Modelo que introduziu a marca no país, em 2009, agora chega totalmente reformulado no mercado brasileiro
Itu – SP – Depois de comercializar cerca de 10 mil unidades no Brasil, a chinesa Chery que até o ano que vem inaugura sua unidade fabril no interior de São Paulo, lança o novo modelo do seu Tiggo, que é montado no Uruguai e já está à venda em toda a rede de concessionárias Chery, ao preço sugerido de R$ 51.990, com diversas alterações que vão desde o visual, mais moderno e robusto, até o interior, com melhor ergonomia e um acabamento melhor.
Nessa nova geração, o exterior do Tiggo está totalmente renovado, incluindo alterações nos para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal, faróis, frisos laterais, lanternas, capa do estepe e brake light. O interior também foi reformulado, com novo painel, console central, volante, manopla de câmbio, bancos e revestimento. Entre as tecnologias de destaque estão as novas luzes diurnas com LED, display com bússola, altitude e pressão atmosférica no espelho retrovisor, sensor de ré com display de distância e controle de áudio no volante.
Ele chega equipado com um motor 2.0 16V ACTECO a gasolina, com transmissão manual de cinco velocidades, o que dá mais fôlego ao se dirigir. É um SUV com bom espaço interno, confortável e versátil.
“Para a Chery, o Brasil é um mercado prioritário e faz parte do nosso plano de expansão e investimentos trazer os últimos lançamentos do mundo para o mercado nacional. O Tiggo foi o primeiro carro da Chery no país e dar continuidade à linha, trazendo a segunda geração, mostra que a montadora veio realmente para ficar”, afirma Luis Curi, CEO e vice-presidente da Chery Brasil.
Ainda segundo Luiz Curi, o Tiggo “é o SUV que oferece a melhor relação custo-benefício do segmento, trazendo pacote completo de itens de fábrica, incluindo ar-condicionado, acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores, CD player com entrada USB e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem)”.
ROBUSTEZ COM ELEGÂNCIA
As mudanças no Novo Tiggo são notáveis, a começar pelo design mais moderno. Na dianteira, o capô ficou mais curto e o para-choque foi ampliado, fundindo-se à carroceria com linhas harmônicas e contornando o conjunto ótico. Os novos faróis, alongados e com iluminação mais eficiente, remetem a um diamante lapidado e trazem luzes diurnas de LED, tendência mundial em carros de luxo.
Para atribuir mais robustez ao modelo, sem deixar de lado a elegância, a carroceria recebeu componentes pretos alternados com cromados. A grade frontal ficou mais estreita, com detalhe prata ao redor do logo Chery, e a entrada de ar está mais ampla. As luzes auxiliares agora são arredondadas, também com molduras escuras, e as portas passaram a contar com frisos de proteção na cor do carro em toda sua extensão.
A traseira segue a mesma linha das demais alterações e mantém o conceito inovador. São inéditas as lanternas, com lente do tipo cristal e iluminação por LEDs, a capa do estepe, que ganhou uma parte preta e a inscrição “Chery”, e o brake light nas extremidades do para-choque, em formato retangular. Com aspecto mais dinâmico e esportivo, as rodas de liga leve aro 16” possuem sete raios e são calçadas com pneus 235/60R16.
ALTO DESEMPENHO E VERSATILIDADE
Segundo a montadora, o Novo Tiggo oferece excelente desempenho tanto na cidade quanto na estrada e ainda se mostra um veículo muito versátil e funcional. O modelo, com tração 4×2 dianteira, é equipado com motor 2.0 16V ACTECO, a gasolina, com potência de 138 cv a 5.750 rpm e torque de 18,2 kgfm a 4.300 rpm. Ainda segundo a montadora, ele acelera de 0 a 100 km/h em 15 segundos e atinge 170 km/h.
Para garantir estabilidade e segurança mesmo em pisos irregulares, além dos pneus 235/60R16, o SUV traz suspensão dianteira do Tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora; e traseira independente, do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Aliados, esses componentes proporcionam comportamento mais dinâmico e transmitem mais firmeza nas curvas, em relação à geração anterior do Tiggo, com perfil adequado ao gosto do consumidor brasileiro como constatamos durante o test drive realizado na pista do Kartódromo Schin de Itu.
Os freios são bons, sendo o conjunto composto por discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, auxiliados por ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
REQUINTE E CONFORTO
Seguindo a mesma linha inovadora adotada no design externo e mantendo o alto padrão dos componentes, o interior do Novo Tiggo apresenta diversas modificações. O painel é totalmente novo, assim como o console central, volante, manopla de câmbio, e os bancos, mais confortáveis, ergonômicos e com revestimento exclusivo. Em relação ao veículo comercializado na China, a cor do acabamento interno foi modificada para o Brasil, predominando o tom escuro (cinza e preto).
A posição de dirigir é agradável e o motorista conta com ótima visibilidade. Reforçando o aspecto refinado do Novo Tiggo, o painel tem detalhes na cor prata fosca e o volante passa a ser multifuncional, com comandos do sistema de som.
Outro diferencial do SUV é o display no espelho retrovisor que reproduz bússola, altitude e pressão atmosférica. Já no display do painel do carro, há o indicador de distância do sensor de ré. O pacote de conveniência e conforto ainda abrange abertura interna da tampa de combustível, ajuste elétrico de altura dos faróis, ajuste da coluna de direção, apoio de braço central com porta-objetos, ar-condicionado, CD player com entrada USB.
Com 4.390 mm de comprimento e 2.510 mm de entre-eixos, o Novo Tiggo possui espaço interno generoso e acomoda até cinco pessoas com conforto. O porta-malas tem fácil acesso, devido ao para-choque traseiro alinhado à carroceria, e tem capacidade para 435 litros – amplia para 494 litros, sem a cobertura de separação do compartimento.
Com relação à segurança, o Novo Tiggo foi submetido a diversos testes pelas autoridades europeias de homologação de veículos e atende aos requisitos do Regulamento ECE/Diretiva EEC, presentes nos certificados do modelo. Entre os itens de série, traz airbag para motorista e passageiro dianteiro, cintos de três pontos nas laterais do banco traseiro, encosto de cabeça para todos os ocupantes (incluindo central).
Até o final do ano, a Chery espera comercializar 3500 unidades do modelo. Para garantir a qualidade do atendimento ao cliente, a montadora providenciou estoque inicial de componentes para reposição, que já está disponível em seu Centro de Distribuição de Peças.
As cores disponíveis para o Novo Tiggo são Ink Black (preta), Nasdaq Silver (prata), Chery White (branca), Noble Red (vermelha) e Dark Iron Gray (cinza).