Teste Drive Ford Fusion Hybrid

Ford Fusion Hybrid 
Um carrão que consome igual carrinho
Dizem que a primeira impressão é a que fica e, com o Ford Fusion Hybrid não foi diferente! Nós aqui da editoria de veículos do Grupo JS já andamos em mais de uma dezena de híbridos ( que é o arranjo de um motor a gasolina em conjunto com um motor elétrico) mas, foi a primeira vez que realmente testamos um carro com estas características. A Ford apresentou o Ford Fusion Hybrid no Brasil com a certeza que por aqui, ele também seria sucesso pois, além de ser um modelo de última geração, econômico (já havia rodado 2 326,6 km nos EUA com apenas um tanque, de 66 litros) e com grande apelo ecológico, tem tudo para cair no gosto do brasileiro, custando por aqui, na versão mais completa, 133 mil reais. 

O carro que testamos já se impõe de longe com suas tradicionais linhas modernas, belas e que enchem os olhos. As diferenças começam já ao abrir das portas onde o motorista se depara com um painel onde  o velocímetro estrategicamente colocado ao centro com duas telas de 4,3 polegadas, uma de cada lado, se apresenta. Chave no contato e os monitores se configuram para um dos quatro modos a sua escolha. Um é o Inform (informar), que mostra o computador de bordo, a temperatura do motor, a posição do câmbio e os níveis da bateria e do tanque. O outro é o Enlighten (esclarecer), que acrescenta as mesmas informações anteriores mais o conta-giros e o consumo instantâneo. Depois vem o Engage (comprometer) que substitui o conta-giros por um quadro que mostra dois motores se interagindo e também, a atuação de um tipo de Kers (que ficou famoso na fórmula 1) que carrega a bateria do motor elétrico; é isso mesmo, enquanto você freia a bateria carrega; não tem nada de tomadas ou outras coisas par se fazer; é realmente inovador! Finalmente, o condutor visualisa o EcoGuide, que da os detalhes de como está sendo a sua condução, econômica, de um modo lúdico, com folhas que vão crescendo ou sumindo, ou analítico, com barras verticais. Aí, vem outra surpresa; quando se gira a chave o motorista não escuta aquele barulho tradicional do motor de arranque. Só uma luz-espia verde, indicando tudo ok, já podemos rodar. O câmbio é um e-CVT , excelente; basta acelerar e o motor elétricoentra em ação, silenciosamente. Aliás, por falar em silêncio o Fusion Hybrid vem com um super sistema de som Sony, Bluetooth e comando por voz, teto solar elétrico, o Sync, da Microsoft, com tela sensível ao toque, Blind Spot Monitoring e Cross Traffic Alert, um equipamento que ajuda a evitar choques em diversas situações. 

Fusion Hybrid- Dá um até logo aos postos 
O ponto forte deste Ford é o consumo na cidade; pelo menos por aqui, em terras de Belo Horizonte, deu o que falar. De acordo com nossas medições durante os testes, ele fez 13,5 km/l na cidade o que mostra a sua indiferença com os donos de postos de gasolina. Acreditem, ele gasta menos do que muito carrinho que anda por aí! E, se apelarmos para os “carrões de bacana” que aquela outra montadora está importando, é melhor nem pensar em medir; que diferença!  Já na estrada, a coisa muda um pouco e ele é menos econômico mas, mesmo assim, nada muito expressivo. Conseguiu fazer 11,8 km/l; o que no nosso entender é uma boa marca. Vale sim , optar pelo hibrido da Ford. Um fator importante nesta diferença entre o consumo cidade/estrada é o sistema de frenagem regenerativa, que também melhora o consumo, e está presente no arranca e para das metrópoles. Nas estradas com velocidades acima de 75 km/h, o motor a combustão entra em atividade praticamente sozinho, cabendo ao elétrico a marcha à ré e a arrancada inicial. 
Conclusão
O Fusion Hybrid é o carro certo que  oferece ao motorista a opção de gastar menos combustível, poluindo menos, agregando valores atuais de conservação do meio ambiente, sem abrir mão de design, glamour, espaço e conforto. Aprovamos e recomendamos. Já a disposição nas melhores concessionárias Ford espalhadas por todo o país. 
 

 

Ficha técnica
Motor: dianteiros, transversais, 4 cilindros (gasolina) e com ímãs permanentes (elétrico)
Cilindrada: 2 488 cm3
Diâmetro x curso: 89 x 100 mm
Taxa de compressão: 12,3:1
Potência: 193 cv com os dois motores
Torque: 41,7 mkgf
Câmbio: automático variável, tração dianteira
Carroceria: sedã, 4 portas, 5 lugares
Tanque: 66 litros
Suspensão dianteira: braços sobrepostos
Suspensão traseira: multilink
Freios: discos, com ABS
Direção: pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Pneus: 225/50 R17
Consumo urbano: 13,5 km por litro
Consumo rodoviário: 11,8 km por litro
0 a 100 km/h: 10,3
0 a 1000 m: 30,1
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 4,2
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 5,8
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 6,6
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 58,2 / 25,4 / 14,4