Campos do Jordão – SP - Um grandioso evento marcou a entrada definitiva do Grupo CAOA Montadora de Veículos – Hyundai, no hall de fabricantes de veículos que tem satisfação em apresentar seus veículos a imprensa especializada do Brasil. A “nata” do “coñecer” automotivo brasileiro disse presente a mostra que contou com os novos; i30, o sedã Elantra, os SUVs, SantaFe e Grand SantaFe e o ix35 Flex (agora fabricado no Brasil, na planta da CAOA em Anápolis.
O i30 chega com uma importante atualização, pois a partir de agora, passa a contar com um novo e mais moderno motor na tendência downsizing, um 1.8 MPI, com 150 cv e 18,2 kgfm de torque, mais potente e eficiente do que a versão 2.0 litros, anteriormente oferecida, que é otimizado pela transmissão automática A6GF1, compacta e leve, desenvolvida pela própria Hyundai. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.
A suspensão dianteira utiliza o sistema MacPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve. O Hyundai i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes. Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e ESP.
O sedã Elantra, chega ao mercado brasileiro com uma ampla atualização no design e 75 novos itens aperfeiçoados, mantendo o conforto e espaço interno que o tornaram um sucesso de vendas internacional. Ele é fabricado em Ulsan, na Coreia do Sul, com o motor NU 2.0 DOHC Flex, especialmente desenvolvido para o Brasil. Ele desenvolve 178 cv quando abastecido unicamente com álcool (E100) e 169 cv utilizando gasolina pura (E22). O torque máximo é, respectivamente de, 21,5 kgfm e 20 kgfm.
Os motores Nu da Hyundai têm bloco e cabeçote em alumínio e camisas dos cilindros em ferro fundido, com duplo comando de válvulas continuamente variável (D-CVVT) e coxins hidráulicos para otimizar o desempenho, eficiência e precisão que são reforçados pela transmissão automática Shiftronic, da Hyundai. A versão 2014 do Hyundai Elantra passou por grandes mudanças no seu design exterior. O estilo da dianteira e da traseira foi atualizado para criar um visual ainda mais estável e equilibrado. Na frente, um novo para-choque com ampla abertura de ar, a nova grade e os faróis principais deram ao carro um ar ainda mais dinâmico.
O desenho em L dos faróis de neblina cria uma sensação de maior estabilidade na dianteira e dá ao carro uma sensação de maior proximidade com a pista, ao mesmo tempo em que mantém a impressão de largura que atrai os olhares para as laterais. O design interior ainda mais refinado reforça o caráter diferenciado do Hyundai
Elantra 2014. Mudanças sutis no posicionamento das saídas de ar, nos controles e na altura do apoio de braços central dianteiro criaram uma impressão de alta qualidade, com visual ainda mais limpo. Um ambiente mais requintado foi obtido, em especial na opção de acabamento interno bege, oferecida apenas para carros na cor branca, além dos bancos em couro.
O novo Elantra 2014 no quesito segurança, vem de série com; seis airbags, sistema Vehicle Stability Management, Electronic Stability Control, controle de tração, freios ABS, EBD e Brake Assist além de cintos de segurança com pré-tensionadores.
O Elantra 2014 será vendido no Brasil em duas versões nas cores branca, prata e preta.
O utilitário-esportivo SantaFe, que desde o seu lançamento inicial desafiou as convenções, chega a sua terceira geração nas versões de cinco e sete lugares, mais econômica, bonita com uma relação de itens que irão agradar muito aos passageiros e motoristas. Ela chega com novas linhas externas que criam a impressão de uma movimentação irreprimível, (novo conceito de design chamado “Storm Edge”) com uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos e detalhes em LEDs, além de outros detalhes internos, como o teto solar panorâmico opcional, que permite maior iluminação natural e o acabamento superior dos comandos de abertura dos vidros. Equipamentos se destacam como o botão de partida com chave de proximidade e o Supervision Cluster com tela TFT LCD.
A nova Santa Fe é equipada com o novo motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT gera 270 cv a 6.400 rpm e torque de 32,4 Kgf.m a 5.300 rpm que oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e bomba de óleo variável. Dotado do sistema de admissão variável (VIS), a válvula VIS no tanque de compensação abre e fecha dependendo da rotação do motor e das condições de carga e, uma nova transmissão automática Hyundai de seis marchas com controle manual, com sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais.
No quesito segurança, a Nova Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC – Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC – Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC minimiza o recuo em rampas fortes, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.O design esguio da Nova Santa Fe, combinado com a expertise da Hyundai na área interna do carro, deram ao modelo uma imponente aparência e, simultaneamente, aumentou a funcionalidade e conveniência. A espaçosa cabine tem mais espaço para os ombros que a da geração anterior e que os competidores da mesma categoria. Todos os modelos trazem de série o sistema de gerenciamento de estabilidade VSM, ESC e MDPS. A Santa Fe vem equipada com uma série de airbags, incluindo cortinas laterais e um airbag para os joelhos do motorista.
Todas as versões da Santa Fe têm sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina. O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist com EBD.
O novo Hyundai Grand Santa Fe, utilitário esportivo de grande porte vem completar a linha de SUVs da marca, trazendo ao mesmo tempo todas as inovações da última geração do segmento em nível internacional. Diversos elementos do design foram desenvolvidos exclusivamente para ele, como destaque a grade dianteira com quatro barras horizontais e os grandes faróis de neblina também diferenciados.A visão lateral foi valorizada pelas grandes rodas de liga leve Euroflange, com 18 polegadas. Na traseira, são destaques as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento, posicionadas nas laterais. Já o interior, muito espaçoso, tem assentos dianteiros com ajustes elétricos e para a acomodação dos passageiros da segunda e terceira fileiras, um aumento considerável no espaço para as pernas, forração em couro de alta qualidade, rápida e fácil alteração da disposição destes assentos, que são rebatíveis total ou parcialmente na proporção 40:20:40.
O ar-condicionado com duas zonas garante conforto personalizado para os ocupantes; os passageiros da segunda fileira contam com saídas de ar especiais alojadas nas colunas laterais e os da terceira fila também podem controlar a ventilação. A Grand Santa Fe é equipada pelo consagrado motor V6 Lambda II de 3,3l, com bloco de alumínio, 270 cv de potência e torque de 32,4 kgfm, acoplado a transmissão automática de seis marchas desenvolvida pela própria Hyundai, com tração integral permanente, dotada do sistema Shiftronic que permite trocas manuais e do sistema Active Eco, que modifica os parâmetros de gerenciamento do motor e transmissão, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustível.
Nas curvas, o SUV conta também com o sistema Active Cornering, com controle de torque e frenagem vetorial. O condutor da Grand Santa Fe conta ainda com o novo sistema Driver Selectable Steering Mode da Hyundai, com três diferentes modos de operação – Comfort, Normal e Sport. A nova arquitetura da Grand Santa Fe aumentou a resistência à torção em 16%. A utilização de aços de alta resistência aumentou em cerca de 30% o controle de dissipação de energia em colisões. Os aços especiais também foram aplicados nos painéis exteriores das portas e 70% da estrutura exterior e do assoalho são de aço resistente à corrosão.
A Grand Santa Fe é equipada com sete airbags, entre eles protetores tipo cortina nas janelas laterais e um airbag para os joelhos do motorista, freios a disco nas quatro rodas e ABS com Brake Assist, que aplica automaticamente força total ao sistema quando uma situação de risco for detectada.
E finalmente o ix35 Flex, o quarto veículo fabricado na planta da CAOA Montadora de Veículos – Hyundai em Anápolis, no estado Goiás, sai da linha de montagem totalmente afinado com as prerrogativas do programa Inovar-Auto, trazendo as mesmas características e qualidades já presentes na versão importada. O modelo nacional ainda conta com um Kit Multimídia com Rádio FM/AM, CD Player, GPS, Bluetooth, Câmera de Ré, USB, MP3 e AUX.
Para que isso tudo fosse possível, com alto nível de qualidade, foram realizados vários aperfeiçoamentos na fábrica de Anápolis. O sistema de produção passou a contar com 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem, o que assegura alto nível de qualidade na montagem da carroceria, além de ganho de produtividade e modernização. A expectativa do Grupo CAOA é fabricar 24 mil unidades do ix35 Flex por ano.
O editor viajou para Campos do Jordão – Sp
a convite da montadora