 km/litro). Com álcool, a picape faz 6,3 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada (média: 7,2 km/litro). Em ambos os casos, este torque se dá na faixa de 2.800 rpm. Esta característica de torque máximo constante numa faixa ampla de rotação, cofere ao veículo excelente dirigibilidade, reduz a necessidade da troca costante de marchas, propiciando ao usuário maior conforto ao dirigir.
|
No que diz respeito ao desempenho, a S10 e o Blazer com a tecnologia Flexpower têm uma velocidade máxima de 150 km/h. No caso da picape cabine dupla a aceleração evoluiu e, quando se utiliza o álcool, ela vai de 0 a 100 km/h em 11s5, enquanto com a gasolina, em 12s8. Já no caso da cabine simples, a aceleração de 0 a 100 km/h chega a 11s1 com o álcool, enquanto com a gasolina, em 12s2. Já o Blazer acelera de 0 a 100.
|
O Blazer, por sua vez, registra consumo de 8,7 km/litro na cidade e 11,2 km/l na estrada, dando uma média de 9,9 km/litro, quando abastecido com gasolina. Com álcool, o utilitário-esportivo da Chevrolet faz 6,0 km/litro na cidade, 7,8 km/litro na estrada – média de 6,8 km/litro.
|
O motor 2.4 Flexpower conta com coletor de admissão feito em plástico, a fim de otimizar o fluxo de ar para a mistura na câmara de combustão. Ele também teve o desenvolvimento de uma galeria específica de injeção de combustível para o sistema de partida a frio "Cold Start Rail". Este coletor tem menor peso e propicia melhor desempenho do motor como um todo. Também, graças à melhor distribuição de gasolina, propicia partidas mais rápidas quando em temperaturas abaixo de 18 graus centígrados.
|
|
Economia e força com Motor Diesel Eletrônico
|
O motor 2.8 Turbo Diesel Eletrônico que equipa algumas versões da linha S10/Blazer é dotado de turbo e intercooler e conta com três válvulas por cilindro. Esta motorização desenvolve 140 cv de potência a 3.500 rpm e um torque de 34,7 kgfm a partir de 1.800 rpm a 2.400 rpm.
A picape S10 diesel cabine simples tem velocidade máxima de 171 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12s3 (tração 4×2) e 12s8 (tração 4×4). O consumo é de 12,4 km/litro na cidade, 15,5 km/litro na estrada e 13,8 km/litro de média.
|
|
Na versão com cabine dupla também a diesel, os números são outros: 173 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 12s7 km/h (tração 4×2) e 13s2 (tração 4×4). Quanto ao consumo, a S10 faz 12,2 km/litro no trânsito urbano, 15,1 km/litro no trânsito rodoviário e média combinada de 13,5 km/litro.
|
O Chevrolet Blazer diesel atinge a velocidade máxima de 173 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13s2 (trações 4×2 e 4×4). O utilitário-esportivo faz 12,2 km/litro na cidade, 15,1 km/litro na estrada e 13,5 km/litro na média combinada.
|
|
Um histórico de evolução
|
Desde 1995 a picape S10 foi marcada por constantes evoluções. Veja alguns pontos de destaque:
1995 – Lançamento da S10 – A primeira picape média nacional
1996 – Lançamento de versões V6 e cabine estendida
1998 – Lançamento das versões 4×4
1999 – Mudanças no visual (pára-choques/rodas e grade)
2000 – Novo motor MWM Turbo Intercooler
2001 – Chevrolet S10 Geração I; Novo motor 2.4 a gasolina; Versão Executive
2002 – Série especial Sertões; Série especial Rodeio
2004 – Série especial Sertões II
2006 – Chevrolet S10 Geração III; Novo motor Turbo Diesel Electrônico;
|
Séries especiais Advantage e Rodeio
2007 – Lançamento Chevrolet S10 Flexpower
2008 – Linha da S10/Blazer completa 500 mil unidades produzidas; mudanças externas e novas versões |
|